Quer perder peso? Descubra o poder da abóbora d’água

25 de janeiro de 2018 5 minutos de leitura
abóbora d'água

A abóbora d’água ou cabaça de garrafa é um dos principais vegetais culinários em muitas regiões tropicais e temperadas em todo o mundo. Alguns dos outros nomes da abóbora d’água são porongo, purunga e calabaça dentre outros populares.

Ela é a queridinha de programas de emagrecimento. Isso porque, além de saborosa, ela nutre e tem poucas calorias. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre essa planta.

Conheça mais a abóbora d’água

Antes de mais nada, considerada um dos elementos mais simbólicos do Caminho de Santiago, a abóbora d’água esconde uma maravilhosa história lendária. Os peregrinos iniciaram sua peregrinação ao lado dela em suas bengalas. A Lagenaria Siceraria, a espécie que dá nome a esse tipo de abóbora. Ela faz parte da vestimenta dos peregrinos desde a Idade Média e séculos posteriores. 

Era usada como um cantil para armazenar água ou vinho, para hidratação durante a peregrinação. Em algumas ocasiões, também era usada para armazenar líquidos com propriedades medicinais. O uso da abóbora d’água é anterior à história do Caminho de Santiago, usado inicialmente pela população africana, que mais tarde se espalhou pela América e pela Europa.

Por que a abóbora d’água é a queridinha dos programas de emagrecimento?

A polpa fibrosa, juntamente com as sementes, têm efeitos laxantes e eméticos altamente valorizados. A pele macia e sua decocção atuam como diuréticos. Quando fervida, atua como um digestivo que ajuda a tratar a indigestão e a azia.

Um extrato é preparado a partir das flores e tem propriedades levemente antibióticas, na China, esse extrato é usado para tratar a diabetes mellitus. Use o óleo das sementes como vermífugo (para tratar parasitas intestinais) e tipicamente para o alívio de problemas de pele, como eczema e bolhas. A seguir, confira os principais benefícios dessa planta.

Baixa caloria

A cabaça de garrafa é um dos vegetais de mais baixa caloria. Cada 100g contém cerca de 14 Kcal.

Ótimo nutriente para grávidas

Quando fresca, a calabaça tem pequenas quantidades de folatos. Essa substância ajuda a reduzir a incidência de defeitos no tubo neural nos recém nascidos nos primeiros meses de gravidez.

Fonte de Vitamina C

A abóbora d’água é uma fonte modesta de vitamina C, que é um dos antioxidantes naturais poderosos que ajudam o corpo humano a eliminar os radicais livres nocivos, uma das razões para o desenvolvimento do câncer.

Facilita a digestão e alivia gases

Esse legume ajuda a aliviar os problemas de indigestão e constipação. Isso porque ele facilita a fácil digestão e o movimento dos alimentos através do intestino até que seja excretado do corpo.

Fornece vitaminas do Complexo B, Ferro e minerais

Essa também é uma fonte modesta de tiamina, niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio, manganês e magnésio.

Processamento da abóbora d’água

Para prepará-las como contêineres, esvazie as sementes e as deixe secas para que a casca endureça, e para isso use dois métodos, confira nossas dicas de uso.

Dicas de consumo

Você pode consumir a abóbora d’água in natura, mas também em uma variedade de ensopados, curry, receitas doces em todo o mundo. Na Índia, onde é popularmente conhecida como lauuki, ela é empregada na preparação de sabzi, sambar, chutney, sopa, raita, etc.

Você pode enterrar elas por vários meses até secarem ou apodrecerem, caso em que não funcionaria, ou, com o outro método, podem simplesmente deixar para secar, mas esse método é muito mais lento. 

Por fim, algumas cabaças eram revestidas com peles de animais, geralmente de cabras, para evitar que a cabaça se deteriorasse e para torná-la mais resistente a batidas. Seu baixo custo e peso a tornaram uma das ferramentas essenciais para qualquer peregrino, sendo atualmente considerada um dos símbolos mais clássicos dos peregrinos.

Aviso de segurança

Contudo, algumas cabaças de garrafa desenvolvem cucurbitacinas de ocorrência natural em quantidades excessivas sob adversidades ambientais e podem acumular compostos tóxicos de terpenóides , como a cucurbitacina B, D, G, H etc.

Portanto, o envenenamento por caldo de garrafa ocorre se consumir a abóbora d’água amarga (tóxica) diretamente ou na forma de suco. Devido aos incidentes de doenças graves e óbitos já relatados na Índia após o consumo de suco de calabacín amargo para os supostos benefícios para a saúde, você deve tomar cuidado.

Ademais, os sintomas podem incluir vômitos, dor de estômago, diarréia e podem ocorrer em poucos minutos da ingestão de suco venenoso que pode seguir uma doença grave, como sangramento do intestino, choque e morte.

ICMR (Conselho Indiano de Pesquisa Médica) recomenda as seguintes diretrizes sobre o consumo de caldo de garrafa ao público:

  1. Prove um pequeno pedaço de abóbora d’água antes de extrair o suco de frutas inteiras para garantir que não seja amargo. Se estiver amargo, então descarte o vegetal inteiro.
  2. Não consumo o suco amargo de abóbora d’água.
  3. Não misture o suco de abóbora d’água com nenhum outro suco.
  4. No caso de desconforto após o consumo (náuseas, vômitos, diarréia ou qualquer sensação de desconforto), a pessoa deve precisa ir imediatamente ao hospital mais próximo.

Fontes

Wikipedia – Lagenaria Siceraria

Indian Journal of Medical Research (IJMR)- Assessment of effects on health due to consumption of bitter bottle gourd (Lagenaria siceraria) juice. (em inglês)

Plants for a future-Lagenaria siceraria. (em inglês)

USDA National Nutrient Database. (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.