Benefícios da jabuticaba: uma das frutas mais raras e exóticas
A jabuticaba é uma fruta exótica com alto teor de vitamina C que pode gerar vários benefícios à saúde. Ela também concentra muitos antioxidantes de qualidade em seu interior, portanto, sua inclusão no contexto de uma dieta variada e equilibrada é mais do que recomendada.
Vamos lhe mostrar o que é a jabuticaba, uma fruta exótica que se destaca por sua densidade nutricional e seu conteúdo fitoquímico.
Conheça mais a jabuticaba
Jabuticaba é um fruto de origem Brasileira, e, mais particularmente, no estado de Minas Gerais. Ela cresce sobre uma árvore de folha caduca grande, que pode chegar a 8-10 metros – 25-25 pés de altura.
O fruto cresce diretamente do tronco e os galhos da árvore, que dá a jabuticabeira uma aparência muito incomum quando na fruta. O fruto é pequeno e redondo, do tamanho de uma uva de mesa. Jabuticaba tem uma única semente, uma pele grossa e escura, de cor púrpura.
Embora a palavra jabuticaba também tenha o significado Tupi “lugar onde as tartarugas são encontradas” cresce na maioria das regiões do Brasil. Sua identificação com Minas Gerais é tão forte que a jabuticabeira aparece no brasão de armas da cidade de Contagem, e outra cidade, em Minas Gerais, Sabará, apresenta um festival de jabuticaba anualmente.
Devido a estas propriedades medicinais potentes, jabuticaba é considerado o principal candidato a seguir guaraná e açaí para os mercados da América do Norte e Europa, como a próxima “super fruta”. No momento em que o mercado para este fruto e seus produtos em quase inteiramente nacional, mas que a situação pode mudar em um futuro próximo.
Durante a temporada do fruto em Minas Gerais, quando milhares de vendedores ambulantes vendem a fruta em pequenos sacos de rede, as calçadas e as ruas ficam manchadas de roxo.
A maior parte da colheita de jabuticaba é comida fresca, mas a fruta tem muitos usos culinários e medicinais também. Na culinária ela é transformada em geléia, suco, licor e vinagre. A jabuticaba é rica em antioxidantes benéficos, e tem elevados níveis de ferro.
9 Benefícios da Fruta de Jabuticaba para Saúde
Como mencionado, chamamos os benefícios dessa fruta de “possíveis” devido à falta de muitas pesquisas sobre ela até o momento. Isso significa que é difícil dizer com certeza que, se você comer a jabuticaba, terá esses benefícios. Tenha isso em mente ao ler esta seção.
Contém antioxidantes
A jabuticaba contém grandes quantidades de antioxidantes, como antocianinas e taninos. Estudos comprovaram que esses antioxidantes possuem propriedades anti-inflamatórias, anticâncer e antienvelhecimento.
Isso significa que ela pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer e retardar o processo de envelhecimento. Os antioxidantes dessa fruta também podem proteger suas células dos danos causados pelos radicais livres, que podem estar relacionados ao desenvolvimento de determinadas doenças.
Promove a saúde intestinal
A jabuticaba contém fibras prebióticas que promovem a saúde intestinal ao estimular o crescimento de bactérias boas no intestino. Isso pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e reduzir a inflamação no trato digestivo. Ela também pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, inibindo o crescimento de bactérias ruins.
Pode ajudar a reduzir a pressão arterial
Um estudo publicado no Journal of Nutrition mostrou que o extrato de jabuticaba tem o potencial de reduzir a pressão arterial em ratos com hipertensão. Entretanto, são necessários estudos em humanos para confirmar esse benefício.
Rica em nutrientes essenciais
A jabuticaba é rica em nutrientes essenciais, como vitamina C, cálcio e ferro. Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Ela também é uma boa fonte de fósforo e fibras, que são importantes para a saúde geral.
Processamento da jabuticaba
Ademais, quando se trata de consumir a jabuticaba, há várias opções possíveis. Uma opção a se considerar é consumir a jabuticaba em sua forma natural, ou seja, crua. No entanto, ela também é muito agradável quando usada na preparação de geleias, sucos, mousses ou bolos. Há ainda a oportunidade de obter o produto em pó para adicionar a smoothies, iogurtes e pães.
Contudo, lembre-se de que você não deve desconsiderar a casca do alimento. É nela que se concentra a maior parte da fibra. Sendo assim, se você usar apenas a polpa, terá uma alteração mais significativa nos níveis de glicose no sangue, o que, a médio prazo, pode levar a problemas no funcionamento do pâncreas.
eu amo jabuticaba queria uma cestona cheia de jabuticabas
eu amo jabuticaba queria uma cestona cheia de jabuticabas
Eu sinto que quando chupo jabuticaba mas engulo todas as cascas o meu diabéte abaixa .Se eu engolir só o liquido e as sementes ele sobe porque sera?
Eu sinto que quando chupo jabuticaba mas engulo todas as cascas o meu diabéte abaixa .Se eu engolir só o liquido e as sementes ele sobe porque sera?