A abóbora d’água ou cabaça de garrafa é um dos principais vegetais culinários em muitas regiões tropicais e temperadas em todo o mundo.
Ela é a queridinha de programas de emagrecimento. Isso porque, além de saborosa, ela nutre e tem poucas calorias.
Alguns dos outros nomes da abóbora d’água são porongo, purunga e calabaça dentre outros populares.
Por que a abóbora d’água é a queridinha de programas de emagrecimento?
- Baixa caloria
A cabaça de garrafa é um dos vegetais de mais baixa caloria. Cada 100g contém cerca de 14KCal. - Ótimo nutriente para grávidas
Quando fresca, a calabaça tem pequenas quantidades de folatos. Essa substância ajuda a reduzir a incidência de defeitos no tubo neural nos recém nascidos nos primeiros meses de gravidez. - Fonte de Vitamina C
A abóbora d’água é uma fonte modesta de vitamina C, que é um dos ntioxidantes naturais poderosos que ajudam o corpo humano a eliminar os radicais livres nocivos, que rotularam como uma das razões para o desenvolvimento do câncer. - Facilita a digestão e alivia gases
Esse legume ajuda a aliviar os problemas de indigestão e constipação. Isso porque ele facilita a fácil digestão e o movimento dos alimentos através do intestino até que seja excretado do corpo. - Fornece vitaminas do Complexo B, Ferro e minerais
Essa também é uma fonte modesta de tiamina, niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio, manganês e magnésio.
Curiosidades
As folhas da abóbora d’água são macias e os tendões também são comestíveis e, de fato, possuem maiores concentrações de vitaminas e minerais do que suas frutas.
Esse vegetal também é utilizado para fazer cuias.
A abóbora d’água é um dos vegetais mais comuns em uso contínuo desde a Antiguidade.
Dicas de consumo
Você pode consumir a abóbora d’água in natura, mas também em uma variedade de ensopados, curry, receitas doces em todo o mundo.
Na Índia, onde é popularmente conhecida como lauuki, ela é empregada na preparação de sabzi, sambar, chutney, sopa, raita, etc.
O suco de calabacinha é uma bebida favorita para os indianos, que conhecem seu benefícios para a saúde.
Na África, onde se pensa ser a origem, a calabaza é usada em ensopados com carne, aves e frutos do mar.
CUIDADO COM ENVENENAMENTO
Algumas cabaças de garrafa desenvolvem cucurbitacinas de ocorrência natural em quantidades excessivas sob adversidades ambientais e podem acumular compostos tóxicos de terpenoides , como a cucurbitacina B, D, G, H etc.
O envenenamento por caldo de garrafa é uma condição que ocorre quando uma abóbora d’água amarga (tóxica) é consumida diretamente ou na forma de suco.
Incidentes de doenças graves e óbitos foram relatados na Índia após o consumo de suco de calabacuzi amargo para os supostos benefícios para a saúde.
Os sintomas podem incluir vômitos, dor de estômago, diarréia e podem ocorrer em poucos minutos da ingestão de suco venenoso que pode seguir uma doença grave, como sangramento do intestino, choque e morte.
ICMR (Conselho Indiano de Pesquisa Médica) recomenda as seguintes diretrizes sobre o consumo de caldo de garrafa ao público:
1. Um pequeno pedaço de abóbora d’água deve ser provado antes de extrair o suco de frutas inteiras para garantir que não seja amargo. Se estiver amargo, então o vegetal inteiro deve ser descartado.
2. O suco amargo de abóbora d’água não deve ser consumido.
3. O suco de abóbora d’água não deve ser misturado com nenhum outro suco.
4. No caso de desconforto após o consumo (náuseas, vômitos, diarréia ou qualquer sensação de desconforto), a pessoa deve ser imediatamente levada ao hospital mais próximo.
Fontes
Wikipedia – Lagenaria Siceraria
Plants for a future-Lagenaria siceraria. (em inglês)
USDA National Nutrient Database. (em inglês)