Orégano é uma erva saborosa e comumente utilizada em todos os lugares do mundo. Além de ser usada como erva medicinal, o tempero também tem sido reconhecido como um dos alimentos funcionais e seus nutrientes benéficos, antioxidantes e prevenção de doenças.
Graças às suas substâncias ativas, ele pode ser um grande aliado no combate às infecções intestinais. Além disso, seus antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Saiba tudo sobre ele nesse artigo que criamos para você.
Conheça mais o orégano
O orégano (Origanum vulgare L.) é uma planta muito usada na culinária, mas também é excelente para aliviar gripes e resfriados, entre outras doenças. Imediatamente a identificamos como uma erva aromática, de sabor intenso e um tanto picante, com a qual perfumamos pizzas, saladas e ensopados de peixe ou vegetais. Mas ela também é uma poderosa planta medicinal.
Seu nome deriva da combinação das palavras gregas oros, que significa “montanha”, e ganos, “alegria”, em clara referência à cor brilhante que traz às encostas das montanhas quando floresce em estado selvagem. Ela cresce em clareiras e margens de florestas nas montanhas do terço norte e sudeste da Península Ibérica. Os topos floridos são colhidos no verão ou no final da primavera.
São muito ricos em essência com timol, carvacrol, borneol e cariofileno, e também contêm princípios amargos, ácidos clorogênico e rosmarínico, flavonoides e taninos. O orégano está disponível como planta fresca ou seca para infusão, tintura, extrato líquido, cápsulas, supositórios e em frascos de óleo essencial puro.
9 ótimos benefícios do orégano para a nossa saúde
Há séculos ele é valorizado por seu poder aromático e sabor particular que, quando incorporado aos pratos, dá a eles um toque delicioso. O que algumas pessoas não sabem é que, além desses usos, é um ingrediente com muitas aplicações medicinais, pois seu alto teor de nutrientes essenciais lhe confere benefícios interessantes para a saúde.
Seus óleos essenciais voláteis, antioxidantes e efeito expectorante podem ser usados tanto para o tratamento quanto para a prevenção de determinadas doenças. Veja a seguir alguns desses benefícios.
1. Fortalece o sistema imunológico
Antes de tudo, o orégano possui um agente ativo, o ácido rosmarínico, poderoso efeito antioxidante. Ele fortalece a resposta do sistema imunológico a patógenos e agentes externos que afetam a saúde.
O orégano fornece muito mais dessa substância do que outras fontes vegetais, como maçãs e bagas. Isso significa que o consumo regular de orégano reduz o risco de infecções e doenças autoimunes.
2. O orégano combate a congestão nasal
A infusão e o óleo de orégano são soluções naturais contra a congestão que afeta a saúde respiratória. Esse sintoma é muito comum em casos de gripes e resfriados. Os óleos voláteis do orégano passam pelas passagens nasais e têm um efeito mucolítico e expectorante. Isso promove a eliminação do catarro.
3. Alivia as cólicas menstruais
O orégano tem compostos antiinflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos. Como resultado, essa planta medicinal é eficaz na redução das cólicas menstruais. Mastigar suas folhas ou prepará-las como uma infusão é uma solução eficaz para reduzir o inchaço e a sensação de dor.
4. Elimina os parasitas intestinais
Você acha que tem parasitas intestinais ou quer evitá-los? As substâncias ativas do orégano seco exercem uma poderosa ação antiparasitária que ajuda a matar e expulsar os vermes do intestino.
O consumo de orégano retarda o desenvolvimento de parasitas e evita que eles causem infecções graves no sistema digestivo. Além disso, seus agentes antimicrobianos, como o timol e o carvacrol, limpam o trato digestivo e impedem o ataque desses microorganismos.
5. O orégano promove a saúde cardiovascular
Essa erva aromática contém potássio. E esse mineral é essencial para a regulação dos fluidos corporais que ajudam a manter uma boa frequência cardíaca e pressão. Além disso, sua ingestão facilita o equilíbrio dos sais minerais, evitando assim distúrbios como retenção de líquidos e pressão alta.
Além disso, sua alta concentração de antioxidantes diminui o estresse oxidativo, reduz o acúmulo de colesterol e melhora a saúde das artérias para prevenir doenças cardíacas. Ademais, contém pequenas quantidades de ômega 3, que está relacionado à inflamação e ao controle de lipídios.
6. Alivia a dor nas articulações
Você sofre de dores frequentes nas articulações? A contribuição do orégano com uma substância chamada beta-cariofilina (E-BCP) faz dele um aliado da saúde das articulações e dos ossos.
Contudo, esse componente reduz o excesso de inflamação e tem um efeito analgésico que controla a dor nos membros. A esse respeito, recomendamos consultar seu médico para determinar a dose adequada.
7. Alivia a dor de dente
Os óleos naturais dessa especiaria podem ser aplicados diretamente nos dentes. Dessa forma, podemos controlar infecções que causam dor e inflamação. Algumas gotas nos dentes podem reduzir a dor causada pelo crescimento bacteriano ou por problemas na gengiva.
8. Promove o controle de peso
Essa erva é livre de colesterol e representa uma fonte significativa de fibras alimentares e substâncias antioxidantes que melhoram o processo de digestão. Além disso, sua ingestão em pequenas quantidades ajuda a regular o peso corporal, enquanto aumenta a atividade metabólica para a eliminação adequada de gordura.
Por outro lado, o carvacrol é um de seus ingredientes ativos naturais. Esse componente dissolve a gordura para evitar seu acúmulo no fígado, no sistema linfático e em outras partes do corpo.
9. Alivia a prisão de ventre
Devido à sua fibra natural e aos óleos essenciais, essa especiaria tem um efeito laxante suave. Os pacientes que sofrem de constipação podem se beneficiar disso. A ingestão de sua infusão ou de óleos essenciais melhora a motilidade intestinal, protege a flora bacteriana e promove a eliminação de resíduos.
Aviso de segurança
O óleo essencial oral deve ser evitado por mulheres grávidas ou que esperam engravidar em breve, bem como durante a amamentação, e não é recomendado para crianças com menos de 6 a 7 anos de idade.
Ademais, também é contraindicado em pacientes com gastrite, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, úlcera gastroduodenal e doença hepática.
Veja no vídeo a receita com de hambúrguer vegetariano com Orégano