Segurelha é uma deliciosa erva antioxidante que você precisa conhecer

19 de fevereiro de 2018 5 minutos de leitura
segurelha

Você pode reconhecer a planta do ano por sua doçura. Uma erva semelhante ao tomilho, é medicinal que pode beneficiar sua saúde quando usada como remédio natural. Embora pertençam à mesma família, são diferentes da segurelha-de-verão.

É amplamente utilizado na culinária, especialmente para conservar alimentos. Contudo, apesar de sua origem na Ásia, os alimentos dessa região existem apenas na dieta mediterrânea. Esse produto também é popular na Itália.

Conheça mais a segurelha

As especiarias são amplamente utilizadas no tratamento do trato gastrointestinal, mas também são conhecidas como cebolinha, especialmente na culinária francesa e mediterrânea.

Tem propriedades afrodisíacas (estimulantes da libido) e curativas que ajudam contra câncer, úlceras, picadas de insetos, infecções intestinais, câncer e infecções na garganta. Tem um sabor suave e um aroma adocicado. 

É uma das ervas tradicionais usadas na culinária do Leste Europeu e da América. A erva é muito tolerante às condições climáticas e prefere crescer em pleno sol. 

Benefícios da segurelha para a saúde

Antes de mais nada, as folhas de segurelha e brotos macios tem propriedades de alta qualidade, que são conhecidas como propriedades antioxidantes, preventivas de doenças e promoção da saúde. Além disso, a fibra dietética na erva ajuda a reduzir LDL ou colesterol ruim enquanto aumenta o HDL ou níveis bons de colesterol. 

As folhas de segurelha contêm muitos fenóis de óleo voláteis essenciais, como timol e carvacrol, bem como compostos como linalol, camphene, cariofileno, terpineol, mirreno e outros terpenoides. O timol, um dos óleos essenciais importantes, tem sido cientificamente encontrado com características anti-sépticas e antifúngicas. 

Além disso, outro composto fenólico, o carvacrol na segurelha inibe o crescimento de muitas cepas de bactérias, incluindo E. coli e Bacillus cereus. Carvacrol, portanto, tem sido usado como aditivo alimentar saudável e conservante para suas propriedades anti-bacterianas. Ele também dá um gosto tangente agradável e uma manjerona como sabor à comida.

Fonte de vitaminas e minerais

A segurelha é uma excelente fonte de minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde ideal. Suas folhas e rebentos são uma das fontes mais ricas de potássio, ferro, cálcio, magnésio, manganês, zinco e selênio.

O potássio é um componente importante que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Bem como, o corpo também utiliza manganês como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase, substâncias presentes na erva.

O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. A erva é também uma fonte rica de muitas vitaminas importantes, tais como vitaminas do grupo complexo B, vitamina A, vitamina C, niacina, tiamina e piridoxina. 

Salgado seco fornece 1,810 mg de vitamina B-6 ou piridoxina; fornecendo cerca de 130% de RDA. A piridoxina mantém os níveis de GABA (neurotransmissor calmante) no cérebro, que tem função de estress-buster. 

A vitamina C ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e a eliminar radicais livres prejudiciais e pró-inflamatórios. A vitamina-A é uma vitamina e antioxidante solúvel em gorduras que são necessárias para manter a mucosa e a pele saudáveis ​​e também é essencial para uma boa visão.

Consumo de frutas naturais ricas em flavonóides como a vitamina A, carotenos ajuda a proteger contra câncer de pulmão e cavidade oral. A segurelha seca tem níveis incrivelmente altos de vitaminas e minerais, veja:

100 g de segurelha seca (% da dose diária recomendada): 

  • 120% de fibra dietética,
  • 25% de niacina,
    130% de vitamina B-6 (piridoxina),
  • 83% de vitamina C,
  • 177% de vitamina A,
  • 474% de ferro,
  • 210% de cálcio,
  • 94% de magnésio e
  • 265% de manganês

Tudo isso sem colesterol.

Usos medicinais

A segurelha contém muitos óleos essenciais valiosos, famosos por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ademais, como no tomilho, a água salgada tibia destilada é usada para gargantas de garganta para ajudar a aliviar os sintomas de dor de garganta e bronquite.

Os constituintes nesta parte da erva, especialmente os brotos de florescimento, têm funções anti-sépticas, carminativas (anti-flatulência), digestivo (ajuda a digestão), expectorante (ajuda a curar a garganta), estômago e anti-reumática (alivia a dor nas articulações).

Dicas de consumo

Além disso, você pode encontrar as formas frescas e secas da segurelha no mercado. Para preparar um segurelha seco, os primeiros seis a oito centímetros das seções de ervas precisam estar colhidos antes ou durante a floração. Normalmente, corte os rebentos e as folhas espalhadas nas telas ou na folha de papel e deixe secar à temperatura ambiente.

As folhas secas devem então ser retiradas das hastes, armazenadas em um recipiente de vidro bem fechado e mantidas em local fresco, escuro e seco, onde ele irá manter-se bem por muitos meses. 

Suas partes têm um sabor levemente picante. Esta erva possui excelentes qualidades de mistura com outras ervas. Para manter o cheiro e o sabor intactos, adicione a erva salgada nos momentos finais da cozedura, uma vez que a cozedura prolongada pode resultar na evaporação de seus óleos essenciais.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. Gernot Katzer’s Spice and herb pages (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.