Manjericão: benefícios, propriedades e usos

19 de dezembro de 2014 6 minutos de leitura

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma planta herbácea nativa do sudeste da Ásia e da África central. Sendo amplamente utilizado na culinária, um ingrediente principal em saladas, molhos, temperos, massas e muitos outros pratos. As infusões com a erva ganharam certa popularidade, por isso, hoje assumimos a tarefa de compilar os benefícios do manjericão para a saúde.

Suas folhas são caracterizadas por um aroma forte, pungente e atraente, não é de se admirar, que elas também sejam usadas para fazer chá. Devido ao seu cheiro particular, é uma infusão que pode ser forte para alguns, por isso é preferível que seja consumida apenas ocasionalmente. Vamos ver o que os cientistas têm a dizer sobre seus atributos e como consumi-lo.

Conheça mais o manjericão

O manjericão (Ocimum basilicum) é associado ao sabor da culinária mediterrânea, mas é originário da Índia, onde é frequentemente consagrado à divindade Vishnu e é amplamente utilizado na medicina ayurvédica, juntamente com o manjericão sagrado ou tulsi, muito semelhante.

Trazido para a Europa pelos gregos e antigamente usado na Roma antiga para aliviar os gases. Também é um ingrediente insubstituível na rica culinária tailandesa e vietnamita. Tradicionalmente, o manjericão é plantado em varandas e parapeitos de janelas em casas de vilarejo e, de acordo com Font i Quer, acreditava-se que colocar conchas de caracol no vaso ajudava a vivificá-lo.

Além de seu uso culinário, ele é conhecido por sua eficácia como repelente de insetos e por suas propriedades curativas. As folhas e flores são usadas para esse fim. Usado fresco no cozimento, seco para infusão e, no uso externo, em maceração, compressas, loções, xampus e como óleo essencial.

Cultivar e cuidar de uma planta de manjericão em casa está se tornando cada vez mais comum. Embora seja fácil de plantar, ele está disponível em vasos na maioria das floriculturas.

9 benefícios do manjericão para a sua saúde

A presença do eugenol no manjericão é essencial para o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que evita a pressão alta. 

Como também é uma fonte de magnésio, promove a circulação sanguínea, ajuda a regular o ritmo cardíaco e combate os espasmos cardiovasculares.

Como se não bastasse, é rico em antioxidantes, como flavonoides e taninos, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, a causa da aterosclerose e dos ataques cardíacos.

1. Rico em antioxidantes

Primeiramente, as folhas dessa erva são conhecidas pelos seus compostos químicos, que atuam na prevenção de doenças com benefícios para a saúde. Pois a erva contém muitos flavonóides polifenólicos como orientin e vicenina. Estes compostos foram estudados para a possível proteção antioxidante contra lipídica induzida por radiação por oxidação.

2. Antiinflamatório e antibacteriano.

Composta por óleos essenciais benéficos para saúde, tais como o eugenol, o citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos como tendo propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

3. Fonte rica de nutrientes essenciais

A erva contém pouquíssimas calorias e não tem colesterol. Por outro lado, ela é uma fonte rica de vários nutrientes essenciais, minerais e vitaminas que são necessárias para uma ótima saúde.

4. Obtém propriedades antiespasmódicas

De acordo com um artigo da Foods, os extratos de folhas de manjericão apresentam propriedades antiespasmódicas significativas no jejuno. Por esse motivo, o chá de manjericão pode ter um efeito sobre condições e patologias gastrointestinais. Por exemplo, para cólicas abdominais.

5. Pode contribuir para o controle de úlceras gástricas.

Assim, adverte pelo menos um artigo relatado na Food & Function. Os pesquisadores descobriram que o extrato de manjericão tem efeitos profiláticos, ansiolíticos, antioxidantes e anti-inflamatórios contra úlceras gástricas induzidas por aspirina em camundongos. De fato, concluiu-se que ele pode ir usado como uma terapia complementar para tratar os sintomas nesses contextos.

6. Tem propriedades anticancerígenas

Um artigo recente publicado na Cancers in 2022 descobriu que o manjericão demonstra atividades anticancerígenas significativas em modelos in vivo e in vitro. Seus compostos parecem afetar uma série de processos e mecanismos por trás do desenvolvimento e da progressão da doença. Como ocorre com outros agentes naturais, isso não significa que o consumo do chá de manjericão cure o câncer.

Processamento do manjericão

A erva espessa é especialmente cultivada por suas folhas e sementes medicinalmente úteis. Ela cresce melhor sob climas quentes e tropicais. Quando a erva atinge em média até um metro de altura, quando está totalmente crescida.

Suas folhas são verde-claro, sedosos cerca de 2,5 centímetros de comprimento e uma polegada de largura com arranjo oposto. As flores do manjericão são bem grandes, branco ou roxo, dispostas em espigas terminais.

Dicas de consumo

Colocando-o, por exemplo, no parapeito da janela da cozinha, você pode cortar as folhas, grandes ou pequenas, e adicioná-las frescas aos seus pratos.

E não apenas para fazer o molho pesto. Em receitas de macarrão e saladas, com ingredientes como tomate, limão ou azeite de oliva, seu sabor picante, que alguns consideram apimentado, é delicioso.

Infusão de manjericão

Ademais, o manjericão, combinado com outras plantas em uma infusão, pode prevenir o desconforto digestivo. Uma excelente fórmula herbal contra gases e flatulência é aquela que combina o manjericão com plantas carminativas, como orégano, poejo e camomila, em partes iguais.

Como prepará-la: Use uma colher de sopa rasa da mistura para cada copo de água. Aqueça a água, faça a infusão das plantas por cinco minutos e coe. Tome após as refeições principais.

Aprenda no vídeo como cultivar a erva de manjericão na sua casa!

Veja no vídeo como preparar uma bruschetta de manjericão!

Fontes:

  1. USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page-Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.