Brócolis e suas 7 propriedades para a saúde

7 de janeiro de 2014 6 minutos de leitura
brocolis

O brócolis é um membro da família do repolho, que também inclui a couve flor e a couve de bruxelas. Bem como também é uma boa fonte de vitaminas C e K, ácido fólico, fibras e potássio. O brócolis tem poucas calorias, é rico em nutrientes e não contém gordura.

O brócolis é um vegetal ao qual são atribuídas várias propriedades para a saúde. Também é uma importante fonte de nutrientes que podem ser incluídos na dieta de várias maneiras. Quer saber mais?

Conheça mais o brócolis

Brócolis é um vegetal flor e conhecido por suas notáveis ​​e únicos nutrientes que são encontrados para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Botanicamente, o vegetal é o membro das grandes crucíferas, pertence à família Brassica, que incluem também a couve flor, couve de bruxelas, repolho e rúcula. O brócolis é uma cultura de estação fria e exige solo rico e bem drenado fértil para florescer.

O vegetal de brócolis é uma fonte rica em fitonutrientes que ajudam a proteger contra o câncer de próstata e os riscos de AVC. Tecnicamente, brócolis é classificado em dois tipos principais de acordo com sua aparência; título e brotação. Rubrica variedade forma uma cabeça grande, sólida, enquanto brotando tipos forma muitas cabeças menores ou florzinhas.

A planta madura do brócolis tem cerca de 4-10 cm de largura verde, escurecendo a cor da flor-cabeça roxa, dependendo do tipo de cultivar. Seu caule grosso central mede cerca de 6-10 centímetros de comprimento. Ambos caule e flor cabeças carnudas são comestíveis. Híbrido diferentemente desenvolvido com outros membros da família crucíferos, como flor de brócolis – é híbrido de brócolis e couve flor e couve chinesa.

8 Benefícios do Brócolis para saúde!

Graças a essa composição nutricional completa, o brócolis é um candidato perfeito para fazer parte de uma dieta regular. Dentro da estrutura de uma dieta adequada e saudável, suas propriedades podem melhorar certos aspectos da saúde.

Capacidade antioxidante

Primeiramente, uma pesquisa publicada na Preventive Nutrition and Food Science destaca que o brócolis tem poderosos efeitos antioxidantes e anti inflamatórios. Por ser uma fonte rica em compostos de glucosinolato, flavonoides, vitaminas e minerais, ele ajuda a inibir o estresse oxidativo, ajudando a prevenir doenças crônicas.

Ajuda a controlar os altos níveis de açúcar no sangue

O consumo regular de brócolis pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, minimizando o risco de diabetes. Um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition descobriu que o brócolis pode ajudar a reduzir a resistência à insulina. Parece que essas propriedades se devem ao seu conteúdo antioxidante.

Tem efeitos favoráveis sobre o perfil lipídico.

Por outro lado, devido à sua interessante concentração de compostos bioativos, incluindo antioxidantes, o brócolis pode ajudar a manter um perfil lipídico estável. Isso, por sua vez, é benéfico para proteger a saúde do coração.

Em particular, um estudo publicado na Diabetes Research and Clinical Practice descobriu que a suplementação com brócolis em pó pode ser benéfica na regulação dos níveis de triglicérides e na redução dos níveis de colesterol ruim. Ele também pode ajudar a aumentar o colesterol bom.

Ajuda a reduzir a constipação

Incluir esse vegetal em sua dieta regular também pode ser fundamental para manter uma boa saúde digestiva. De fato, graças à sua interessante contribuição de fibra alimentar, é uma boa opção para combater a constipação na dieta.

Ainda mais, isso é explicado por vários estudos que apoiam os benefícios da fibra na digestão. Além disso, uma pesquisa publicada no Hospital Nutrition descobriu que os indivíduos que comiam brócolis conseguiram evacuar com mais facilidade do que os do grupo de controle.

Reduz o risco de declínio mental

O sulforafano e outros componentes bioativos do brócolis e dos vegetais crucíferos têm efeitos benéficos sobre a saúde do cérebro. Visto que, sua absorção pelo corpo ajuda a prevenir o declínio mental relacionado à idade e outras patologias cognitivas.

Um estudo publicado na revista Neurology analisou 960 adultos mais velhos que consumiram uma porção diária de vegetais verdes, como brócolis. No final do estudo, descobriu-se que essa variedade de alimentos ajudava a resistir ao declínio mental relacionado à idade.

O brócolis tem propriedades durante a gravidez

A inclusão desse vegetal na dieta das gestantes é uma forma de garantir o suprimento dessa vitamina, que é tão importante nesse momento. Elas devem garantir a ingestão de 400 miligramas de ácido fólico, juntamente com uma dieta que inclua alimentos que forneçam folatos. Por exemplo, brócolis.

Durante a gravidez, ele é necessário para a formação do tubo neural do feto. Ele também pode ajudar a prevenir alguns defeitos congênitos importantes, como espinha bífida e anencefalia.

Prevenção do câncer

Antecipadamente, essa é uma das propriedades que têm recebido mais atenção nos últimos anos. Alguns de seus compostos, como os glucosinolatos e outros antioxidantes, podem ter a capacidade de proteger contra a doença.

Até o momento, estudos mostram que o consumo de vegetais crucíferos (também couve flor, couve de bruxelas ou repolho) está associado a uma menor incidência de alguns tipos de câncer. Especificamente de pulmão, estômago, cólon e reto.

Aviso de segurança

Ademais, quando consumido com moderação e como parte de uma dieta variada, o brócolis é um alimento seguro para grande parte da população. Entretanto, algumas pessoas devem ser mais cuidadosas e, pelo menos, evitar a ingestão excessiva desse vegetal. 

As pessoas que tomam varfarina ou outros anticoagulantes orais devem consultar um médico sobre a melhor maneira de introduzi-lo em sua dieta. Também é preferível consultar um especialista em caso de distúrbios da glândula tireóide.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Brócolis para saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.