7 benefícios das ervilhas: previna a anemia e controle o seu peso

19 de setembro de 2013 7 minutos de leitura
Ervilha - Benefícios da Ervilha

Se você gosta de ervilha tanto quanto nós, não pode negar que elas são um vegetal muito útil para a vida cotidiana: são rápidas, fáceis de preparar e podem ser combinadas de mil maneiras, seja como prato principal ou como acompanhamento. 

Um dos principais benefícios das ervilhas é que elas são ricas em proteínas e fibras, fornecem carboidratos, vitaminas e não contêm gorduras saturadas, mas há muito mais! Continue lendo se quiser descobrir todos os benefícios e propriedades das ervilhas, você ficará surpreso.

Conheça mais a ervilha

Amiláceos, a ervilha é um dos mais antigos vegetais cultivados. As ervilhas são originadas na sub-Himalaia planícies do noroeste da Índia. Agora, essa leguminosa versátil é uma das principais culturas comerciais cultivadas em todas as regiões temperadas e semi tropical.

Botanicamente, a planta de ervilha é uma videira herbácea. Pertence à família das Fabaceae do gênero Pisum. Nome científico: Pisum sativum Alguns dos nomes comuns incluem ervilhas inglês, ervilhas, ervilhas de jardim, Pease, etc…

Ervilha tem um crescimento rápido e uma videira herbácea anual que requer a treliça para apoiar o crescimento. Ela floresce bem em locais bem drenados, solos arenosos suplementado com umidade adequada e as condições de clima frio. Curta perseguido vagens verdes aparecem durante o inverno ou primavera. A medida de cerca de 2-3 centímetros de comprimento, inchado ou comprimido, reto ou ligeiramente curvado vagens, cheio de uma única linha de 2-10 verde-luz coloridas, sementes comestíveis suaves.

Em geral, as vagens colhidas enquanto eles estão um pouco abaixo de atingir a maturidade, no momento em que suas sementes são verde, macio, doce e comestíveis como matéria-prima. Permitindo que as vagens para amadurecer ainda mais faria as sementes menos açucaradas e mudar de cor para a luz-verde para amarelo.

Gavinhas ervilha também são comestíveis. Eles são delicados, brotos principais concursos de plantas de ervilha jovens, com sabor parecido com ervilhas. Os tentáculos e arborizada-shoots são favorecidos na culinária, bem como em saladas.

Ervilhas ou ervilhas instantâneas de açúcar são espécies diferentes de ervilhas na qual toda a vagem verde imaturo, incluindo a sua casca exterior comido como um vegetal.

Benefícios da ervilha para saúde

Entre seus grandes benefícios, essa leguminosa, que é uma aliada da culinária, é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, como B2, B3 e B9, que ajudam a proteger o sistema nervoso. Além disso, também é rica em cálcio, ferro e fósforo, minerais que ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer os ossos.

Alta densidade nutricional

Se destaca os superpoderes nutricionais das ervilhas. Uma porção média de ervilhas de cerca de 150 gramas fornece 8 gramas de proteína, quase tanto quanto um ovo inteiro, embora de pior qualidade. Ela não tem colesterol e contém apenas um grama de gordura.

O consumo de ervilhas fornecerá ao seu corpo potássio e fósforo como minerais, além de vitaminas como tiamina, niacina, folato e vitamina C. O ácido fólico é especialmente recomendado durante os meses de gravidez. 

Aminoácidos como leucina, lisina, fenilalanina, arginina e alanina também contribuem para a dieta. As ervilhas são ricas em fibras, portanto, são ótimas para garantir um trânsito intestinal regular e uma digestão mais regular e equilibrada. As fibras também ajudam na digestão.

Além disso, o WebMD observa que as ervilhas contêm coumestrol, um nutriente que desempenha um papel na proteção contra o câncer de estômago. Um estudo realizado em 2009 na Cidade do México mostrou que a ingestão diária de ervilhas e outras legimosas reduz o risco de câncer de estômago em 50%.

