Os benefícios da Quinoa podem ser a resposta para reduzir a desnutrição

Os benefícios da Quinoa vem despertando curiosidade e um renovado interesse, especialmente entre os cientistas de alimentos, devido à sua característica sustentável e condições de crescimento.

Além disso, os benefícios da quinoa estão ligados aos seus índices de proteína, gordura e composição mineral.

O maior dos benefícios da Quinoa é que essa semente pode ser uma resposta para a redução da desnutrição em regiões propensas à fome em todo o mundo.

Quinoa não pertencem à classe cereal de grãos básicos.

Em vez disso, é uma semente, muito semelhante a outros da família de leguminosas (dicotiledóneas), como o amaranto.

No entanto, as sementes de quinoa apresentam proporcionalmente menor teor de gordura do que as sementes oleaginosas, por isso é vista como os outros grãos básicos.

Origem da semente de quinoa.

Quinoa é uma semente de grão incrivelmente nutritiva, obtido a partir da planta da família das leguminosas.

Ela cresce no planalto da região dos Andes sul-americano.

Quinoa pertence a família de ervas anuais.

Nome científico: Chenopodium quinoa.

Historia sobre quinoa.

Quinoa era usada culturalmente como fonte de alimento básico de Incas antes da chegada dos exploradores espanhóis, que os obrigou a abandonarem o cultivo.

Chisaya mamãe, conhecida como: “a mãe dos grãos”, comia regulamente a semente em suas refeições.

Isso fazia os incas acreditarem que a quinoa podia fornecer vida saudável e prolongada.

Cultivo da semente de quinoa.

A planta atinge cerca de 3-6 metros de altura e prefere bem drenados, pH neutro e solo arenoso.

No entanto, ela vive bem sob condições ambientais escassos e solos alcalinos.

É cultivada como uma das principais culturas no planalto chuva sombra da Bolívia, Peru, Chile e Equador.

Em seu habitat natural, quinoa começa floração (inflorescência).

Em julho, que se desenvolve, posteriormente, em sementes comestíveis em agosto de final até setembro.

Sementes de quinoa.

As sementes de quinoa é parecida com as sementes de amaranto, ambas apresentam a cor branco, cinza, rosa ao marrom-claro na cor dependendo do tipo de cultivar e medir cerca de dois milímetros de diâmetro.

As sementes de quinoa possuem revestimento exterior semente contendo substâncias amargas conhecidos como saponinas, que devem ser removidos antes de comer.

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8 Benefícios da quinoa para saúde!

1. Fonte de energia

100 gramas do grão de quinoa fornecem 368 calorias.

Os grãos são fontes moderadas de energia e calorias.Podem ser comparados a cereais como trigo, milho, arroz.

E a outros alimentos como grão de bico, feijão verde, feijão caupi e feijão fradinho.

2. Fonte de Proteína

Os grãos de quinoa fornecem de 14 a 18 gramas de proteína por 100 gr.

Constituem todos os aminoácidos essenciais necessários para o corpo humano, em excelentes proporções, especialmente em lisina.

Isso é, de outro modo, um aminoácido limitante em cereais, como trigo, milho, arroz.

3. Não contém glúten

Quinoa é um dos alimentos básicos sem glúten.

O glúten é a proteína presente em certos familiares grama grãos pode induzir dor de estômago e diarreia em indivíduos com doença celíaca.

4. Fonte de Fibra

Quinoa é rico em fibra dietética solúvel e insolúvel.

Um dos benefícios da Quinoa é fornecer 100 g 7 g ou 18,5% do requisito diário de fibra.

Fibra aumentar grosseria dos alimentos e ajudar a prevenir a constipação, acelerando o seu movimento através do intestino.

Na verdade, o tempo de trânsito gastrointestinal do alimento é grandemente diminuída.

Fibra também se liga a toxinas e ajuda na sua excreção do intestino e ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon de câncer.

Além disso, as fibras dietéticas se ligam a sais biliares (produzidos a partir de colesterol) e diminuir a sua re-absorção no cólon, assim, ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL no soro.

5. Complexo B

Quinoa grãos são realmente muito boas fontes de grupo do complexo B de vitaminas, a vitamina E (α-tocoferol) e ácidos graxos essenciais, como ácido linoléico e ácido linolênico-α (18:03).

100 g de grãos contêm 184 mg ou 46% dos níveis diariamente exigidos de folatos (B9).

