Desodorante vegano: conheça as melhores receitas caseiras

22 de março de 2018 5 minutos de leitura
desodorante vegano

Se você gosta de pequenos trabalhos manuais e de soltar a imaginação, fazer um desodorante vegano é um momento de prazer. As receitas são simples e baratas. Além de usar elementos naturais e fáceis de encontrar, que vão te deixar perfumado e com uma pele ótima.

O desodorante caseiro protege de forma tão segura quanto o desodorante tradicional. Há várias fórmulas para ajudar você a encontrar aquela que funciona melhor e é mais confortável. Por isso, a seleção a seguir traz diferentes tipos de receitas para você escolher aquela que melhor se enquadra no seu perfil.

Conheça mais os desodorantes veganos

As axilas têm entre 25.000 e 50.000 glândulas sudoríparas, que são do tipo apócrino. A composição dessas glândulas atrai bactérias que são responsáveis pela formação de odor. Além disso, o suor apócrino pode causar manchas nas roupas.

Quando aplicamos um desodorante, ajudamos o desodorante a eliminar as bactérias na pele que causam a oxidação de aminas e ácidos graxos. Dessa forma, o odor que eles exalam é inibido. Esse produto de higiene pessoal deve ser aplicado nas axilas assim que você sair do chuveiro e quando a pele estiver completamente seca.

Os desodorantes comerciais contêm uma variedade de ingredientes duvidosos por serem derivados de petróleo, desreguladores endócrinos ou agentes antibióticos desnecessários. Um dos principais ingredientes, o sal de alumínio, não é bom para a pele, pois obstrui os poros.

Os produtos com certificação natural ou orgânica são muito mais recomendáveis, mas ainda mais os desodorantes que você mesmo pode fazer em casa com ingredientes encontrados na cozinha e no estoque de remédios naturais.

Benefícios dos desodorantes veganos

Cada vez mais pessoas estão preocupadas com a presença de produtos químicos em seus produtos de higiene diária. Usar desodorantes veganos com ingredientes orgânicos tem muitas vantagens. Por exemplo, alergias e irritações podem ser evitadas e as toxinas podem ser eliminadas de forma ideal. A razão para isso é a ausência de sais de alumínio, que aumentam a sensibilidade.

Além disso, esses produtos naturais de higiene pessoal não obstruem os poros e, na maioria dos casos, ao contrário dos desodorantes comerciais, não mancham as roupas. Outra vantagem é que eles são livres de testes em animais, veganos e ecologicamente corretos. Esses produtos não impedem a transpiração, mas combatem as bactérias causadoras de odores.

Confira as melhores receitas de desodorante vegano

Deseja fazer seu próprio desodorante vegano caseiro sem alumínio e outras substâncias nocivas à pele? Ótimo! A equipe da Forma Saudável separou algumas das melhores receitas, confira:  

Desodorante vegano com ação fungicida e bactericida.

O óleo de coco não só é muito bom para a pele, como também cuida dela e promove a cicatrização de pequenas feridas. Ele também evita o crescimento de bactérias que possam causar odores desagradáveis nas axilas quando estamos estressados ou fazendo exercícios.

Ingredientes:

  • 4 col de sopa de óleo de coco;
  • 2 col sopa de amido de milho – ou fécula de mandioca;
  • 1 col sopa de bicarbonato de sódio;
  • óleo essencial – se você quiser dar um aroma mais perfumado.

Modo de preparo:

  1. Com o óleo de coco líquido, misture o amido de milho e o bicarbonato de sódio;
  2. Adicione algumas gotas de óleo essencial e misture até ficar tudo homogêneo;
  3. Coloque tudo no recipiente (um potinho, por exemplo), onde irá guardar para usar o desodorante vegano no dia a dia;
  4. Espere endurecer ou coloque na geladeira para acelerar o processo.

Veja o vídeo com a receita do Blog Pimenta e Sal:

Leite de magnésia é ótima para um desodorante vegano

Na receita a seguir, o leite de magnésia é adicionado a ingredientes ativos naturais, como água e um óleo essencial. O leite de magnésia é um produto natural versátil que cuida especialmente da pele sensível das axilas e evita a inflamação.

Ingredientes para o desodorante roll on:

  • 40 ml de leite de Magnésia;
  • 1/2 colher de chá de talco ( opcional) apenas para da o cheiro.

Outra opção é utilizar o amido de milho no lugar do talco, os ingredientes ficam assim:

  • 40 ml de leite de Magnésia;
  • 1/2 colher de chá de amido de milho;
  • óleo essencial a gosto.

O modo de preparo é semelhante aos dos outros desodorantes feitos em casa.

Para o desodorante vegano em barra:

  • 20 ml de água mineral ou filtrada;
  • 30 ml de leite de magnésia;
  • algumas gotas de óleo essencial.

Assista o vídeo completo com o passo a passo para as duas versões do desodorante caseiro:

Aviso de segurança

Contudo, o desodorante caseiro geralmente tem um prazo de validade de 4 a 8 semanas. Se for adicionado um pouco de vitamina E durante o processamento, o prazo de validade pode ser estendido. Você pode obter vitamina E líquida em farmácias ou lojas de ingredientes cosméticos naturais.

Os óleos essenciais também podem fazer com que o desodorante caseiro dure mais. Por exemplo, use o óleo da árvore do chá ou o óleo de lavanda para evitar mofo e bolor. Se armazenados na geladeira, muitos produtos caseiros também podem durar mais.

Não há tanta variedade de aromas e eles tendem a ser mais caros. Mas uma solução para esse último ponto é fazer seu próprio desodorante natural caseiro e escolher os ingredientes que melhor atendam às suas necessidades e ao seu tipo de pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.