Sapodila, sabe por que ela é uma fruta curiosa e a sensação da Asia?

Sapodila é uma fruta tropical de polpa macia e facilmente digerível composta de açúcares simples como frutose e sacarose.

Em outras palavras é uma fruta doce e saborosa como uma manga ou uma banana.

Cada fruta sapodila é uma baga oval ou redonda e mede cerca de 10 cm de diâmetro e pesa cerca de 150g. Uma árvore tem até 2.000 frutas / ano.

Sapodila

Curiosidades da Sapodila

A fruta Sapota tem superfície externa cinza / marrom, arenosa, tipo kiwifruit, mas sem confusão.

Os frutos não maduros possuem polpa branca, dura e não comestível que secreta láxia pegajosa contendo substância tóxica saponina.

Este látex lácteo desaparece gradualmente, e sua carne branca torna-se marrom como a fruta madura.

Uma vez amadurecida, torna-se macia, adquire um sabor doce e uma textura lisa ou granulada com sabor leve e almiscarado.

Contém cerca de 3-10 sementes não comestíveis, pretas, lisas e brilhantes localizadas no centro.

A fruta é de alta caloria: 100 g fornece 83 KCal (quase o mesmo que as calorias em batata doce e banana)

Benefícios da sapodila

  • Sapodila é uma excelente fonte de fibra dietética (5,6 g / 100g), o que o torna um bom laxante em massa.
    Este conteúdo de fibra ajuda a aliviar os episódios de constipação e ajudar a proteger a mucosa do cólon de toxinas cancerígenas.
  • A fruta é rica em taninos compostos polifenólicos antioxidantes.
    Os taninos são uma família compósita de polifenóis que ocorrem naturalmente.
    Estudos de pesquisa sugerem que os taninos possuem propriedades adstringentes e que apresentam potenciais efeitos anti-inflamatórios, antivirais, antibacterianos e antiparasitários.
    Assim, esses compostos podem encontrar aplicações úteis em medicamentos tradicionais como antidiarréicos, hemostáticos (paradas de sangramento) e como remédio para hemorróidas.
  • Além disso, o efeito antiinflamatório dos taninos ajuda a limitar condições como gastrite erosiva, esofagite de refluxo, enterite e distúrbios intestinais irritantes.
    Algumas outras frutas que também são ricas em taninos incluem caqui e uva.
  • O Sapote contém uma boa quantidade de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C (24,5% da dose diária recomendada por 100 g de fruta) e vitamina A.
    A vitamina A é essencial para a visão.
    Também é necessário para manter a mucosa e a pele saudáveis.
    O consumo de frutos naturais ricos em vitamina A tem sido conhecido por oferecer proteção contra câncer de pulmão e cavidade oral.
    Assim também, o consumo de alimentos que contêm vitamina C ajuda o organismo a desenvolver resistência para combater agentes infecciosos e ajudar a eliminar os radicais livres prejudiciais do corpo humano
  • A sapodila madura é uma boa fonte de minerais como potássio, cobre, ferro e vitaminas como folato, niacina e ácido pantotênico.
    Esses compostos são essenciais para a saúde ideal, pois envolvem vários processos metabólicos no corpo como cofactores para as enzimas.

Colheita e momento de consumo

É difícil dizer quando uma sapodila está pronta para a colheita.

O fruto maduro parece marrom e facilmente se separa do caule sem o vazamento de látex.

Uma forma de saber se a fruta está madura é raspar a sapodila para se certificar de que a pele não é verde por baixo do espelho.

No comércio, selecione sapodilla fresca com pele lisa e intacta e sem cortes / rachaduras, hematomas ou rugas.

Uma vez madura, a fruta apenas cede a uma pressão suave do polegar. Essa é uma boa forma de descobrir se ela está boa para o consumo.

Como consumir

Lave a casca de areia antes de comer em água fria.

A sapodilha fresco deve ser comido quando se torna macio.

Corte a fruta em duas metades, depois cole a carne usando uma colher e descarte as sementes.

A fruta deve ser apreciada sem quaisquer adições para experimentar o seu sabor único.

Dicas de consumo:

  • Seções frescas de sapota são uma excelente adição às saladas de frutas.
  • Sapodilla-milkshake (chikoo milkshake), um tipo de smoothie é uma das bebidas favoritas na Ásia.
  • Também é usada em gelados, gelatina, bolos, torta etc.

Fontes

  1. Subtropical gardening. (em inglês).
  2. USDA National Nutrient database (em inglês).

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.