6. Antioxidante

Um benefício importante do grão de quinoa é ser uma excelente fonte de vitamina A, ácido fólico e antioxidantes, como a luteína, caroteno, cripto-xantina e zea-xantina.

No total, estes compostos funcionam como poderosos antioxidantes, removendo os radicais livres prejudiciais do corpo.

Por isso, protege do câncer, infecções, envelhecimento e doenças neurológicas degenerativas.

7. Fonte de Minerais

Quinoa é uma excelente fonte de minerais como o ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês e magnésio.

O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

O ferro é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

O magnésio relaxa os vasos sanguíneos que conduzem ao cérebro e encontrado ter efeitos curativos sobre a depressão, e dor de cabeça.

O zinco é um co-fator em muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, a produção de esperma, a digestão e síntese de ácido nucleico.

O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e pressão sanguínea.

O manganês é usado pelo corpo como um co-fator para a enzima poderoso anti-oxidante, superóxido dismutase.

8. Aminoácidos

Um dos importantes benefícios da Quinoa é que ela apresenta todas as características de uma semente.

Além disso, compõe boas proporções de todos os aminoácidos essenciais, gorduras, amido, fibras, minerais e vitaminas.

O óleo de quinoa , extraído das suas sementes, de fato é uma excelente fonte de ácidos gordos essenciais e vitamina E .

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do grão de Quinoa para Saúde!

Perfil Nutricional do Grão de Quinoa!

Quinoa é alimentos de proteína de alta qualidade e é geralmente considerado como uma fonte adequada de todos os aminoácidos essenciais, incluindo a lisina e isoleucina.

Quinoa fornece uma variedade de fitonutrientes antioxidantes, incluindo ferúlico, cumárico, hidroxibenzóico e ácido vanílico. Flavonóides antioxidantes, incluindo a quercetina e kaempferol também são especialmente abundantes na quinoa. P

olissacarídeos Anti-inflamatórios em quinoa incluem arabinanos e rhamnogalacturonans. Muitos membros da família tocoferol vitamina E são fornecidos pela quinoa, incluindo quantidades importantes de gama-tocoferol.

Quinoa é uma boa fonte de manganês. Também é uma boa fonte de fósforo, cobre, magnésio, fibra dietética, folato, e zinco.

Informação importante sobre Quinoa!

Quinoa não é um alimento comumente alergénico e não é conhecido por conter quantidades mensuráveis ​​de purinas. Porque quinoa não pertence à família de plantas contendo trigo, aveia, cevada, centeio e, é também um alimento livre de glúten.

Alguns estudos também mostram uma maior digestibilidade do que o esperado para a quinoa, tornando-se um alimento menos provável de causar reações adversas. No entanto, como todos os membros da Amaranthaceae-Chenopodiaceae família de plantas – como espinafre, acelga, beterraba e, quinoa contém oxalatos, e às vezes em quantidades substanciais.

O conteúdo de oxalato de quinoa varia amplamente, mas até o extremo inferior da faixa de oxalato coloca quinoa na lista de cautela ou evitar para uma dieta com restrição de oxalato.

Aprenda preparar uma deliciosa salada com Quinoa!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Quinoa
Chenopodium quinoa

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 70 Kcal 3.5%
Carboidratos 18.59 g 14%
Proteínas 0.58 g 1%
Gorduras totais 0.19g 1%
Colesterol 0 g 0%
Fibra dietética 3.6 g 9.5%
Vitaminas
Folatos 7.6 mg 1.5%
Niacina 8 µg 2%
Ácido pantotênico 0.100 mg 1%
Piridoxina 0.100 mg 7.5%
Riboflavina 0.020 mg 1.5%
Tiamina 0.030 mg 2.5%
Vitamina A 7.5 mg 12.5%
Vitamina C 81 IU 3%
Vitamina E 0.73 mg 5%
Vitamina K 2.6 µg 2%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 161 mg 2.5%
Minerais
Cálcio 8 mg 0.8%
Ferro 0.113 mg 12.5%
Magnésio 0.15 mg 2%
Manganês 9 mg 2%
Fósforo 0.355 mg 15%
Selênio 17 mg 4.5%
Zinco 0.11 mg 1%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 0 µg
Cripto-xantina-β 253 µg
Luteína-zeaxantina 1447 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

 

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1 Comentário

  1. Bom dia ! Se puser ;Me indicar umas sementes pr ansiedade e compulsâo ja tomei varios medicamentos em Sjc com médicos especialistas nâo obtive nem um resultado bom ! Tico no aguardo.

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