Prevenção da anemia

A dieta desempenha um papel importante na prevenção da anemia, e as ervilhas são uma boa fonte de ferro. Esse mineral é o nutriente que o corpo usa para produzir glóbulos vermelhos saudáveis e portadores de oxigênio em quantidade suficiente. 

Se você não quiser ter uma deficiência de hemoglobina, coma ervilhas. O ferro ajuda a combater a fadiga e lhe dá força. Outras fontes vegetais de ferro incluem lentilhas, espinafre, gergelim, brócolis, tofu ou castanha de caju.

Fortaleça suas defesas

As ervilhas fornecem várias vitaminas, mas são particularmente notáveis por sua vitamina C, que é essencial para regular o metabolismo, absorver o ferro e manter um sistema imunológico saudável. 

Entre outras funções, a vitamina C ajuda a formar o colágeno, a proteína por trás de tecidos como pele, ossos, dentes e cartilagem. Ela ajuda a combater infecções, a combater a fadiga e a prevenir doenças. 

Com relação a esse último aspecto, as ervilhas e os brotos de ervilha contêm fitoalexinas, um antioxidante que pode inibir a H. Pylori, a bactéria que causa problemas estomacais e duodenais. 

Ótimo para sua pele

A vitamina C também protege sua pele dos danos causados pelos radicais livres, pela poluição ou pelos raios UV. Os antioxidantes presentes nas ervilhas, como flavonóides, catequina, epicatequina, carotenoides e alfa-caroteno, também ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento.

Cuide de seus olhos

As ervilhas são carregadas com os pigmentos carotenóides luteína e zeaxantina, que reduzem o risco de doenças oculares crônicas, como catarata e degeneração macular.  Além disso, esses nutrientes também atuam como filtros para a luz azul prejudicial, que contribui para a catarata e a degeneração macular.

Redução dos picos de açúcar no sangue (e outros benefícios para o coração)

A fibra insolúvel das ervilhas tem sido associada a um menor risco de doenças cardíacas e derrames. Ela também ajuda a estabilizar a glicose no sangue, evitando picos de açúcar no sangue e o surgimento de diabetes. 

Outra vantagem da leguminosa é sua capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL). Além de sua ação anti colesterol, elas reduzem a placa nas artérias e melhoram a circulação sanguínea.

Elas regulam seu peso

As ervilhas são ideais para a perda e o controle de peso porque têm pouquíssimas calorias e uma alta densidade de nutrientes. Elas também têm baixo teor de gordura e alto teor de proteína. Além disso, seu teor de fibras é ideal para regular a fome e saciá-lo, evitando a compulsão alimentar.

Processamento da ervilha

Você pode consumir as ervilhas orgânicas em uma grande variedade de pratos, desde saladas até cremes, mexidos e salteados. Devido à grande quantidade de nutrientes benéficos que contêm, as ervilhas são uma excelente opção para dietas de emagrecimento, vegetarianas ou infantis, já que são uma fonte rica em fibras.

As ervilhas oferecem carboidratos essenciais que proporcionam energia e possuem um baixo índice glicêmico. Isso ocorre porque o amido presente nelas está contido na celulose, uma fibra que não é digerida pelo organismo, retardando assim a absorção de açúcares e gorduras. Vamos dar uma olhada em alguns usos comuns das ervilhas orgânicas:

  • Na culinária, você pode encontrá-las frescas, congeladas, secas ou enlatadas. 
  • As ervilhas oferecem versatilidade em uma ampla gama de pratos nutritivos.
  • A farinha de ervilha orgânica é um ingrediente versátil que encontra aplicação em diversas receitas, desde sopas até doces.
  • Além disso, ela pode ser empregada para empanar alimentos ou espessar sopas e cremes.
  • As ervilhas também fazem parte de alguns cosméticos graças ao seu extrato rico em peptídeos que ajuda a preservar a pele contra agressões como o sol e o estresse e retarda o envelhecimento precoce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.