Alimentos Termogênicos: que tal 14 tipos de comida queima gordura?
Ao implementar um plano de alimentação saudável, tentamos absorver tudo o que contribui para a nossa saúde. Nessa busca, encontramos os alimentos termogênicos, que se destacam por sua capacidade de ajudar a manter um peso corporal saudável.
Os alimentos termogênicos são conhecidos por seu potencial de ajudar na perda de peso. Quais são as opções e como eles funcionam? Veja a seguir do que se trata.
Quais são os benefícios dos alimentos termogênicos para a perda de peso?
Todos os alimentos têm poder termogênico, pois é normal exigir 10% do gasto total de energia para digeri-los, absorvê-los e metabolizá-los. Entretanto, conforme demonstrado em uma revisão sobre o assunto, alguns alimentos são difíceis de digerir e requerem mais energia para isso.
Além disso, algumas variedades contêm componentes que aumentam seu poder termogênico, elevando a temperatura corporal, estimulando o metabolismo e otimizando a queima da gordura armazenada.
Como resultado, e como explica um artigo da revista Science, a longo prazo elas melhoram o peso corporal. Por esse motivo, são ideais para complementar a dieta de pacientes obesos e com sobrepeso.
A revista Obesity Reviews publica alguns compostos naturais, como capsinoides, polifenóis, ácidos graxos, aminoácidos e metilxantinas, que estão ligados à perda de peso. Esses, em particular, podem aumentar o gasto energético diário em 10 a 15%.
14 tipos de Alimentos Termogênicos!
A lista de alimentos termogênicos por excelência é composta por produtos com características excitatórias, além de especiarias e condimentos, embora as proteínas e os ácidos graxos ômega 3 também façam parte dessa classificação.
Não podemos prometer que a inclusão desses alimentos em sua dieta o ajudará a perder peso, mas eles certamente têm um efeito de aumento do metabolismo que pode contribuir para seus esforços:
Pimenta
Qualquer tipo de pimenta, como caiena, malagueta ou chilli, é considerada um termogênico natural graças a um componente natural chamado capsaicina, uma substância que, quando ingerida, aumenta imediatamente a temperatura corporal, o que acelera o metabolismo e pode aumentar o gasto de energia do nosso corpo.
Alho
Além de ser saboroso, o alho também é bom para o coração, bem como sua batalha perda de peso.
Gengibre
Ele é extremamente versátil, você pode adicioná-lo ao prato, até mesmo bebidas e queima de gordura muito bem.
Salsa
Acredita-se que a salsa não seja para o sistema circulatório. Ele mantém sua corrente sanguínea funcionando sem problemas.
Repolho
Conhecido como o vegetal para uma vida mais longa, repolho tem alta concentração de fibras, que é um grande ponto de bônus no jogo de perda de peso.
Limão
Uma pequena quantidade de limão, uma colher de sopa simples, na sua sopa, salada ou até mesmo a água é o suficiente para cortar seus desejos. Também ajuda a manter os níveis de insulina estáveis.
Couve
Ter propriedades termogênicas, couve de Bruxelas são carregados com minerais e vitaminas que, por sua vez, aumentam os seus níveis de metabolismo.
Brócolis e Couve-Flor
Estes vegetais saborosos possuem bom gosto, enquanto transporta lotes de cálcio, bem como, além de suas propriedades termogênicas.
Chá Verde
Quente ou frio, um copo de chá verde antes de qualquer refeição vai fazer seu corpo agradá-lo completamente.
Maça
Conhecida por sua capacidade de perda de peso, faz parte de qualquer refeição, experiente ter a maçã ou vinagre de maçã em sua dieta.
Mostarda
Se você não é exatamente um fã de pimenta, a mostarda é uma alternativa perfeita. Além do mais, todas as refeições cozinhadas com mostarda darão ao prato propriedades termogênicas, também.
Canela
Com o seu perfume maravilhoso e ainda melhor sabor, as propriedades termogênicas podem ser vistas como um mero bônus.
Vinagre
Reconhecido por seu papel no tratamento de distúrbios metabólicos, o rábano acrescenta sabor a alimentos ácidos, como vinagre, e é uma forma natural eficaz de impulsionar o metabolismo.
Água
Algo que a maioria de nós tomamos para concedido, água gelada ajuda a mantê-lo bem hidratado enquanto seu metabolismo chuta em alta velocidade tentando aquecer seu corpo para cima.
Considerações finais
É importante manter a ingestão adequada de alimentos termogênicos, pois muitos deles contêm substâncias com reconhecido poder excitatório. Quando ingeridos em excesso, como no caso das fontes alcalóides (café, mate, guaraná e chá verde), eles causam insônia, batimentos cardíacos acelerados, náuseas e até convulsões.
Deve-se lembrar que a maneira mais saudável de perder peso é planejar um programa alimentar com um nutricionista que permita ajustar a ingestão de calorias de forma equilibrada em macro e micronutrientes.
No entanto, é notável os benefícios dos alimentos termogênicos que ajudam a acelerar a perda de peso. Por exemplo, você pode preparar pimentões vermelhos assados recheados com frango ou uma salada verde temperada com azeite de oliva. Também é bom comer pedaços de abacaxi na sobremesa ou café como digestivo.