Quiabo

Publicado em Legumes e Vegetais, por Rodrigo Fragoso.

Quiabo fresco é boa fonte de folatos, fornecendo cerca de 22% da RDA por 100 g.

Quiabo
Quiabo

Quiabo, também conhecido como “senhora dedo” é um dos vegetais altamente nutritivos, geralmente consumidos enquanto o pod é verde, terno e imaturos.

Botanicamente, esta planta de floração perene pertence ao Malvaceae (mallows) família e chamado cientificamente como Abelmoschus esculentus .

A planta é cultivada em todas as regiões tropicais e temperadas quentes de todo o mundo para seus frutos fibrosos ou “pods”. Ela cresce melhor em solo rico e bem drenado e estrume.

A planta tem inúmeras vagens de cor verde-escuras medindo cerca de 5-15 cm de comprimento. Demora cerca de 45-60 dias, para obter frutos prontos para a colheita.

Internamente, o quiabo apresenta pequenas e redondas sementes mucilaginosas, brancas, coloridas dispostas em fileiras verticais.

O quiabo é escolhido a dedo, enquanto pouco menos de atingir a maturidade e servido como um vegetal.

Benefícios do quiabo para a saúde!

  • Quiabos estão entre as muito baixas calorias vegetais. Eles fornecem apenas 30 calorias por 100 g além de não conter gorduras saturadas ou colesterol. No entanto, eles são ricas fontes de fibra dietética , minerais e vitaminas, muitas vezes recomendada por nutricionistas no controle do colesterol e programas de redução de peso.
  • A rica em fibras e mucilagem conteúdo no quiabo ajudar no peristaltismo lisas de partículas de alimentos digeridos e aliviar a condição de constipação.
  • As vagens conter quantidades normais de vitamina A , e flavonóides anti-oxidantes, tais como beta caroteno, luteína e xanthin. É um dos verdes legumes com níveis mais altos destes anti-oxidantes. Estes compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e são essenciais para a visão. A vitamina A é também necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. O consumo de vegetais naturais e frutas ricas em flavonóides ajudam a proteger contra cânceres de pulmão e da cavidade oral.
  • Quiabo fresco é boa fonte de folatos ; fornecer cerca de 22% da RDA por 100 g. O consumo de alimentos ricos em folatos, especialmente durante o período de pré-concepção ajuda a diminuir a incidência de defeitos do tubo neural na descendência.
  • O quiabo também é uma excelente fonte de vitamina anti-oxidante, vitamina C , fornecendo cerca de 36% dos níveis diários recomendados. A pesquisa sugere que o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra agentes infecciosos, reduzir episódios de resfriado e tosse e proteger o corpo contra os radicais livres nocivos.
  • Os vegetais são ricos em grupo do complexo B de vitaminas como a niacina, ácido vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e pantotênico. As vagens também contêm boas quantidades de vitamina K . vitamina K é um co-fator para as enzimas de coagulação do sangue e é necessária para o fortalecimento dos ossos.
  • O quiabo é também uma boa fonte de muitos minerais importantes, tais como ferro, manganês, cálcio e magnésio.