Jicama, a planta caribenha que dá um show de nutrição.

Jicama, também conhecido como inhame feijão, é um tubérculo, carnudo e principais vegetais da família feijoeiro.

Sua raiz de amido subterrânea, jicama é um dos tubérculos comestíveis populares cultivadas em muitas partes da América Central, do Sul da Ásia, Caribe e algumas regiões dos Andes sul-americanos.

Jicama tem a cor branco gelo de frutas, como polpa pode ser consumido cru ou cozido em uma variedade de pratos doces e salgados em todo o mundo.

Alguns dos nomes comuns de Jicama – são água castanha mexicana, mexicano nabo, sengkwang, yacon , entre outros, são pronunciados como Jicama.

Nome científico: Pachyrhizus erosus.

Jicama é uma planta perene vinha crescendo vigorosamente sob climas semitropicais e tropical.

A planta tem características de crescimento semelhantes como a de feijão de lima ou de qualquer outra espécie de plantas de feijão.

A característica mais marcante, no entanto, é que ele tem globular, carnuda amido da raiz comestível, nabo-como abaixo da superfície do solo.

Ao contrário de outras raízes, como amido de batata e de batata-doce em que a casca pode ser comido; Jicama apresenta a cor da pele não comestível-marrom poeira grossa.

No interior, sua carne amido branco tem textura crocante e frutas como suculenta, sabor doce, amido. Cada tubérculo pesa cerca de 250 a 1.200 g.

5 Benefícios de Jicama para saúde!

1. Baixas Calorias

Jicama  é muito baixa calorias vegetais de raiz, contém apenas 35 calorias por 100 g.

No entanto, o seu perfil de alta qualidade nutricional compreende fito de fibra dietética, e anti-oxidantes, para além de pequenas proporções de sais minerais e vitaminas.

2. Fonte de Fibras

Jicama é um dos melhores fonte de fibra dietética e de excelente fonte de inulina, oligofrutose , uma fibra dietética solúvel.

A polpa da raiz fornece 4,9 mg ou 13% de fibra. A inulina é uma caloria, doce carboidratos inerte zero e não metabolizar no corpo humano, o que torna a raiz de um snack ideal para os diabéticos e dietética.

3. Fonte de Vitamina C

Como em nabos, tubérculos de inhame feijão frescos são ricos em vitamina C.

A Jicama fornece cerca de 20,2 mg ou 34% da DRA de vitamina C por 100 g.

Vitamina C é um poderoso solúvel em água anti-oxidante que ajuda o corpo eliminar os radicais livres prejudiciais, assim, oferece proteção contra o câncer, inflamação e tosse viral e frio.

4. Fonte de Vitaminas do Complexo X

Jicama também contém pequenos níveis de alguns dos valiosos grupo B-complexo de vitaminas, tais como folato, riboflavina, piridoxina, ácido pantoténico e tiamina.

5. Fonte de Minerais

Além disso, jicama fornece quantidades saudáveis ​​de alguns minerais importantes, tais como magnésio, cobre, ferro e manganês.

Veja no vídeo abaixo mais sobtr os benefícios da Jicama para nossa saúde!

Veja a tabela nutricional da Jicama

Jicama
Pachyrhizus erosus

Valor por 100 g

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 38 kcal 2%
Carboidratos 8,82 g 7%
Proteína 0,72 g 1%
Gordura total 0,19 g <1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 4,9 g 13%
Vitaminas
Folatos 12 μg 3%
Niacina 0,200 mg 1,5%
Ácido pantotênico 0,135 mg 3%
Piridoxina 0,042 mg 3%
Riboflavina 0,029 mg 2%
Tiamina 0,020 mg 2%
Vitamina A 21 UI 1%
Vitamina C 20,2 mg 34%
Vitamina E 0,46 mg 3%
Vitamina K 0,3 μg <1%
Eletrólitos
Sódio 4 mg <1%
Potássio 150 mg 3%
Minerais
Cálcio 12 mg 1%
Cobre 0,048 mg 5%
Ferro 0,60 mg 7%
Magnésio 12 mg 3%
Manganês 0,60 mg 3%
Zinco 0,16 mg 1%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 13 µg
Caroteno e alfa; 0 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database. (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk. (em inglês).
  3. Norton, L. B. 1943. Rotenone in the yam bean (Pachyrrhizus erosus). (em inglês).
  4. Quantification of rotenone in seeds of different species of yam bean (Pachyrhizus sp.) by a SPE HPLC–UV method. PDF. (em inglês).
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