Berinjela: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde
Você conhece todos os benefícios da berinjela? A berinjela tem muitas propriedades benéficas para a nossa saúde. Esse vegetal tem poucas calorias, graças ao seu alto teor de água, o que o torna um vegetal ideal para incluir em uma dieta de emagrecimento.
A berinjela é uma das jóias da culinária mediterrânea. Esse vegetal de verão ajuda a manter o colesterol e a oxidação celular sob controle. Ela também é leve e digestiva. Analisamos suas propriedades e benefícios para a saúde.
Conheça mais a berinjela
A planta da berinjela (Solanum melongena), que cresce bem em climas quentes, secos e ensolarados, pertence à família Solanaceae, como o tomate, o pimentão e a batata, e é parente do tabaco, como indica a presença de nicotina nas sementes (em doses totalmente inofensivas).
Do ponto de vista botânico, a berinjela é uma fruta que pode ser encontrada em formas, tamanhos e cores muito diferentes. Elas podem ser mais ou menos longas e grossas. São brancas, amarelas, verdes, listradas e até alaranjadas.
A origem da berinjela, que é colhida de junho a outubro, está no sudeste da Índia, onde é consumida há mais de 4.000 anos, e onde é conhecida como brinjal. De lá, ela se espalhou por toda a Ásia e, no século VI, aparece em um tratado chinês sobre agricultura.
Ao ver uma berinjela, sentimentos contraditórios foram despertados em diferentes lugares e épocas. Os romanos e os habitantes do centro e do norte da Europa resistiram a seus encantos durante séculos, devido à sua afinidade botânica com certas plantas tóxicas (henbane, mandrágora, beladona…).
Atualmente, a China é de longe o maior produtor mundial, com quase 20 milhões de toneladas por ano. Em seguida, vem a Índia, com metade, enquanto a Espanha produz cerca de 175.000 toneladas. Destaca-se a safra de Castilla-La Mancha, onde há uma denominação de origem para as “berinjelas Almagro”, que são de tamanho pequeno e formato redondo.
6 Benefícios do Vegetal de Berinjela para Saúde!
Além de proteger o fígado e fornecer antioxidantes, a berinjela é rica em fibras, o que ajuda a eliminar o colesterol de outros alimentos. Conheça seus principais benefícios para a saúde:
Protege o sistema cardiovascular
Os resultados desse estudo mostraram que a berinjela contém compostos cardioprotetores, a julgar por sua capacidade de aumentar a função ventricular esquerda e reduzir o tamanho do infarto do miocárdio e a apoptose dos cardiomiócitos.
Como esse vegetal é rico em potássio, ele ajuda a manter a frequência cardíaca estável. Ele também contém flavonóides. Eles podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo e estimular o aumento do colesterol bom. Vale ressaltar que ambas as propriedades são muito importantes para reduzir o risco de doenças cardíacas.
Combate os radicais livres
Por ter propriedades antioxidantes, a berinjela pode ser muito boa para combater os radicais livres. Esse vegetal ajuda a proteger as células, combatendo e retardando seu envelhecimento. Além disso, tem propriedades depurativas, o que pode ajudar a eliminar uma quantidade maior de toxinas.
Melhora a função cerebral
Os fitonutrientes que ele contém podem ser benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental. Eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, estimulando a boa memória e melhores habilidades analíticas.
Ajuda a perder peso
A berinjela contém uma boa quantidade de fibra solúvel, que ajuda a equilibrar o sistema digestivo. A maior quantidade de fibras está principalmente em sua casca. Além disso, ela tem poucas calorias e é composta principalmente de água. Assim, ele nos proporciona um efeito saciante que nos faz sentir mais cheios por mais tempo.
Previne a anemia
Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. Como este vegetal contém ferro, ele serve para prevenir e aliviar a anemia. Esse mineral também desempenha um papel importante no desenvolvimento das células vermelhas do sangue, pois ajuda a metabolizar as proteínas.
Melhora a visão
A casca da berinjela contém antocianina, um composto solúvel que pode contribuir para melhorar o sistema nervoso central. Portanto, é recomendada para manter a visão saudável e prevenir a catarata.
Processamento da berinjela
Para se beneficiar de todas as propriedades da berinjela, é necessário prepará-la adequadamente.
Dicas de consumo
Ademais, as formas mais saudáveis e digestivas de consumi-la são assadas inteiramente no forno, grelhadas e depois levemente temperadas ou transformadas em patês vegetais.
Serve frito também, embora seja menos aconselhável. Tome algumas precauções para que a polpa não absorva muita gordura, o que multiplica a ingestão de calorias e a torna mais indigesta (às 15 calorias de 100 gramas cruas podem se transformar em 300).
Para obter uma polpa mais densa que absorva menos óleo, é necessário salgá-la antes do cozimento. Dessa forma, as moléculas de sódio atraem a água para o exterior e extraem a umidade da carne.
No Oriente, a berinjela é mais comumente assada do que frita. Quando cozida, ela desenvolve um aroma terroso e uma textura macia, semelhante à carne, apreciada em receitas tradicionais do Oriente Médio e do sul da Europa, como diversos purês de berinjela (como babaganush ou mutabal), pasta alla norma (Sicília), melanzane parmigiana (Nápoles), moussaka (Grécia) ou imam bayaldi (Turquia). O termo “imam bayaldi” significa literalmente “monge desmaiado” e descreve berinjelas recheadas simples, que são generosamente mergulhadas em azeite de oliva.
A berinjela causa problemas nos rins tbm ^^
A berinjela causa problemas nos rins tbm ^^