Existem diferentes cores e sabores de pimentões. O pimentão (Capsicum annuum) é comumente considerado um vegetal, embora seja tecnicamente um tipo de fruta. Os pimentões são de pele grossa, em forma de sino e vêm em uma variedade de cores, incluindo vermelho, amarelo e roxo. E os verdes? Geralmente são menos doces do que os outros e têm um sabor ligeiramente amargo. Mas são muito nutritivos.
Eles são o ABC dos vegetais com altas propriedades para a saúde. Seus nutrientes os tornam grandes aliados contra doenças cardíacas e oculares, confira mais sobre eles a seguir.
Conheça mais o pimentão
Pimentão é o tipo de pimenta mais popular na família Capsicum. Pimentão é um vegetal que nasce no pequeno arbusto perene. Nome científico: Capsicum ano. Ao contrário de outras plantas pertencentes à família capsicum, o pimentão tem forma de sino com característica crocante, textura e espessura carnuda.
Pimentão quase não apresenta ardência. Pelas mesmas razões, o pimentão é geralmente tratado como legume ao em vez de especiaria. Pimentão é nativo do México e outras regiões da América Central, de onde se espalhou para o resto do mundo por exploradores espanhóis e portugueses durante os séculos 16 e 17 e agora amplamente cultivada em muitas partes do mundo como uma importante cultura comercial.
Como em outras variedades de pimentas, pimentão também têm vários tipos de cultivares. No entanto, existe um tipo de pimentão que é característico comum em quase todos os cultivos. A estrutura do pimentão é caracterizada por blocos, cubos como carne exterior envolvendo numerosas pequenas, brancas ou cremes, sementes coloridas, circulares e planas.
As sementes são, na verdade, apegando-se ao núcleo central – placenta. Para colher, as pimentas são escolhidas a dedo em diferentes estágios de maturidade, dependendo das preferências do mercado local. Todas as variedades de pimentão verde apresentam vagens de cor verde, independentemente da sua cor final destinada. À medida que o pimentão amadurece, gradualmente adquire a sua verdadeira cor genética, como laranja, vermelho, roxo, amarelo.
6 principais benefícios do pimentão para a nossa saúde.
Como já mencionamos, o pimentão é um vegetal muito popular, especialmente na área gastronômica, em muitos países e é considerado um ingrediente comum e tradicional na decoração de pratos marinados, assados, com alho e com azeite de oliva, tudo isso adicionado em ensopados. Sua composição de minerais, fibras e vitaminas faz uma contribuição benéfica ao nosso organismo. Esses benefícios e propriedades são os seguintes:
Rico em nutrientes
Primeiramente, fornecem uma variedade de vitaminas e minerais. Também são uma boa fonte de fibras e relativamente pobres em carboidratos. Aqui está a composição nutricional de 1 xícara (150 gramas) de pimentão verde cru:
- Calorias: 30
- Proteína: 1,3 gramas
- Carboidratos: 7 gramas
- Fibra: 2,6 gramas
- Vitamina A, RAE: 3% do valor diário (DV)
- Vitamina C: 134% do VD
- Vitamina K: 9% do VD
- Potássio: 6% do VD
- B6 (piridoxina): 20% do VD
Além dos nutrientes listados acima, o pimentão verde contém quantidades menores de outras vitaminas e minerais, como vitamina B1, magnésio, cobre e vitamina E. Como a vitamina C é solúvel em água, o corpo não consegue armazená-la bem, portanto, é necessário obtê-la regularmente da dieta.
Bom para a microbiota
A adição de alimentos ricos em fibras, como pimentões, pode ajudá-lo a atingir a ingestão recomendada de 30 a 35 gramas por dia para homens e de 25 a 32 gramas por dia para mulheres, de acordo com uma meta-análise da Advance Nutrition.
