Conheça os benefícios da Mandioquinha para sua saúde

São diversos os benefícios da mandioquinha para a saúde, pois ela tem vários nutrientes poderosos que serão apresentados neste artigo.

Além de ser um dos vegetais intimamente relacionados à família das cenouras, ela tem aparência similar e características de crescimento como outros membros da família Apiaceae, assim como a salsa, aipo, cominho e endro.

 

Botanicamente, a mandioquinha pertence à Umbelliferae – Apiaceae família do gênero: Pastinaca . Pastinaca sativa é uma cultura bienal  do inverno nativo no Mediterrâneo.

Estrutura da mandioquinha

No primeiro ano, a mandioquinha cresce cerca de 1-1,5 metros de altura e tem raízes subterrâneas, que geralmente são colhidas após a primeira geada da temporada.

Se deixado em repouso, a planta da mandioquinha se desenvolve aglomerados em forma de guarda-chuva de pequenas flores amarelas e sementes durante a próxima temporada.

Tem raízes grossas, carnudas parecido com o da cenoura, nas cores branco ou creme, com sabor mais doce do que a cenoura.

Cultivo da mandioquinha

A geada do inverno é essencial para uma boa colheita da mandioquinha, como geada converte a maior parte do amido em açúcares e ajuda a desenvolver melhor algumas raízes, até mesmo o nabo.

A mandioquinha é geralmente colhida quando atinge entre cerca de seis a dez centímetros de comprimento, puxando a planta inteira, juntamente com sua raiz , mesmo método das cenouras.

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Conheça os benefícios da mandioquinha para a nossa saúde!

A mandioquinha contém mais açúcar do que a cenoura, rabanete e o nabo . 100 g fornecem até 75 calorias podendo comparar com algumas frutas como bananas e uvas. No entanto, o seu doce, suculento é rico em vários nutrientes que beneficiam nossa saúde fito-nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

1. Fonte de fibras

Um dos melhores benefícios da Mandioquinha é que ela é uma excelente fonte de fibras dietéticas solúveis e insolúveis. 100 g de raiz fornece 4,9 mg ou 13% de fibra.

O consumo adequado de fibras na dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, obesidade e condições de constipação.

2. Antioxidante

Mandioquinha como em cenouras e outros membros da família Apiaceae legumes, pastinaca também contém muitos poli-acetileno antioxidantes, como falcarinol, falcarindiol, panaxydiol, e metil-falcarindiol .

3. Proteção contra o câncer

Vários estudos de cientistas da Universidade de Newcastle em Tyne descobriram que esses compostos têm função anti-inflamatória, anti-fúngicos e anti-câncer e oferecer proteção contra o câncer de cólon e leucemia linfoblástica aguda.

4. Antioxidante

Mandioquinha contém bons níveis de vitamina C, fornece cerca de 17 mg ou 28% da RDA.

A vitamina C é um poderoso solúvel em água anti-oxidante, facilmente disponíveis para nós a partir de fontes naturais.

Ele ajuda o corpo a manter o tecido conjuntivo saudável, dentes e gengiva. A sua propriedade anti-oxidante ajuda a proteger de doenças e cancros pelos radicais livres prejudiciais do organismo.

5. Fonte de Complexo B

Mandioquinha tem a raiz rica em diversos grupos do complexo B de vitaminas, tais como ácido fólico, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantoténico, assim como vitamina K e vitamina E.

6. Fonte de minerais

Além disso, também tem níveis saudáveis de minerais como o ferro, o cálcio, cobre, potássio, manganês e fósforo.

O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea por efeitos de sódio combate.

Veja no vídeo uma Receita Saudável de Nhoc para aproveitar todos os benefícios da Mandioquinha!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Mandioquinha
Umbelliferae Apiaceae

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 75 Kcal 4%
Carboidratos 17,99 g 14%
Proteínas 1,20 g 2%
Gorduras totais 0,30 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 4,9 g 13%
Vitaminas
Folatos 67 µg 17%
Niacina 0,700 mg 4%
Ácido pantotênico 0,600 mg 12%
Piridoxina 0,90 mg 7%
Riboflavina 0,050 mg 4%
Tiamina 0,090 mg 7,5%
Vitamina A 0 IU 0%
Vitamina C 17 mg 29%
Vitamina E 22,5 µg 19%
Vitamina K 67 µg 17%
Eletrólitos
Sódio 10 mg <1%
Potássio 375 mg 8%
Minerais
Cálcio 36 mg 3,5%
Cobre 0,120 mg 13%
Ferro 0,59 mg 7,5%
Magnésio 29 mg 7%
Manganês 0,560 mg 24%
Fósforo 71 mg 10%
Selênio 1,8 µg 3%
Zinco 0,59 mg 5%
Fito-nutrientes
α-Caroteno 0 µg
Β-Caroteno 0 µg
Cripto-xantina-β 0 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fonte

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