Muitas pessoas o conhecem como um ingrediente perfeito para saladas, às quais ele acrescenta um toque crocante e um sabor suave. Mas o pepino também é conhecido por suas inúmeras propriedades e é um alimento altamente recomendado para todos.
O pepino contém substâncias que o tornam mais do que apenas um ingrediente refrescante em saladas ou gazpacho. Analisamos suas propriedades e benefícios para a saúde.
Conheça mais o pepino
O pepino é um vegetal de baixa caloria, na verdade tem mais nutrientes a oferecer do que apenas água e eletrólitos. Pepino é uma das mais antigas culturas cultivadas e acredita-se ser originário das planícies do norte do subcontinente indiano. Pepino está disponível durante toda a temporada e podem ser comidos crus em saladas de vegetais.
A planta do pepino é uma trepadeira – videira, como outros membros da família Cucurbita, por exemplo, cabaças, abóboras, melões, abobrinha. Botanicamente, pepino pertence ao Cucurbitaceae família, e como é conhecido cientificamente Cucumis sativus.
O pepino cresce fácil. Variedades, variando em tamanho, forma e cor, são cultivadas em todo o mundo. Em geral, o vegetal apresenta casca verde escura, crocante de carne rica umidade e pequenas sementes comestíveis concentrada em seu núcleo.
Como em outros membros da abóbora, o pepino também é colhido jovem, macia e pouco antes de atingir a maturidade, na fase em que eles têm gosto doce, tem textura crocante e sabor único. Se deixada sem interrupção, o pepino continua a crescer em tamanho, sua pele torna-se mais resistente e fica amarelo, e as sementes tornam-se difíceis e não comestíveis.
O vegetal é longo, crocante e fino com nervuras, curvado, e tem cor verde clara. Embora agrupados botânicos na família melão, eles aparecem para provar como pepinos. Variedades em miniatura, como pepino , American -dills e Francês- cornichons são realmente muito pequenas e geralmente preferidas em conserva.
Dosakayi é um pepino amarelo caril indiano, tem sabor doce e sabor neutro. É amplamente utilizado na preparação de ensopados e molhos, principalmente durante a temporada de verão em partes do sul da Índia e Sri Lanka.
6 Benefícios do Vegetal de Pepino para saúde!
Como acabamos de ver, a inclusão do pepino representa uma adição interessante de alguns nutrientes. Graças a eles, consumi-lo com moderação e como parte de uma dieta variada pode ser positivo para o organismo.
Por outro lado, ele também contém fitonutrientes importantes, capazes de exercer ações favoráveis e participar da proteção contra algumas condições de saúde.
Fornecimento de vitaminas B
Essas vitaminas estão entre as mais importantes não só para o nosso bem-estar, mas também para a nossa energia, e é por isso que elas nos ajudam a formar glóbulos vermelhos.
As vitaminas B não estão presentes apenas na carne vermelha ou nos laticínios, mas os vegetais verdes também são muito ricos nesses nutrientes. É por isso que os pepinos são tão interessantes para suplementar qualquer deficiência.
Reduz as dores de cabeça
Você sabia? Muitas vezes acordamos cansados por causa de uma noite mal dormida, ou porque não nos alimentamos bem no dia anterior ou cometemos algum excesso.
Tudo bem, essa dor de cabeça pode ser reduzida com o preparo de um smoothie de pepino, abacaxi e maçã. É um remédio que nos ajudará a hidratar e liberar toxinas, ao mesmo tempo em que nos nutre.
Vitaminas do complexo B
Outro fato interessante é que nossa pele agradece esse tipo de tratamento natural. O pepino é um dos melhores remédios para hidratar, reduzir bolsas nos olhos e nutrir a pele. Isso se deve ao seu teor de água e vitamina C, que ajudam a nutrir e a livrar a pele de toxinas.
Mineraliza e equilibra nossa deficiência de vitaminas
Como você sabe, os pepinos são muito ricos em água. Eles contêm quase 95% de água. Graças a isso, ele nos ajuda a eliminar os elementos de que o corpo não precisa.
Além disso, ao mesmo tempo, ele é capaz de nos fornecer um nível muito alto de vitaminas e minerais básicos para nos ajudar a passar o dia.
Coma-o sempre com a casca, pois é nela que se encontra a maior parte das fibras e da vitamina K.
“Combate” o câncer
Antes de mais nada, combater contra o câncer não significa que você o evitará ou que poderá curá-lo. Não é o caso.
Os pepinos, assim como outras frutas e legumes, são ricos em minerais, antioxidantes e aminoácidos. Eles fazem parte de uma dieta saudável que nos protege contra muitas doenças.
O pepino, em particular, contém lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol. Esses elementos são muito interessantes na luta contra o câncer de mama ou de ovário.
Combate ao mau hálito
Você conhecia esse fato? Com certeza ele vai lhe ajudar em algum momento, principalmente naqueles dias em que você acorda com um gosto estranho na boca.
Basta pegar uma fatia de pepino e colocá-la sobre a língua, deixando-a tocar o céu da boca. Deixe-a ficar assim por cerca de 30 segundos. Dessa forma, seus antioxidantes o ajudarão a eliminar as bactérias que causam o mau hálito.
Processamento do pepino
As variedades de pepinos podem ser classificadas de acordo com diversas características, como tamanho, forma e cor da casca:
- O pepino curto ou cornichão – também chamado de pepino espanhol – atinge um comprimento máximo de 15 centímetros e um peso médio de cerca de 125 gramas. Sua casca é verde com listras amarelas ou esbranquiçadas e é usada para consumo fresco e, principalmente, na produção de picles (então chamados de gherkin).
- O pepino francês é mais comprido, com até 20 centímetros, e sua casca pode ser lisa ou com espinhos.
- O pepino holandês é ainda mais longo (até 25 cm, embora exemplares extraordinários possam atingir 60 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro) e sua casca é mais ou menos sulcada.
Os pepinos menores, conhecidos como gherkins, são ideais para serem conservados em conserva. Como guarnição, eles combinam bem com os sabores leitosos dos molhos de iogurte ou com os sabores azedos dos vinagretes.
O pepino combina bem com outros ingredientes, como amendoim, alcaparras e cominho ou endro, que também ajudam a torná-lo mais digerível, mas, acima de tudo, com hortelã e alho.