Estudos mostram que o aumento da ingestão de fibras pode proteger contra doenças do sistema digestivo, como o câncer de cólon e a doença inflamatória intestinal, de acordo com uma meta-análise publicada na Advance Nutrition. O consumo de alimentos ricos em fibras também é benéfico para manter o funcionamento ideal do sistema digestivo, evitando a constipação e promovendo um equilíbrio saudável das bactérias intestinais.
Rico em antioxidantes
O pimentão contém uma variedade de compostos vegetais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por exemplo, esse vegetal fornece flavonoides, vitamina C (como mencionado acima), compostos fenólicos e carotenoides, todos com efeitos benéficos para a saúde.
Um estudo de 2019 que analisou as concentrações de compostos bioativos neles descobriu que, em comparação com os pimentões vermelho, laranja e amarelo, os primeiros tinham mais ácidos fenólicos, incluindo um tipo poderoso chamado ácido p-cumárico.
Estudos demonstraram que dietas ricas em ácidos fenólicos podem proteger contra determinadas condições de saúde, como resistência à insulina, fígado gorduroso, declínio mental e doenças cardíacas. Além disso, um estudo de 2013 descobriu que o extrato de pimentão verde tinha maior atividade antioxidante do que os pimentões vermelho, laranja e amarelo.
Promoção da saúde do coração e dos olhos
A ciência reconhece que as dietas ricas em alimentos “verdes” têm um risco menor de doenças cardíacas. Isso porque elas reduzem os fatores de risco, como o colesterol. Por exemplo, a ingestão de mais vegetais pode prevenir fatores de risco, como níveis altos de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial.
Além disso, os pimentões verdes são ricos em luteína, um nutriente carotenoide essencial para a saúde dos olhos. A luteína ajuda a proteger contra os danos induzidos pela exposição à luz nas células fotorreceptoras dos olhos. Dessa forma, o consumo de uma dieta rica em luteína pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma condição que pode causar perda de visão, conforme reconhecido pela ‘Nutrients’.
Eles regulam seu peso (e estão associados a menos gordura abdominal)
Entre uma grande variedade de frutas e vegetais, os pimentões podem ajudá-lo a perder peso e manter o peso. Eles têm poucas calorias, são ricos em fibras e nutricionalmente densos. No entanto, você deve se lembrar de comer com o maior número possível de cores presentes em seu prato.
Além disso, as pessoas que comem uma rica variedade de produtos de origem vegetal tendem a ter níveis mais baixos de gordura corporal e, especialmente, menos gordura visceral, a gordura abdominal profunda que cresce ao redor dos órgãos e está ligada a muitas doenças graves.
Um superalimento contra a anemia
A anemia é uma condição resultante da falta de ferro suficiente no sangue, o que limita a produção de glóbulos vermelhos saudáveis, que transportam oxigênio por todo o corpo. Os principais sintomas da anemia incluem fadiga e fraqueza.
Bem como, o pimentão verde não é apenas rico em ferro, mas também em vitamina C, que pode ser um nutriente importante para que seu corpo absorva o ferro com mais eficiência. Essa poderosa combinação faz do pimentão verde um superalimento para prevenir e tratar a anemia por deficiência de ferro.
Processamento do pimentão
Ademais, há muitas variedades de pimentões e, dependendo da receita, o ideal é usar variedades diferentes. Confira nossas dicas de consumo:
Dicas de consumo
Os pimentões são usados de tantas maneiras na cozinha e podem ser adicionados a tantos pratos que podemos considerá-los como alimentos curinga, que funcionam como um condimento cotidiano adequado para quase todas as receitas.
Imagine uma saborosa escalivada feita com berinjela, cebola, tomate e pimentão. Ou pimentões recheados com bacalhau e camarão. Ou uma receita original de salmorejo na qual adicionamos alguns pimentões assados à receita tradicional, para dar aquele toque adocicado e o aroma de fogo que os pimentões têm quando são assados no forno. Você pode até, se não comer carne, picar um pouco de pimentão vermelho assado para decorar o prato e dar um contraponto de cor, substituindo as tradicionais lascas de presunto.