Veja os benefícios da Lichia na sua alimentação

Um dos benefícios da Lichia é justamente por ela ser deliciosa e suculenta ou “Litchi” lembra a chegada do verão.

Botanicamente, essa fruta exótica pertence à família das Sapindaceae e chamado cientificamente como Litchi chinensis.

O chineses L. é uma árvore frutífera tropical nativa das altitudes baixas das províncias de Fukien Kwangtung e do sul da China.

A árvore de Lichia tem um crescimento lento, árvore de porte médio perene com densa, folhagem todo coberto, e lisa, tronco, ramos frágeis e cinza.

Pode chegar a altura 40-50 pés. Lichia, não só atraente na primavera, quando os sprays enormes de flores adornam a árvore, mas também é um espetáculo impressionante para os amantes da natureza, quando a árvore está cheia de frutos.

Na estrutura, o fruto é uma drupa, oval, em forma de coração ou quase redonda, mede cerca de 3-5 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro e pesam cerca de 10 g.

Na aparência, o fruto tem semelhanças estreitas com longan e frutos rambutan. Sua superfície exterior é coberta com casca de couro bruto ou com casca de cor-de-rosa. A casca pode ser facilmente removível nos frutos maduros.

Lichias frescas são facilmente disponíveis nos mercados de julho a outubro, cerca de 120-140 dias após o florescimento.

No interior, a polpa é constituída de porção comestível ou arilo que é branco, translúcido, doce e suculento. A fruta tem sabor doce, perfumado e delicioso para saborear.

A polpa tem único, brilhante semente nut-like castanho, 2 cm de comprimento, e 1-1,5 cm de diâmetro. As sementes, assim como em sapotizeiro, não são tóxicas, mas não deve ser consumido.

5 Benefícios da Lichia para Saúde!

1. Fonte de Fibras e muito mais

Lichia contêm 66 calorias por 100 g, comparável as uvas.

Ela não tem gorduras saturadas ou colesterol, mas compõem de boas quantidades de fibra dietética, vitaminas e antioxidantes.

2. Ajuda na redução do peso e muito mais

Pesquisas sugerem que oligonol, um polifenol de baixo peso molecular, é encontrado em abundância em frutas lichia.

Oligonol é pensado para ter ações de vírus anti-oxidantes e anti-gripe.

Além disso, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo nos órgãos, reduzir o peso, e proteger a pele dos raios UV prejudiciais. Takuya Sakurai Kyorin University, Japão, Biosci. Biotechnol. Biochem., 72 (2), 463-476, 2008).

3. Fonte de Vitaminas C

Outro benefício da Lichia é que, como frutas cítricas, é uma excelente fonte de vitamina C; 100 g frutas frescas fornecer 71,5 mg ou 119% do recomendado diariamente valor.

Estudos sugerem que o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer prejudiciais, pró-inflamatórias radicais livres.

4. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Lichia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, niacina, e folatos.

Essas vitaminas são essenciais, pois eles funcionam, atuando como cofatores para ajudar o corpo a metabolizar os carboidratos, proteínas e gorduras.

5. Fonte de Minerais

Lichia contém uma quantidade muito boa de minerais como potássio e cobre.

O potássio é um componente importante de células e fluidos do corpo ajuda o controle da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, assim, oferece proteção contra as doenças cardíacas coronárias e acidente vascular cerebral.

O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

Veja no vídeo como essa fruta pode ajudar no emagrecimento além de outros benefícios da lichia!

Aprenda também como plantar uma muda corretamente para aproveitar todos os benefícios da lichia!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Lichia
Litchi chinensis

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 66 kcal 3,3%
Carboidratos 16,53 g 12,7%
Proteínas 0,83 g 1,5%
Gorduras totais 0,44 g 2%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1,3 g 3,5%
Vitaminas
Folatos 14 µg 3,5%
Niacina 0,603 mg 3,5%
Ácido pantotênico 7,1 mg 1%
Piridoxina 0,100 mg 9%
Riboflavina 0,065 mg 5%
Tiamina 0,011 mg 1%
Vitamina A 0 mg 0%
Vitamina C 71,5 mg 119%
Vitamina E 0,07 mg 0,5%
Vitamina K 0,4 µg 0,3%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 171 mg 3,5%
Minerais
Cálcio 5 mg 0,5%
Cobre 0,148 mg 16%
Ferro 0,31 mg 4%
Magnésio 10 mg 2,5%
Manganês 0,055 mg 2,5%
Fósforo 31 mg 4,5%
Selênio 0,6 µg 1%
Zinco 0,07 mg 0,5%
Fito-nutrientes
α-Caroteno 0 µg
Β-Caroteno 0 µg
Cripto-xantina-β 0 µg
Luteína-zeaxantina 66 kcal 3,3%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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