Os Benefícios da Berinjela: veja porque inserir esse alimento em sua dieta

Um dos benefícios da berinjela é justamente ser um vegetal de baixa caloria para aqueles que tem perfil de alimentação saudável.

Boa notícia para os vigilantes do peso!

A berinjela é colhida geralmente quando atingem a maturidade, mas curto de maturação plena fase.

O vegetal é popularmente conhecido como berinjela, mas no mundo ocidental. Botanicamente, pertence à família Solanaceae e nomeado como Solanum melongena .

A planta atinge cerca de 3-4 pés de altura em tempo rápido e dá muitos frutos. Cada fruta tem a pele lisa, brilhante.

Internamente, possui uma cor branca com inúmeras sementes pequenas, macias arranjadas de forma centralizada.

A  planta perene da Berinjela é nativa subcontinente indiano e agora cultivada em várias regiões tropicais e subtropical.

Existem diversas variedades de berinjela são cultivadas em todo o mundo.

Dependendo do tipo de cultivo,  varia muito em tamanho, forma e cor.

Geralmente, os tipos de berinjela se dividem em duas grandes categorias, ou em forma oval, ou fino e alongado.

6 Benefícios do Vegetal de Berinjela para Saúde!

1. Baixas calorias

Um dos Benefícios da Berinjela é ser muito baixa em calorias e gorduras, mas rica em fibras solúveis.

100 g fornece apenas 24 calorias, mas contribui com cerca de 9% da RDA (dose diária recomendada) de fibra.

2. Controle do colesterol

Um dos mais conhecidos Benefícios da Berinjela é a ajuda para controlar o colesterol.

Pesquisas realizadas no Instituto de Biologia da Universidade Estadual Paulista, Brasil sugeriu que a berinjela é eficaz para controlar o colesterol alto.

3. Combate o câncer, o envelhecimento e inflamações

A casca ou pele – variedades azul / roxo profundos, de berinjela tem quantidades significativas de flavonóides fenólicos fitoquímicos chamados antocianinas.

Estudos científicos têm demonstrado que estes anti-oxidantes têm potenciais efeitos sobre a saúde contra o câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.

4. Poderosa antioxidante

Força antioxidante total medido em termos de capacidade de absorção de oxigênio radical (ORAC) da berinjela é 993 mol TE/100 g.

No valor de 15, são um dos alimentos com baixo índice glicêmico (IG) legumes.

5. Fonte de vitaminas

Berinjela contém boas quantidades de diversos grupos do complexo B de vitaminas essenciais tais como o ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3).

Estas vitaminas estão essencial no sentido de que o corpo requer a partir de fontes externas para repor e necessária para o metabolismo da gordura, proteína e hidratos de carbono.

6. Fonte de minerais

Além disso, berinjela é também uma boa fonte de minerais como manganês, cobre, ferro e potássio.

O manganês é usado como um co-factor para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

Potássio é um importante electrólito intracelular ajuda a combater os efeitos hipertensores de sódio.

Veja no vídeo mais sobre os benefícios da berinjela para saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Berinjela (Solanum melongena),

Valor nutricional por 100 g
Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 17 Kcal <1%
Carboidratos 3,11 g 2,5%
Proteínas 1,21 g 2%
Gorduras totais 0,32 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1 g 3%
Vitaminas
Folatos 24 µg 6%
Niacina 0,451 mg 3%
Ácido pantotênico 0,204 mg 5%
Piridoxina 0,163 mg 13%
Riboflavina 0,094 mg 7%
Tiamina 0,045 mg 4%
Vitamina A 200 IU 7%
Vitamina C 17,9 mg 30%
Vitamina E 0,12 mg <1%
Vitamina K 4,3 µg 4%
Eletrólitos
Sódio 8 mg 0,5%
Potássio 261 mg 5,5%
Minerais
Cálcio 16 mg 1,6%
Ferro 0,37 mg 5%
Magnésio 18 mg 4%
Fósforo 0,177 mg 8%
Zinco 38 mg 5%
Fito-nutrientes 0,2 µg <1%
Β-Caroteno 0,32 mg 3%
Cripto-xantina-β
Luteína-zeaxantina 120 µg
Energia 0 µg
Carboidratos 2125 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fonte

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