Uvas: propriedades, benefícios e dica de consumo

15 de abril de 2013 4 minutos de leitura

Você sabia que, além de deliciosa, a uva é uma fonte maravilhosa de vitaminas e substâncias terapêuticas, com excelentes benefícios para a saúde?

As frutas desempenham um papel muito importante na dieta, juntamente com os vegetais, fornecendo as vitaminas e os minerais necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

Conheça mais a uva

Muitas pessoas conhecem a uva, apreciando suas aplicações e especialmente suas bebidas, como o vinho, que é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo todo, mas o que talvez as pessoas não conheçam é a história da uva. 

Portanto, vamos lançar luz sobre a uva. A uva, fruto da videira, pertence à família das Vitaceae e tem uma ampla variedade de usos, incluindo a produção de doces, vinhos, passas e suco, entre outros produtos Além disso, é possível consumi-la crua.

Provavelmente, o cultivo das uvas teve início entre 6 mil e 8 mil anos atrás na região que hoje chamamos de Oriente Médio. Devido à presença natural de leveduras na casca das uvas, elas logo foram utilizadas para a produção de bebidas alcoólicas.

Existem muitas espécies de uvas atualmente no mundo, sendo as mais famosas as seguintes: Vitis vinifera, muito comum na Europa e amplamente utilizada para a produção de vinhos; Vitis labrusca, originária dos Estados Unidos; Vitis riparia, uma uva comum na América do Norte; Vitis rotundifolia, encontrada em praticamente todo o mundo e frequentemente usada na produção de doces; e Vitis aestivalis, utilizada principalmente na fabricação de vinhos.

8 benefícios da uva para a sua saúde

Além de nutritivas, as uvas têm um efeito benéfico em nosso organismo, devido à presença de substâncias muito saudáveis. Aqui estão 8 benefícios importantes que as uvas trazem ao nosso organismo:

A uva lhe da energia

Em comparação com outras frutas, o teor de carboidratos das uvas é maior, o que as torna uma boa fonte de energia. Também contêm carboidratos facilmente absorvíveis, tornando-as uma excelente fonte de energia rápida para quem pratica esportes.

Mas cuidado, se você não pratica esportes, é necessário moderar o consumo, pois os carboidratos podem ser armazenados em forma de gordura no corpo. Esse é um dos componentes da uva que é excelente para esportistas.

Elas evitam a oxidação

As uvas oferecem um efeito antioxidante protetor para o fígado e os rins, frequentemente afetados pelo consumo de álcool, graças ao seu elevado teor de substâncias conhecidas como “compostos fenólicos”, como o resveratrol e os polifenóis.

A uva atua na prevenção de diabetes e hipertensão

Especialmente as uvas pretas ou vermelhas contêm altas quantidades de compostos chamados “fitonutrientes”, que ajudam com um efeito protetor a prevenir doenças como: diabetes, hipertensão, entre outras.

Elas previnem o estresse oxidativo

Seu principal componente, o resveratrol, é encontrado na casca das uvas, e é por isso que recomendamos consumi-las sem remover a casca. O composto que mencionamos é amplamente conhecido por sua capacidade de atacar o estresse oxidativo, que está relacionado ao aparecimento de câncer e, especificamente, ao crescimento de tumores malignos. Interessante… não é mesmo?

A uva protege seu coração

Os flavonoides (polifenóis) estão amplamente ligados à prevenção de doenças cardíacas devido à sua capacidade de evitar o aumento do colesterol LDL (o colesterol ruim no sangue). O que eles fazem? Os flavonoides encontrados nas sementes de uva ajudam o sangue a chegar adequadamente ao coração.

Ajudam a combater a prisão de ventre

As uvas ajudam a prevenir a prisão de ventre devido ao seu alto teor de fibras e água, ideal para regular o trânsito intestinal e prevenir problemas de prisão de ventre. Elas também favorecem a eliminação do ácido úrico, um composto que, em excesso, pode endurecer as articulações, gerando assim uma doença chamada “gota”.

Favorecem o desenvolvimento do feto durante a gravidez

O consumo de uvas durante a gravidez é benéfico porque ajudará o bebê a se desenvolver da maneira correta. Visto que, elas são ricas em ácido fólico, que ajuda a evitar que o bebê sofra anomalias ou malformações em seu desenvolvimento.

Veja mais no vídeo sobre os benefícios do fruto de uva para a saúde

8 comentários em “Uvas: propriedades, benefícios e dica de consumo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.