Conheça os benefícios da goiaba, essa fruta tão comum no Brasil

Conheça os benefícios da goiaba, uma fruta tropical rica em nutrição e muito consumida no Brasil.

Com o seu único sabor, aroma, e de promoção da saúde qualidades, a fruta se encaixa facilmente na categoria de novos alimentos funcionais, muitas vezes chamado de “super frutas”.

É um arbustotropical ou de baixo crescimento pequena árvore provavelmente teve origem no Oriente Américas.

Conheça mais a respeito dos benefícios da goiaba!

A parte interna da goiaba consiste de uma variação de cores, de acordo com o tipo de cultivo, podendo ser branca, rosa, amarela ou vermelha.

Os frutos maduros da goiaba têm um sabor rico, com sabor doce-azedo.

Cada fruta contém numerosas pequenas, semi-rígidos sementes comestíveis, concentrados principalmente no centro.

Goiaba realmente prosperar em ambos os climas úmidos e secos e podem tolerar breves períodos de períodos de frio, mas consegue sobreviver apenas alguns graus de geada.

Adaptabilidade faz uma colheita comercial preferida em algumas áreas tropicais.

Botanicamente, esta fruta maravilhosa pertence dentro da família das mirtáceas do gênero: Psidium.

Nome científico: Psidium guajava.

Durante cada temporada, a goiabeira tem rodada numerosos, frutos ovóides ou em forma de pera que são cerca de 5-10 cm de comprimento e pesam cerca de 50-200 g.

Diferentes cultivos são cultivados em todo o mundo que, variam amplamente no sabor, cor, celulose e sementes.

O fruto é macio quando maduro, com aroma almiscarado doce e cremoso na textura.

goiaba-beneficios

Benefícios da Goiaba para saúde!

1. Baixa Caloria

Um dos benefícios da goiaba é justamente seu baixo teor calórico e de gorduras.

Mas, ainda assim, contém várias vitaminas vitais, minerais e antioxidantes poli-compostos fenólicos e flavonóides.

Esses nutrientes desempenham um papel fundamental na prevenção de câncer, anti-envelhecimento, etc.

2. Fonte de Fibras

A fruta é muito rica fonte de fibra dietética solúvel (5,4 g por 100 g de fruta, cerca de 14% do DRA).

Ou seja, um dos benefícios da goiaba é ser um bom laxante granel.

O teor de fibra ajuda a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a toxinas, bem como a ligação a produtos químicos cancerígenos no cólon.

3. Fonte de Vitamina C

Goiaba-fruta é uma excelente fonte de vitamina antioxidante-C.

100 g frutas frescas fornece 228 mg desta vitamina, mais de três vezes o DRI (ingestão diária recomendada).

A carne só debaixo de sua casca grossa externa contém níveis excepcionalmente altos de vitamina C do que sua polpa cremosa interior.

Estudos científicos demonstraram que o consumo regular de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer causar câncer radicais livres prejudiciais do corpo.

Além disso, é necessário para a síntese de colagénio dentro do corpo.

O colagénio é a principal proteína estrutural do corpo humano necessário para a manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos, ossos etc.

4. Fonte de Vitamina A

A fruta é uma boa fonte de vitamina A, e flavonóides, como beta-caroteno, licopeno, luteína e criptoxantina.

Os compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes e, portanto, essencial para uma ótima saúde.

Além disso, a vitamina-A também é necessária para manter as membranas mucosas saudáveis ​​e pele.

Consumo de frutas naturais ricos em caroteno é conhecido por proteger contra os cânceres de pulmão e da cavidade oral.

5. Previne contra câncer

100 g de rosa goiaba fornece 5204 mg de licopeno, quase o dobro da quantidade do que em tomates.

Estudos sugerem que o licopeno em goiabas rosa evita danos à pele dos raios UV e oferece proteção contra o câncer de próstata.

6. Fonte de Potássio

A fruta fresca é uma fonte muito rica de potássio.

Ele contém mais potássio do que outras frutas como a banana por peso peso.

O potássio é um componente importante de células e fluidos do corpo que ajuda a controlar a frequência cardíaca ea pressão arterial.

7. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Além disso, o fruto é também uma fonte moderada de vitaminas do complexo B.

Ou seja, contém ácido pantoténico, niacina, vitamina-B6 (piridoxina), vitamina E e K.

8. Fonte de Minerais

Outro benefício da goiaba para a saúde é ser fonte de sais minerais como o magnésio, o cobre, e manganês.

O manganês é usado pelo corpo como um co-factor para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

Veja no vídeo mais sobre os benefícios da goiaba para saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Goiaba
Psidium guajava

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 68 Kcal 3,5%
Carboidratos 14,3 g 11,5%
Proteínas 2,55 g 5%
Gorduras totais 0,95 g 3%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 5,4 g 14%
Vitaminas
Folatos 49 µg 12,5%
Niacina 1,084 mg 7%
Ácido pantotênico 0,451 mg 9%
Piridoxina 0,110 mg 8,5%
Riboflavina 0,040 mg 3%
Tiamina 0,067 mg 5,5%
Vitamina A 624 IU 21%
Vitamina C 228 mg 396%
Vitamina E 0,73 mg 5%
Vitamina K 2,6 µg 2%
Eletrólitos
Sódio 2 mg 0%
Potássio 417 mg 9%
Minerais
Cálcio 18 mg 2%
Ferro 0,230 mg 2,5%
Magnésio 0,26 mg 3%
Manganês 22 mg 5,5%
Fósforo 0,150 mg 6,5%
Selênio 11 mg 2%
Zinco 0,6 mcg 1%
Fito-nutrientes 0,23 mg 2%
Β-Caroteno
Cripto-xantina-β 374 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

USDA National Nutrient Database (em inglês);

Nutrition and You (em inglês);

Health Line (em inglês).

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