Sementes de coentro fazem sucesso na cozinha desde os tempos antigos

As sementes de coentro são pequenas e a sua utilização remonta a tempos antigos tanto na culinária como no tratamento medicinal tradicional.

Planta nativa da região sudeste da Europa, ela é extensivamente cultivada em toda a Europa, Oriente médio, China, Índia e Turquia.

É denominada Cilantro no leste. Essa planta é uma herbácea, cresce até aproximadamente 60 cm de altura, apresentando ramificações.

As plantas maduras apresentam flores de coloração rosa que subsequentemente tornam-se sementes ovais.

As sementes medem cerca de 4 a 6 milímetros de diâmetro com um orifício central contendo óleo essencial.

As sementes de coentro podem ser colhidas quando a planta apresenta coloração marrom e as folhas começam a secar e cair.

As sementes imaturas são de coloração verde clara e de sabor amargo.

Para o seu cultivo prepare as sementes secando-as por vários dias.

Tradicionalmente para separar as sementes da casca, elas são submetidas à abrasão.

Sementes de coentro

Sementes de coentro trazem benefícios à saúde

Propriedades medicinais

 As sementes de coentro possuem ação antioxidante.

Composição química

O aroma das sementes é proveniente das substâncias voláteis contidas no óleo essencial e devido aos seus ácidos graxos.

Alguns importantes ácidos graxos presentes na semente de coentro são ácido petroselínico, ácido linoleico (ômega 6), ácido oleico, e ácido palmítico.

Sistema digestivo

  • O óleo essencial das sementes contém: linalol (68%), α-pineno (10%), geraniol, canfeno, terpeno, etc.

Esses compostos são responsáveis por suas propriedades digestivas e antiflatulentas.

Beber alguns goles do extrato das sementes de coentro pode ser um eficiente remédio contra a flatulência.

  • As sementes de coentro são ricas em fibras dietéticas.

10g contêm 41,9g de fibra, muitas das quais insolúveis.

As fibras dietéticas aumentam o bolo fecal ao absorver água do sistema digestivo e assim facilitando a motilidade intestinal.

Redução do LDL colesterol

As fibras dietéticas se ligam aos sais biliares, sintetizados partir do colesterol, e reduzem sua absorção no cólon, auxiliando dessa maneira, a redução dos níveis séricos de LDL colesterol.

Prevenção do câncer

As fibras das sementes de coentro protegem a mucosa do cólon contra o câncer.

Fonte de Minerais

As sementes de coentro são excelentes fontes dos minerais: ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês, zinco e magnésio.

  • O cobre é essencial para a produção de células sanguíneas.
  • O ferro é essencial para o metabolismo celular e formação das células sanguíneas.
  • O zinco é um cofator de muitas enzimas, regulando o crescimento e o desenvolvimento; a formação de esperma, a digestão e a síntese de ácidos nucléicos.
  • O potássio é importante componente da célula e dos fluidos corporais que auxiliam no controle do ritmo cardíaco e pressão arterial.
  • O organismo utiliza o manganês como cofator da enzima antioxidante superóxido dismutase.

Vitaminas

  • Diferente de outras sementes, as sementes de coentro contém grande quantidade de vitamina C.

100 gr dessas sementes fornecem 21 miligramas ou 35% da ingestão dietética recomendada de vitamina C.

  • As sementes são fontes de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e niacina.

Seleção e armazenamento

As sementes de coentro de qualidade possuem um sabor apimentado.

Prefira as sementes inteiras ao invés do pó da semente, já que o pó pode muitas vezes estar adulterado.

Armazene as sementes de coentro em local fresco, seco, escuro e em recipientes herméticos. Dessa maneira ele pode ser armazenado por vários meses.

Pode ser moído em moinho manual sempre que necessário.

As sementes de coentro em pó devem ser armazenadas em recipientes herméticos e mantidas em geladeira.

Use o pó da semente de coentro o mais rápido possível para que este não perca o seu sabor devido à evaporação das substancias voláteis.

Tabela Nutricional

Conheças os princípios nutricionais das sementes de coentro (quantidade por 100g)

SEMENTES DE COENTRO
Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 298 kcal 15%
Carboidratos 54,99 g 42%
Proteína 12,37 g 22%
Gordura total 17,77 g 60%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 41,9 g 110%
Vitaminas
Folatos 1 µg <1%
Niacina 2,130 mg 13%
Riboflavina 0,290 mg 22%
Tiamina 0,239 mg 20%
Vitamina A 0 UI 0%
Vitamina C 21 mg 35%
Eletrólitos
Sódio 35 mg 2%
Potássio 1267 mg 27%
Minerais
Cálcio 709 mg 71%
Cobre 0,975 mg 108%
Ferro 16,32 mg 204%
Magnésio 330 mg 83%
Manganês 1,900 mg 82%
Fósforo 409 mg 39%
Zinco 4,70 mg 43%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Uso culinário

Para obter o pó das sementes de coentro elas devem ser submetidas à torrefação em fogo baixo imediatamente antes de serem moídas.

O processo de torrefação produz compostos aromáticos.

Exemplos de uso:

  • São utilizadas para dar sabor a molhos, bolos, ensopados e miúdos.
  • As folhas do coentro assim como suas sementes, têm sido usadas como um condimento aromático na culinária chinesa, indiana, paquistanesa, árabe e europeia.
  • Um prato típico da culinária russa chamada pão Borodinsky utiliza sementes de coentro.
  • Na Índia, o coentro em pó é utilizado como condimento em ensopados, marinados, chutney, conservas e molhos.

Uso medicinal

Propriedades medicinais

As sementes de coentro são empregadas devido às suas propriedades antiflatulentas e digestivas em uma variedade de preparações.

Sistema digestivo

As sementes podem ser mastigadas para prevenir a halitose.

Aviso de segurança

Em pequenas quantidades, não possuem efeitos adversos à saúde.

Podem ser utilizadas de maneira segura pelas gestantes.

Fontes

O chá da raiz de chicória traz mais benefícios à saúde do que o café
Cogumelo morel: veja os benefícios dessa delícia culinária para a saúde
Noz-moscada: poderoso afrodisíaco, tempero e medicamento
Semente de feno-grego, saúde da prevenção do câncer à amamentação.
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