Broto de bambu, uma iguaria do oriente que você precisa conhecer

21 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura
broto de bambu

Broto de bambu são erupções das plantas de bambu. Quando ainda jovens e macios, são comestíveis e uma iguaria sazonal da Ásia. China, Taiwan, Japão e outros países do Sudeste Asiático cultivam plantas de bambu para alimentação.

Você sabia que os brotos de bambu podem ser consumidos? Vamos falar sobre suas propriedades nutricionais e as formas mais comuns de consumo.

Conheça mais o broto do bambu

Talvez você nunca tenha ouvido falar deles, mas os brotos de bambu são comestíveis e altamente nutritivos. O bambu é uma planta nativa da Índia, embora também seja cultivado na América do Sul e em algumas partes do sul da África. Sua função é fornecer madeira para fins decorativos, mas também pode ser consumida.

Entretanto, deve-se observar que ele não é encontrado com frequência na maioria dos supermercados europeus. Muitas vezes você precisa ir a lojas especializadas. Até mesmo concentrados dos brotos da planta podem ser encontrados em centros de medicina tradicional.

Benefícios do broto de bambu

Agora que você já conhece o valor nutricional do broto de bambu, é hora de falar sobre suas propriedades. Sem dúvida, é um vegetal que pode trazer benefícios à saúde, desde que seja introduzido no contexto de uma dieta equilibrada e variada.

Ajuda a prevenir a constipação

O teor de fibras dos brotos de bambu é importante para prevenir problemas digestivos, como a constipação. Comprovado por uma pesquisa publicada na revista Nature Reviews. 

Por outro lado, vale ressaltar que a fibra é um elemento fundamental para alcançar uma boa densidade de bactérias que vivem no intestino. Ela é o substrato energético para esses micro-organismos.

Redução da pressão arterial

Os brotos de bambu são caracterizados pela presença de potássio. Esse mineral é capaz de neutralizar os efeitos do sódio em termos de controle da pressão arterial. Ele exerce uma ação hipotensora, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Hypertension.

Isso reduz o risco cardiovascular. O aumento da pressão arterial é uma condição que aumenta a incidência de patologias relacionadas ao coração. O sal piora a pressão arterial elevada. O potássio é um mineral que neutraliza o efeito do sódio, que está presente no sal. Dessa forma, ele protege a saúde cardiovascular.

Funcionam como antioxidantes

Além dos micronutrientes mencionados acima, o broto de bambu pode fornecer fitonutrientes, substâncias à base de plantas com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Muitos deles neutralizam a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo.

Processamento do broto de bambu

Você encontra os brotos de bambu em muitas formas diferentes de preparo. Confira nossas dicas e consumo a seguir.

Como escolher o broto de bambu

Os rebentos de bambu frescos são uma iguaria sazonal, sendo possível encontrar congelados e em compotas durante o ano todo em várias regiões do mundo. Escolha brotos firmes e pesados com uma ampla base. Evite as raízes macias e secas. Observe de perto a base do tiro se ele está ficando verde.

A descoloração esverdeada indica exposição à luz solar durante muito tempo, é excesso de idade e pode ser amargo no sabor. Em casa, consumo o bambu fresco logo após a colheita para saborear melhor seu sabor.

Preparação

Os brotos de bambu em bruto do mercado precisam estar processados ainda mais antes de adicioná-los ao cozimento.

Todo esse processo envolve duas etapas:

  1. Descascar as bainhas duras externas.
  2. Desintoxicar sua carne interna para remover compostos amargos.

Um método mais fácil para cascar o tiro de bambu é cortá-lo longitudinalmente em metades. Em seguida, descasque as folhas externas a partir da base e trabalhe em direção à sua ponta. Retire qualquer porção resistente na base.

Em seguida, dados o tiro para os tamanhos desejados. Mergulhe os cubos em uma tigela de água fria para evitar que se tornem castanhos. Tratar os cubos processados em água fervente desintoxica-os.

Os rebentos de bambu contém taxipilina, um glicosídeo cianogênico, removido antes de usá-los no cozimento. Ferva em uma tigela de água salgada descoberta por cerca de 20-25 minutos e remova a maioria desses glicósidos.

Descarte esta água e ferva novamente em água fresca por mais 5-10 minutos para garantir uma segurança total.

Aviso de segurança

Embora a maioria das pessoas possa se beneficiar da inclusão de brotos de bambu na dieta, os brotos de bambu têm várias contraindicações. Por exemplo, não introduza ele na dieta caso sofra com disbiose intestinal. A presença de fibras pode estimular o crescimento de bactérias patogênicas.

Deve-se observar também que algumas pessoas podem ser alérgicas a esses alimentos. Por esse motivo, é necessário verificar se o consumo do vegetal não gera reações autoimunes. Como regra geral, recomenda-se evitar o consumo durante a gravidez.

Além disso, aconselhamos perguntar ao especialista se está liberado incluir os brotos de bambu na dieta se você estiver sob algum tratamento farmacológico. Os medicamentos às vezes interagem com determinados fitonutrientes ou compostos presentes nas plantas, o que pode aumentar ou reduzir seus efeitos.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Cooperative Extension- Washington University. (em inglês).
  3. www.foodstandards.gov.au- Cyanogenic glycosides in cassava and Bamboo-A human Risk Assessment. (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.