Marmelo, um segredo da culinária que faz bem pra saúde

Marmelo é nativo da Ásia Menor. Essa fruta delicada e amarga se transforma na culinária. Atualmente, também na biotecnologia molecular.

O marmelo raramente é consumido cru, mas empregado na culinária, onde seu sabor forte e aroma agradável levam personalidade para as receitas.

Na aparência, o marmelo lembra a pera ou uma goiaba gigante.

Marmelo

Crua a fruta é amarga e sua semente não pode ser consumida, pois é venenosa.

O marmelo tem diversos usos medicinais. Extrações do fruto e das sementes são usadas no tratamento da cistite, dermatite atópica e mesmo em preparações alimentares para alérgicos.

Benefícios do marmelo para a saúde

  • O marmelo é uma fruta com baixas calorias: 100 g de frutas frescas frescas fornecem 57 KCal.
  • Além disso, compõe vários antioxidantes poli-fenólicos vitais.
  • A fruta é um armazém de fitonutrientes, como fibra dietética, minerais e vitaminas.
  • Todo o marmelo contém boas quantidades de fibras.
  • Os grânulos na polpa são formados por compostos adstringentes conhecidos como taninos, nomeadamente catequina e epicatequina.
    Eles se ligam a toxinas causadoras de câncer e produtos químicos no cólon e, assim, protegem sua mucosa da doença intestinal inflamatória (IBD), câncer e diverticulite.
  • Além disso, ajuda a reduzir o peso corporal e os níveis de colesterol LDL no sangue.
  • Tem vários compostos fenólicos, tais como ácido cafeoilquinico, procianidina-B2, procianidina oligomérica, procianidina polimérica e óleos essenciais como furfural, limoneno, linalol, vomifoliol, tolueno, ß-ionone, a-terpineol etc. Juntos, esses compostos dão marmelo sua fragrância única.
  • Fruta de marmelo maduro tem uma boa concentração de vitamina C: 100 g de fruta fornece 15 mg ou 25% da recomendação diária de vitamina C.
    Frutas ricas em vitamina ajudam a remover os radicais prejudiciais ao oxigênio do corpo.
    A vitamina C ajuda a aumentar a imunidade, reduzir os episódios virais e as condições inflamatórias.
  • É uma boa fonte de minerais, como cobre (130 μg ou 14% de RDA), ferro, potássio e magnésio, bem como vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina (vitamina B-6).
  • Embora não esteja bem documentado, o marmelo tem propriedades anti-alergênicas e anti-inflamatórias.
    A fruta, bem como a extração de sementes, é sugerida no tratamento da cistite, dermatite atópica, recomendada pelos profissionais de saúde como uma alternativa segura na preparação de produtos alimentares para pessoas alérgicas. 








Dicas de consumo

A escolha do marmelo deve ser pelas frutas bem-desenvolvidas, firmes e brilhantes de cor dourada.

Para armazenar, o ideal é colocar em locais bem arejados e longe do sol. Na geladeira, dura semanas.

A fruta é extremamente azeda e adstringente, por isso é raramente consumido in natura.

Na culinária

Cozinhar destrói os taninos, os compostos responsáveis pelo gosto amargo.

Mas, mantém os óleos essenciais aromáticos e ricos e compostos alifáticos da fruta.

Com a adição de açúcar ou mel, a polpa faz ingredientes excelentes em receitas saborosas e saborosas, geléias, geléias e conservas.

Para preparar, basta lavar a fruta em água fria, remover o núcleo central e as sementes usando uma faca de aparar. Corte em pequenos pedaços ou fatias e adicione à cozinha.

O marmelo faz uma excelente adição ao confeiteiro.

Algumas das iguarias doces tradicionais, como tortas, tortas, bolos, geléias (membrillo), confeitaria, geleias etc. empregam esta fruta para adquirir um sabor distinto.

A polpa de frutas também pode ser empregada em ensopados, como adição às preparações de frutos do mar, aves e cordeiros como uma base aromatizante.

Fontes:

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