Os benefícios do pêssego vão além do sabor. Veja as maravilhas da fruta

Os benefícios do pêssego vão além do seu sabor doce e suave e da sua utilização em diversas receitas de doces e sucos. Não é a toa que essa é uma das frutas favoritas dos brasileiros

Amplamente vendidos pelo Brasil e pelo mundo, os pêssegos são frutas populares e muito fáceis de trabalhar em diversos estilos de receitas, atravessando sabores e formatos variados.

Sobre o pêssego

A espécie mais convencional e popular do pêssego é a Prunus pérsica, que faz uma alusão à passagem do fruto pela Pérsia.

O gênero do pêssego é a Prunus, que corresponde também a frutos como cerejas, ameixas, entre outros. Na família Rosaceae, o pêssego divide espaço com outros frutos como o morango.

Documentos indicam que o cultivo do pêssego é quase tão antigo quanto o início da agricultura, estimando seu início a quatro mil anos.

Estudos conferem o surgimento do pêssego na China, local onde a espécie é cultivada a milhares de anos.

O pêssego foi, então, trazido da Índia e do Oriente Média, passando pela Pérsia e alcançando a Grécia, onde tornou-se popular no continente europeu.

A espécie chegou às Américas no século XVI, sendo amplamente apreciada pelos ingleses e franceses.

Estrutura do Pêssego

O pêssego conta com uma camada externa bem suave, que protege e reveste sua carne, contando com uma textura diferenciada e uma coloração amarelada, alaranjada ou avermelhada.

Dentro, envolvida na polpa, encontramos uma grande semente.

Cultivos do Pêssego

Os pessegueiros crescem facilmente, portanto, seu cultivo é de ampla extensão em lugares de temperaturas bem frias e latitudes tropicais ou equatoriais.

Países como Equador, Colômbia, Etiópia, Índia e Nepal são os de maior influência no cultivo e na conservação do pêssego, adaptando a tolerância deste ao frio.

Países de origem do Pêssego

Mesmo com a dúvida sobre sua procedência, é afirmado que o pêssego se originou na China, com o cultivo cerca de 2000 anos antes de Cristo.

pessego-beneficios

Benefícios do  Pêssego para saúde!

1. Baixas Calorias

Pêssego é maravilhosamente delicioso, de baixa calorias e não contêm gorduras saturadas.

No entanto, eles estão cheios de saúde, minerais e vitaminas.

2. Antioxidante

O total medido força anti-oxidante – valor ORAC de 100 g de frutas pêssego é 1814 TE – equivalentes Trolex.

Outros benefícios do Pêssego estão ligados a presença de substâncias antioxidantes, como a vitamina C.

Esta, tem efeitos antioxidantes e é necessário para a síntese do tecido conjuntivo do corpo.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, e ajudar elimina os radicais livres nocivos.

Pêssego contem flavonóides é fenólico poli antioxidantes, como a luteína, zea-xanthin e ß-criptoxantina.

Estes compostos atuam ajudando a proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel em processos de envelhecimento e de várias doenças.

3. Fonte de Vitamina A

Os frutos frescos são uma fonte também moderada de vitamina A e betacaroteno. betacaroteno é uma pró-vitamina A, que se converte em vitamina A no organismo.

A vitamina A é essencial para a visão. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável.

Consumo de frutas naturais ricos em vitamina A é conhecido por oferecer protecção contra cancros do pulmão e da cavidade oral.

4. Fonte de Minerais

Pêssego é ricos em muitos minerais vitais, tais como o fluoreto de potássio e de ferro.

O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

O flúor é um componente dos ossos e dentes e é essencial para a prevenção de cáries dentárias.

O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corpo que ajudam a regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

beneficios-pessego

Veja no vídeo mais sobre os benefícios do Pêssego para Saúde!

Veja mais sobre o cultivo do fruto de Pêssego!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

 

Pêssego
Prunus persica

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 39 Kcal 2%
Carboidratos 9,54 g 7%
Proteínas 0,91 g 1,5%
Gorduras totais 0,25 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1,5 g 4%
Vitaminas
Folatos 4 µg 1%
Niacina 0,806 mg 5%
Ácido pantotênico 0,153 mg 3%
Piridoxina 0,025 mg 2%
Riboflavina 0,031 mg 2,5%
Tiamina 0,024 mg 2%
Vitamina A 326 IU 11%
Vitamina C 6,6 mg 11%
Vitamina E 0,73 mg 5%
Vitamina K 2,6 µg 2%
Eletrólitos
Sódio 0 mg 0%
Potássio 190 mg 4%
Minerais
Cálcio 6 mg 0,6%
Ferro 0,068 mg 7,5%
Magnésio 0,25 mg 3%
Manganês 9 mg 2%
Fósforo 0,61 mg 3%
Selênio 11 mg 2%
Zinco 0,17 mg 1,5%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 162 µg
Cripto-xantina-β 67 µg
Luteína-zeaxantina 91 µg
Fitoesteróis 39 Kcal 2%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

USDA National Nutrient Database (em inglês);

Nutrition and You (em inglês);

Health Line (em inglês).

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