Chalota – Conheça os benefícios da chalota para saúde!

Chalota tem o  formato parecido como de lâmpadas finas, pertencem a família Allium de vegetais de raiz. Em geral, elas diferem das cebolas em ser menor, e crescem em cachos de lâmpadas do sistema radicular de cada planta. Conheça os benefícios da chalota em sua dieta nesse texto!

Chalota é caracteristicamente menos pungência do que a de cebola e alho , que os torna um dos ingredientes preferidos dos chefs de todo o mundo faz.

Chalota provavelmente tem origem na região da Ásia Central e hoje, cultivada como uma das principais culturas comerciais em todos os continentes. Botanicamente, ele também gosta de seu companheiro do bulbo e da haste (alho-poró) vegetais pertencem ao Alliaceae família do gênero Allium . Nome científico: Allium cepa var. aggregatum.

Chalota é perene de estação fria, no entanto, eles têm crescido como culturas anuais como cebolas. A maneira mais fácil cultivá-las é a partir de conjuntos, geralmente disponíveis nos centros de jardim próximo.

A planta atinge cerca de 50 cm de altura e tem 1-5 dentes de bulbilhos logo abaixo da superfície. Leva cerca de 100 dias, quando as lâmpadas estão prontas para a colheita.

Chalota madura é então curado sob ar seco e armazenado na mesma maneira como as cebolas. Como em outras espécies de allium, top greens de chalota e cabeças de flores também são consumidos em muitas partes do mundo.

Benefícios da chalota para saúde!

1. Antioxidante 

Chalota têm melhor perfil nutricional de cebola.

Em peso por base o peso, eles têm mais anti-oxidantes, minerais e vitaminas do que as cebolas.

Chalota é  uma fonte rica de flavonoides antioxidantes, tais como quercetina.

Além disso, eles contêm compostos anti-oxidantes de enxofre, tais como dissulfeto dialil, trisulfide diallyl e dissulfeto de alilo propilo .

Estes compostos convertem a alicina por ação enzimática após a interrupção de sua superfície celular enquanto esmagamento, e cortar.

2. Colesterol

Os estudos mostram que a alicina reduz a produção de colesterol através da inibição da HMG-CoA redutase da enzima nas células do fígado.

Além disso, verificou-se também ter actividades anti-bacterianas, anti-virais e anti-fúngicos.

3. Circulação sanguínea

Um dos benefícios da Chalota é a melhora na circulação do sangue.

A alicina também diminui a rigidez dos vasos sanguíneos, liberando vasodilatador química de óxido nítrico (NO).

Assim, ajuda a trazer uma redução na pressão arterial total.

Outros estudos sugerem que a alicina inibe a formação de coágulo de plaquetas nos vasos sanguíneos, que ajuda a diminuir o risco global de doença arterial coronariana (DAC), doença vascular periférica (DVP) e acidente vascular cerebral.

4. Prevenção contra o câncer

Outro destaque entre os benefícios da Chalota são os compostos fitoquímica allium e dissulfeto de alilo.

Em cebola tem propriedades anti-mutagênicas – protegem contra câncer, e anti-diabético (ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos).

5. Fonte de Vitaminas

Chalota contém várias vezes mais concentração de vitaminas e minerais do que em cebolas, especialmente de vitamina A , piridoxina , folato, tiamina, vitamina C, etc.

Piridoxina (B-6) ajuda aumenta os níveis de GABA químicas no cérebro que ajudam a acalmar a irritabilidade nervosa.

Além disso, 100 g de cebolas frescas têm 1190 UI (35% RDA) de vitamina A.

A vitamina A é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra cancros do pulmão e da cavidade oral.

Além disso, um dos benefícios da Chalota é ser fonte de minerais e electrólitos de cebolas, particularmente de ferro , cálcio, cobre , potássio e fósforo.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Chalotas
Allium cepa var. Aggregatum

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 72 kcal 3,6%
Carboidratos 16,80 g 13%
Proteína 2,50 g 5%
Gordura total 0,10 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Vitaminas
Folatos 34 µg 9%
Niacina 0,200 mg 1,5%
Ácido pantotênico 0,290 mg 6%
Piridoxina 0,345 mg 26,5%
Riboflavina 0,020 mg 2%
Tiamina 0,060 mg 5%
Vitamina A 1190 UI 35%
Vitamina C 8 mg 13%
Eletrólitos
Sódio 12 mg 1%
Potássio 334 mg 7%
Minerais
Cálcio 37 mg 4%
Cobre 0,088 mg 10%
Ferro 1,20 mg 15%
Magnésio 21 mg 5%
Manganês 0,292 mg 13%
Fósforo 60 mg 8,5%
Selênio 1,2 µg 2%
Zinco 0,40 mg 4%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

 

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