Você já conhece os Benefícios do Caju? Veja o que a fruta é capaz

Originário da árvore denominada como cajueiro, o caju, em verdade, se trata de um pseudofruto, ou seja, um falso fruto, já que o que a árvore produz na verdade é a castanha. Curioso para saber mais sobre os benefícios do caju? Continue lendo esse texto.

Podemos dizer que o fruto de caju se constitui de duas partes:

  1. A castanha – que se trata do fruto em si.
  2. O pedúnculo floral, que é a parte macia e que chamamos de caju.

A planta é de origem brasileira e apresenta uma adaptação muito boa para solos arenosos.

Ela foi levada para a Ásia e para a África pelos colonizadores europeus  devido a versatilidade e sabor exótico do fruto.

A planta atende pelo nome científico de Anacardium occidentale.

Composição do Cajueiro

O cajueiro é muito comum na região norte de nordeste do Brasil, sendo uma planta predominante dos climas mais quentes e de solos arenosos, formando uma árvore relativamente baixa e com bastante ramificações.

Os frutos de caju se desenvolvem e começam a aparecer no período em que as temperaturas aumentam – de agosto até novembro.

Os pés costumam ficar tão carregados que os galhos entortam-se e de longe é possível avistar os frutos.

Espécies e estrutura do Caju

O caju é um fruto bastante exótico e que pelo sabor adstringente acaba não agradando a todos, tendo algumas peculiaridades bem marcantes ao paladar.

Trata-se de um fruto de casca lisa e oleosa, de coloração amarela ou avermelhada, dependendo do grau de maturação ou da espécie.

Esse alimento possui um formato piriforme e fica preso a castanha, podendo ser solto e consumido fresco ou na preparação de pratos como doces e compotas.

Enquanto que a castanha precisa ser torrada com muito cuidado devido a alta quantidade de óleo presente na composição.

caju-beneficios

7 Benefícios do Fruto de Caju para Saúde!

1. Prevenção contra doenças

O primeiro dos benefícios da castanha de caju é o papel contra o câncer.

A fruta madura contém proantocianidinas, uma classe de flavonoides que realmente impede o crescimento das células cancerosas.

Estudos também têm demonstrado que o caju pode reduzir o risco de câncer de cólon.

Seu conteúdo de cobre de alta dota a semente com o poder de eliminar os radicais livres.

Também são boas fontes de fito químicos e antioxidantes que nos protegem das doenças do coração e câncer.

2. Baixo teor de gordura

Caju tem um menor teor de gordura do que a maioria das outras frutas.

Isso porque a maior parte de gorduras do caju é, sob a forma de ácido oleico, a gordura saudável para o coração mesmo monoinsaturados encontrados no óleo de oliva.

Estudos mostram que o ácido oleico tem benefícios para saúde cardiovascular, ajudando a reduzir os níveis de triglicérides, níveis elevados de que estão associados com um risco aumentado de doença cardíaca.

Castanhas de caju são maravilhosamente livres de colesterol e seu alto teor antioxidante ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares coronária.

3. Fonte de minerais

O magnésio em caju ajuda a baixar a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos.

O caju é rico em cobre mineral. Um componente essencial de muitas enzimas, o cobre desempenha o seu papel em uma ampla gama de processos.

Uma enzima que contém cobre a tirosinase, converte a tirosina em melanina, o que é o pigmento que dá o cabelo e pele a sua cor.

Sem o caju  de cobre são tão abundantes em, essas enzimas não seria capaz de fazer o seu trabalho.

Castanhas de caju são particularmente ricas em magnésio.

É um fato bem conhecido que o cálcio é necessário para ossos fortes, o magnésio também.

A maior parte do magnésio no corpo humano é em ossos.

Alguns dos nutrientes que ajudam a dar ossos a sua estrutura física e o restante situa-se na superfície do osso que é armazenada para o corpo para usar uma vez que necessita.

Cobre encontrado na castanha de caju é vital para a função de enzimas envolvidas na combinação de colágeno e elastina, proporcionando substância e flexibilidade nos ossos e articulações.

Insuficiência de magnésio leva a aumento da pressão arterial, a tensão muscular, enxaqueca, dor e fadiga.

Não surpreendentemente, os estudos têm demonstrado que o magnésio ajuda a diminuir a frequência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos.

4. Proteção contra cálculo biliar

Os dados coletados em 80.718 mulheres do Estudo de Saúde das Enfermeiras demonstra que as mulheres que comem pelo menos uma onça de nozes por semana, tais como o caju, têm um risco 25% menor de desenvolver cálculos biliares.

5. Controle de peso

Um dos melhores benefícios da castanha de caju é a ajuda no controle de peso.

Pessoas que comem essa a castanha duas vezes por semana são muito menos propensas a ganhar peso do que aqueles que raramente comem nozes além de diversos outros benefícios do caju.

Castanha de caju é de fato relativamente alta em gordura, mas é considerada “boa gordura”.

Isto pode ser atribuído à relação ideal de gordura na fruta, 01h02min:01 por saturados, monoinsaturados, poli-insaturados e, respectivamente.

Isso é recomendado pelos cientistas para a ponta de cima para a saúde.

Castanha de caju contém menos gordura do que a maioria das outras porcas populares, incluindo amendoim, nozes, amêndoas e nozes.

Eles são densos em energia e rica em fibras, tornando-os um lanche muito valioso para o gerenciamento de ganho de peso.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Caju para Saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Caju
Anacardium occidentale

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 17 Kcal <1%
Carboidratos 3.11 g 2.5%
Proteínas 1.21 g 2%
Gorduras totais 0.32 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1 g 3%
Vitaminas
Folatos 24 µg 6%
Niacina 0.451 mg 3%
Ácido pantotênico 0.204 mg 5%
Piridoxina 0.163 mg 13%
Riboflavina 0.094 mg 7%
Tiamina 0.045 mg 4%
Vitamina A 200 IU 7%
Vitamina C 17.9 mg 30%
Vitamina E 0.12 mg <1%
Vitamina K 4.3 µg 4%
Eletrólitos
Sódio 8 mg 0.5%
Potássio 261 mg 5.5%
Minerais
Cálcio 16 mg 1.6%
Ferro 0.37 mg 5%
Magnésio 18 mg 4%
Manganês 0.177 mg 8%
Fósforo 38 mg 5%
Selênio 0.2 µg <1%
Zinco 0.32 mg 3%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 120 µg
Cripto-xantina-β 0 µg
Luteína-zeaxantina 2125 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fonte

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