Meditação faz bem para o corpo e para a alma, por isso é ótima a veganos

19 de março de 2018 6 minutos de leitura
Meditação

Os benefícios da meditação e da atenção plena para a saúde são conhecidos há séculos por fortalecer a mente, melhorar a concentração e curar o corpo. Além disso, nos últimos anos, a popularidade da meditação e da atenção plena tem crescido à medida que muitos procuram reduzir seus níveis de estresse.

Se você estiver interessado em iniciar uma rotina de meditação, continue lendo para saber mais sobre meditação e as melhores maneiras de começar.

Conheça mais a meditação e sua relação com o veganismo

Uma vida que valoriza outras vidas, sem explorar animais, respeitando a natureza tem parte do caminho já percorrido que facilita a prática da meditação. Prestar atenção é a chave, não lutar contra pensamentos, mas deixá-los fluir naturalmente, sentindo seu corpo e sua relação com o universo.

Assim como a meditação, o veganismo é uma resposta a um chamado interno de melhorar a si mesmo. Ser vegano não é ser especial ou melhor que ninguém, mas, é buscar pequenas revoluções no respeito ao próximo, reconhecendo os animais como seres de direito.

Benefícios da meditação para veganos

De acordo com a ciência, a meditação como prática diária por longos períodos de tempo parece ter vários benefícios para quem a pratica, incluindo os seguintes:

Equilíbrio

Quando aprendemos a esvaziar a mente, deixamos de lado as preocupações do dia a dia e evitamos nos tornarmos ansiosos. Focar a mente, viver o aqui e o agora é se conectar com o campo de pura energia, consciência e inteligência. 

Essa conquista pode demorar anos e levar segundos, mas quando se adquire com prática, pode se alcançar com mais facilidade e durar mais tempo. Encontrar a essência da vida, estar centrado no que somos e na nossa missão nos torna mais completos.

Melhorar a saúde emocional e traz a felicidade

A meditação pode ajudar a melhorar nossa auto imagem e nos dar uma visão mais positiva da vida. O estresse causa mudanças acentuadas na liberação de várias citocinas (também chamadas de citocinas), que são proteínas moduladoras, que podem levar à depressão. De acordo com vários estudos, a meditação pode reduzir a depressão ao diminuir a quantidade de citocinas liberadas.

Algumas formas de meditação podem gerar mudanças significativas em nosso pensamento, melhorando os sintomas da depressão e aumentando o otimismo e, portanto, também contribuem para o aumento da felicidade. Esses benefícios da meditação podem ser mantidos a longo prazo por meio da prática contínua.

Aumento da autoconsciência

Por meio da meditação, podemos desenvolver uma compreensão mais profunda de nós mesmos, ajudando-nos a alcançar uma versão melhor de nós mesmos. Além disso, quanto mais praticarmos ela, mais fácil será gerar soluções criativas para nossos problemas.

Um exemplo disso é a meditação de autoinvestigação, que tem como objetivo nos ajudar a alcançar exatamente isso, uma maior compreensão de nós mesmos e também de como nos relacionamos com os seres ao nosso redor. A partir dessa autoconsciência aprimorada, podemos promover outras mudanças positivas.

O objetivo de algumas formas de meditação é reconhecer pensamentos que possam ser prejudiciais ou autodestrutivos. À medida que nos tornamos mais conscientes de nossos próprios hábitos de pensamento, podemos controlá-los e conduzi-los a reflexões mais construtivas.

Desenvolvimento da inteligência emocional e da empatia

Outro benefício da meditação é que ela também pode aumentar a existência de sentimentos e ações positivas em relação a nós mesmos e aos outros.

Metta, ou meditação do amor benevolente, baseia-se no incentivo ao desenvolvimento de pensamentos e sentimentos gentis em relação a nós mesmos. A partir dessa prática, as pessoas começam a aplicar essa bondade aos outros, começando com seus entes queridos, depois com os conhecidos e, por fim, com os inimigos.

Os sentimentos positivos obtidos por meio da Metta podem ajudar a melhorar a ansiedade social, diminuir as brigas conjugais e ajudar a controlar a raiva. A positividade, a empatia e a bondade para com os outros também podem ser mantidas ao longo do tempo com a prática contínua da meditação Metta.

Melhoria da memória

Melhorar a atenção e a clareza de pensamento pode ajudar a manter a mente jovem. A meditação Kirtan Kriya combina um mantra com um movimento repetitivo dos dedos que busca concentrar os pensamentos. Esse método ajuda a melhorar a capacidade do praticante de aumentar a atenção, o estado de alerta mental e a memória.

Esse tipo de meditação combate a perda de memória normal relacionada à idade e ajuda a melhorar parcialmente a memória em pacientes com sintomas iniciais de demência.

Cinco princípios básicos para começar a praticar meditação

Há muitas maneiras de praticar a meditação para veganos, mas todas elas têm princípios básicos de atenção plena que o ajudarão a começar. Esses princípios são:

  1. Para começar, encontre um lugar tranquilo para praticar a atenção plena, sem distrações. Com o tempo e a experiência em atenção plena, você poderá praticar em qualquer lugar, até mesmo durante as refeições.
  2. Mantenha sua respiração relaxada, profunda e uniforme. Isso o ajudará a expandir os pulmões para receber mais oxigênio e respirar com mais eficiência.
  3. Concentre sua atenção no que está fazendo. Esse é um dos elementos mais importantes da meditação da atenção plena. Ele pode ajudá-lo a controlar a ansiedade e até mesmo a escolher uma dieta mais equilibrada.
  4. Mantenha uma boa postura durante a meditação. A melhor maneira é com as costas retas para evitar tensão muscular. Dessa forma, você pode aproveitar ao máximo os benefícios da meditação, como apreciar a comida com todos os seus sentidos.
  5. Faça a meditação com uma atitude aberta. Isso permite que você aceite seus pensamentos e o ambiente ao seu redor sem julgamentos. Você também aprende a ouvir o seu corpo: se ele se sente bem ou estressado, se está com fome ou ansioso.

A meditação para veganos é um método que o ajuda a promover seu bem-estar e a cuidar de sua saúde. Por meio dela, você obtém benefícios em sua dieta, como evitar comer por impulso e comer de forma mais equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.