Feijoa, também chamada de goiaba-serrana ou goiaba-ananás, é uma fruta verde e doce, típica do outono subtropical, mas também se desenvolve bem em ambientes quentes temperados.
A goiaba-serrana é amplamente utilizada in natura e no formato de produtos na América do Sul e em países da Oceania. Confira aqui os excelentes benefícios da feijoa, mais conhecida como a fruta do rejuvenescimento.
Conheça mais a feijoa
A feijoa se desenvolve em uma pequena árvore que chega a cerca de 2m de altura, cheia de folhas grossas, ovais e bastante verdes. As flores da goiaba-ananás têm pétalas brancas e cobrem todo o arbusto. O formato e gosto doce fazem com que a feijoa seja conhecida como um tipo de goiaba. Afinal ela é oval e muito semelhante a uma goiaba verde, inclusive no tamanho.
A feijoa tem uns 10cm de comprimento e a largura de uma goiaba. Os frutos maduros caem no chão e podem ser imediatamente consumidos. Para uma melhor preservação eles podem ser colhidos antes de amadurecer. O aroma da goiaba-serrana é doce e agradável. Sua polpa é granulada e mesmo sua casca e pétalas são comestíveis. A feijoa deve ser consumida logo, pois é bastante perecível.
Feijoa traz muitos benefícios à saúde
A feijoa tem vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, C e E e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Isso a torna uma fruta ideal, pois traz benefícios como:
Ajudar durante a gravidez
A vitamina B6 é essencial na formação do sistema nervoso, enquanto a B1 e a B2 estão envolvidas no metabolismo e estimulam o crescimento, tornando o consumo de feijoa durante a gravidez muito benéfico para a formação do bebê.
Previne certos tipos de câncer
A casca das bagas contém uma grande quantidade de taninos, catequinas e leucoantocianinas, que são antioxidantes que agem contra os radicais livres que causam estresse oxidativo e degeneração celular. Esses nutrientes, juntamente com a vitamina C (outro poderoso antioxidante), ajudam a prevenir algumas doenças degenerativas, como o câncer. Essa propriedade antienvelhecimento também o torna um ingrediente útil no setor de cosméticos, onde é usado em produtos para proporcionar elasticidade à pele.
Fortalece o sistema imunológico e protege contra agentes patogênicos
É também seu conteúdo de flavonóides e vitamina B5 que ativa o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, sua vitamina C previne e alivia os sintomas da gripe e de outros processos virais. Além disso, usadas externamente, as folhas dessa fruta, bem como sua polpa e, principalmente, suas sementes, têm propriedades antibacterianas e antifúngicas, protegendo a pele contra infecções e acelerando a cicatrização de feridas.
Reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
Além de ser pouco calórica e pobre em açúcar (frutose), a feijoa reduz os níveis de colesterol no sangue e ajuda na permeabilidade dos vasos sanguíneos, por isso é muito benéfica para a prevenção de doenças cardíacas.
Ajuda a perder peso
Como acabamos de dizer, a feijoa é uma fruta muito leve, com baixo teor de açúcar, que pode ser apreciada até mesmo por pessoas com diabetes. Além disso, a vitamina B5 acelera o metabolismo das gorduras, por isso funciona como um alimento desintoxicante, promove a produção de ácido gástrico, o que facilita a assimilação dos alimentos, e protege a mucosa gástrica.
Processamento da feijoa
A feijoa tem uma polpa gelatinosa, o que a torna processável para fazer geleias, compotas e doces ou adicioná-la a sobremesas para adoçá-las e dar-lhes consistência.
Como escolher e armazenar
A época de feijoa no Brasil é entre março e julho, já nos países da Oceania, a temporada dura um pouco menos: março a junho. Mas é possível encontrar goiaba-serrana nos supermercados por quase todo o ano.
Selecione frutas em verde escuro, em forma elipsoidal. Elas devem emitir um aroma agradável e que se pode apreciar à distância. Olhe atentamente para machucados, cortes e manchas de superfície e os evite. A fruta madura é levemente mais sensível ao toque.
Uma vez amadurecida, a feijoa apodrece cedo. Não é recomendável armazenar na temperatura ambiente durante mais de dois dias. Para armazenamento em geladeira, a feijoa pode ficar guardada por mais 2 dias, sendo que no congelador dura alguns meses.
Dicas de consumo
Ademais, para consumir em natura, basta limpar suavemente a fruta madura. Consuma mordendo diretamente a casca ou, para quem prefere saborear apenas a polpa, basta cortar a feijoa em duas metades com o auxílio de uma faca e comer a polpa usando uma colher.
- Coma o fruto in natura para desfrutar do seu sabor natural e sabor único.
- Use ela para o preparo de uma bebida deliciosa.
- Suas fatias aromáticas podem ser uma excelente adição às saladas.
Pode ser um diferencial no confeito de bolos. Além de ser ótimo na preparação de purê, geleias, sorvetes etc.
Aviso de segurança
O consumo de feijoa não possui efeitos adversos conhecidos na saúde humana. As gestantes, lactantes e as crianças podem comer essa fruta com segurança.
Importante: procure sempre a orientação de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de começar qualquer tratamento novo ou fazer alguma mudança num eventual tratamento existente.
Fontes
- USDA (texto em inglês)
- New Zealand Feijoa Growers Association (texto em inglês)