Endívia é um vegetal, que é comumente conhecido como escarola. Um vegetal rico e com o sabor levemente amargo.
Endívia é nativa da região Ásia Menor. O vegetal precisa de solos férteis bem drenados para florescer. Existem duas variedades principais existentes de cultivo da endívia: a crespa, que é “frisee, Cichorium endivia, var crispum’, com folhas estreitas, e a escarola lisa é “Cichorium endivia, var latifolia”, com folhas largas. Folhas da endívia tem a ponta das margens frisadas com hastes grossas, parecidas com o alface.
A endívia é um dos vegetais mais famosos no inverno Europeu. A parte que é utilizada na culinária tem a cor creme suave, com o formato de canoa medindo cerca de 10 a 12 centímetros. Botanicamente o vegetal é uma planta folhosa, herbácea e perene. Pertence da família: Asteraceae, do gênero Cichoriu. Sendo também relacionado com chicória, radicchio e endívia belga (endívias). Nome científico da Endívia: Cichorium endivia.
A endívia também muito conhecida pelos seus benefícios a saúde. Contendo nutrientes ricos como a vitamina C, vitamina A dentre outros listados abaixo.
Confira os 4 principais benefícios da Endívia para a nossa saúde.
1. A endívia é um vegetal folhoso com poucas calorias. 100 g de folhas frescas fornecem apenas 17 calorias, no entanto, que contribui com cerca de 8% da ingestão diária de “DRI” da fibra. Pesquisas atuais sugerem que o alto teor de fibra e inulina da endívia ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabetes e pacientes obesos.
2. O vegetal é uma fonte rica em vitamina A e beta-caroteno. Ambos são conhecidos por conter propriedades anti-oxidantes. Os carotenos convertem a vitamina A no organismo. Além disso, a vitamina A é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Sendo também essencial para saúde dos olhos e uma boa visão. Portanto, o consumo de vegetais naturais e verduras ricas em vitamina A, ajudam a proteger o pulmão e ajuda na prevenção de câncer na cavidade oral.
3. A endívia contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3). Essas vitaminas são essências para nosso corpo, ajudam na absorção de fontes externas na reposição necessária de gordura, proteínas, e do metabolismo de carboidratos.
4. Além disso, o vegetal é também uma boa fonte de minerais como manganês, cobre, ferro, e potássio. O manganês é usado como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. potássio é um importante eletrólito intracelular, que ajudam a combater os efeitos hipertensores de sódio.