Champignon, uma rica delícia culinária que traz benefícios à saúde

5 de novembro de 2018 6 minutos de leitura

Antes de mais nada, você conhece todas as propriedades dos cogumelos champignon? Atualmente, o champignon é um dos cogumelos mais populares da dieta mediterrânea, além de ser um grande aliado da sua saúde. Eles melhoram as defesas, ajudam a prevenir certas doenças e podem ser consumidos de várias maneiras. 

Na cozinha, eles combinam com muitas preparações. Funcionam muito bem em omeletes, tortas salgadas ou como base para patês de vegetais, além de combinarem muito bem com saladas, molhos, em preparações simples (fritos ou grelhados) ou em preparações mais longas, como ensopados. Explicamos um pouco mais sobre os cogumelos e seus benefícios nas linhas a seguir.

Conheça mais o Champignon

Seu formato arredondado único, seu toque macio e seu sabor e cheiro intensos os tornam muito marcantes. Os cogumelos champignon são um dos mais populares nos países ocidentais e podem ser consumidos de várias maneiras, pois são encontrados nos supermercados durante todo o ano. Originário da Europa e da América, o cogumelo é fonte de vitaminas do grupo B e D, além de minerais como potássio, fósforo e ferro, entre outros. 

Além de ser um dos mais utilizados em nossa gastronomia, os cogumelos são um grande aliado para nossa saúde, pois previnem doenças como câncer, diabetes ou deterioração cognitiva, reduzem o colesterol, ajudam a melhorar nossas defesas e nos ajudam a perder peso. 

Benefícios à saúde  promovidos pelo champignon

Um alimento muito popular nas cozinhas de todo o mundo, talvez por facilidade em combinar com outros ingredientes para fazer um excelente prato ou um acompanhamento perfeito, e provavelmente por causa de seu sabor. Mas o cogumelo também é um dos alimentos mais recomendados pelos nutricionistas.

Portanto, descubra abaixo os principais benefícios do champignon para sua saúde.

Eles previnem o câncer

Os cogumelos contêm selênio e vitamina D, por isso são uma fonte de antioxidantes e, portanto, ajudam a reparar o DNA e evitam que ele sofra mutações, reduzindo também as chances de células malignas que eventualmente levam ao câncer e/ou tumores que afetam sua saúde.

Fortalecem o coração

São ricos em potássio, que ajudam a fortalecer o coração, melhorando a pressão arterial e reduzindo as chances de sofrer de doenças cardiovasculares.

Promovem o funcionamento adequado do sistema nervoso

Isso se deve ao conteúdo de vitamina B1 dos cogumelos. A vitamina B1, ou tiamina, está envolvida no metabolismo dos carboidratos para a geração de energia, desempenhando um papel indispensável no funcionamento do sistema nervoso e na sua saúde.

Mas a vitamina B1 também é uma grande aliada do bem estar devido ao seu efeito benéfico sobre o sistema nervoso e a atividade mental. Ela ajuda em casos de depressão, irritabilidade, perda de memória, perda de concentração e exaustão.

Criam uma sensação de saciedade e reduzem o apetite

Isso os torna ideais como complemento para a maioria das dietas de emagrecimento. Os cogumelos, graças ao fato de conterem dois tipos de fibras: beta-glucanas e quitina, proporcionam uma sensação de saciedade e uma redução do apetite em quem os consome, causando uma clara redução da ansiedade para comer e da sensação de fome sofrida pelas pessoas em uma dieta de emagrecimento.

Previne a queda e promove o crescimento dos cabelos

Em grande parte, a recomendação de comer cogumelos para evitar a queda e fortalecer o cabelo se deve ao conteúdo de vitaminas como a B1 já mencionada (o bom funcionamento do sistema nervoso, resultando em um cabelo melhor e mais abundante em muitos casos), mas também ao alto valor de minerais como zinco, selênio e cobre. 

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 22 kcal 1%
Carboidratos 3,26 g 2,5%
Proteína 2,18 g 4%
Gordura total 0,34 g 1%
Fibra dietética 1 g 3%
Vitaminas Valor nutricional Recomendação diária
Folatos 17 μg 4%
Niacina 3,607 mg 23%
Ácido pantotênico 1,497 mg 27%
Piridoxina (B-6) 0,104 mg 8%
Riboflavina 0,402 mg 31%
Tiamina 0,81 mg 7%
Vitamina A 0 UI 0%
Vitamina C 2,1 mg 3,5%
Vitamina D 7 UI mg 1%
Vitamina E 0 mg 0%
Vitamina K 0 μg 0%
Eletrólitos Valor nutricional Recomendação diária
Sódio 5 mg 0,5%
Potássio 318 mg 7%
Minerais Valor nutricional Recomendação diária
Cálcio 3 mg <1%
Cobre 0,318 mg 35%
Ferro 0,50 mg 6%
Magnésio 9 mg 2%
Manganês 0,047 mg <1%
Fósforo 86 mg 12%
Selênio 9,3 μg 17%
Zinco 0,52 mg 15%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento do cogumelo champignon

Atualmente, muitas variedades diferentes de cogumelos champignon são cultivadas, à primeira vista, escolha os cogumelos com aparência branca e duro, com uma tampa fechada e firmemente presa ao caule. Confira todo o processamento do cogumelo champignon:

Seleção e armazenamento

O champignon pode ser encontrado durante todo o ano nos supermercados. Selecione apenas o champignon de consistência firme, limpos e brilhantes. Evite aqueles com descoloração, pontos pretos, secos ou com manchas.

Não adquirida champignons úmidos, com superfície escorregadia, já que eles apresentam aroma e sabor inferior. Também encontrado nos supermercados em latas ou vidros de conserva.

Dê preferência aos produtos autênticos, de marca conhecida e com período de validade à mostra. Os cogumelos são altamente perecíveis. Quando armazenados apropriadamente, eles podem permanecer próprios para o consumo de 3 a 5 dias.

Armazene-os em embalagens de papel ou em papel toalha, onde eles poderão ser mantidos livres de umidade por até 3 dias. Em embalagens a vácuo, os champignons permanecerão próprios para o consumo por até 14 dias dentro da geladeira. Para aumentar sua vida na prateleira dos champignons, evite cortá-los em fatias.

Preparação e métodos culinários

Lave-os em água corrente por alguns segundos, imediatamente antes de utilizá-los. Escove os champignons suavemente com uma escova. Não descasque os champignons; a limpeza suave com uma escova é o suficiente.

Seque-os com um papel toalha ou pano macio. Muito utilizados inteiros, em cubos, em fatias, ou como você desejar prepará-los. Também podem ser utilizados crus, em saladas.

Aviso de segurança

Contudo, a intoxicação alimentar por champignon é muito rara.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.