Conheça os benefícios do Nabo e porque você deve consumi-lo

Os benefícios do nabo são amplamente conhecidos em outros locais do mundo, sendo assim, porque não dar uma chance a esse vegetal?

Nabo é um vegetal de raiz nutritiva e muito requisitado em cozinhas em toda a Europa, Ásia e regiões do leste americano.

Nabo é um dos legumes de estação fria que pertencem dentro da ampla família Brassicaceae, que também inclui o repolho, couve de bruxelas, couve, etc.

As raízes têm sido cultivadas como alimento básico em períodos gregos e romanos antigos.

Embora, sua raiz bulbosa que é muito popular, é seus principais verduras frescas em vez mais nutritivos, várias vezes mais rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Nome científico: Brassica rapa (Rapifera Group).

Pequenas jovens nabos ou “nabos bebê” são chamados quando as raízes colhidas no início da fase de crescimento.

Eles são delicados, mais doce e comidos crus em saladas.

No entanto, à medida que avançam na idade e maturidade, o seu sabor torna-se firme mais pronunciado e textura e amadeirado.

Rutabaga, outro vegetal de raiz, está intimamente relacionado com nabos.

Rutabagas são maiores, mais redondo, principalmente apresentam coloração da polpa amarela, e mais doce do que nabos.

Benefícios do Nabo para saúde!

. Baixa caloria

Nabo contêm  poucas calorias vegetais de raiz, contém apenas 28 calorias por 100 g. No entanto, o nabo é muma boa fonte de anti-oxidantes, vitaminas, minerais e fibras dietéticas.

. Fonte de Vitamina C

Dentre os benefícios do nabo está a presença de bastante vitamina C; fornecer cerca de 21 mg ou 35% da DRA dessa vitamina por 100 g.

A vitamina C é um potente solúvel em água, anti-oxidante requerido pelo corpo para a síntese de colagênio.

Nabo também ajuda o organismo a eliminar os radicais livres prejudiciais, evita câncer, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade.

. Antioxidante

Nabo é o celeiro de muitos nutrientes vitais; contém certos minerais e vitaminas diversas vezes mais do que nas raízes.

Os verdes são muito ricos em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina C, carotenóides, xanthin e luteína.

Além disso, os topos folhosas são uma excelente fonte de vitamina K.

. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Além disso, a raiz de nabo é também são uma boa fonte de grupo do complexo B de vitaminas, como folatos, riboflavina, piridoxina, tiamina e ácido pantotênico.

. Fonte de Minerais

O nabo também é excelente fonte de minerais importantes, como cálcio, cobre, ferro e manganês.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Nabo
(Brassica rapa)

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 28 Kcal 1.5%
Carboidratos 6.43 g 5%
Proteínas 0.90 g 1.5%
Gorduras totais 0.10 g <1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1.8 g 5%
Vitaminas
Folatos 15 μg 4%
Niacina 0.400 mg 2.5%
Ácido pantotênico 0.200 mg 4%
Riboflavina 0.090 mg 7%
Tiamina 0.030 mg 2.5%
Vitamina A 0.040 mg 4%
Vitamina C 0 IU 0%
Vitamina E 21 mg 35%
Vitamina K 0.03 mg <1%
Eletrólitos
Sódio 39 mg 2.5%
Potássio 233 mg 5%
Minerais
Cálcio 30 mg 3%
Cobre 0.085 mg 9%
Ferro 0.30 mg 4%
Magnésio 11 mg 2.5%
Fósforo 0.134 mg 6%
Zinco 0.27 mg 2%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 0 µg
Cripto-xantina-β 0 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

USDA National Nutrient Database (em inglês);

Nutrition and You (em inglês);

Health Line (em inglês).

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