Rúcula: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde

6 de janeiro de 2014 6 minutos de leitura
rucula

A rúcula (Eruca sativa) é usada como condimento em saladas devido ao seu sabor levemente amargo e picante. Uma salada com rúcula é uma boa maneira de ajudar a prevenir úlceras estomacais. No entanto, a rúcula é famosa por suas qualidades afrodisíacas.

Séculos atrás, os antigos romanos descobriram as propriedades dessa planta. Misture as folhas verdes da rúcula com outros afrodisíacos naturais e especiarias, como lavanda, alface, endro e chicória. Adicioná-las aos seus molhos ou saladas especiais pode aumentar a potência.

Conheça mais a rúcula

A rúcula (Erucula vesicaria) é uma hortaliça picante originária da região do Mediterrâneo, onde é consumida pelo menos desde a época dos romanos, quando era considerada afrodisíaca. Também é conhecida como rúcula, rúcula, ruqueta, jaramago ou agrião italiano. É um vegetal crucífero, como a couve, o brócolis ou a couve de bruxelas, e oferece muitos dos mesmos benefícios.

Tradicionalmente, a rúcula é colhida no campo e não era cultivada em larga escala até recentemente. Rúcula, também conhecida como salada ou foguete de jardim, é um vegetal verde folhoso nutritivo de origem mediterrânea. Rúcula pertence à família Brassicaceae semelhante como mostarda, couve-flor e couve.

Salada de rúcula é uma baixa erva pequena, crescendo anual com dente de leão, como suculentas, alongado, lobular deixa com veias verdes. Em plantas jovens, no entanto, as folhas verdes claras parecem idênticas às de espinafre. Folhas tenras jovens apresentam doce, noz, sabor e menos sabor picante em contraste com sabor forte, picante de verdes maduras.

Rúcula tem um crescimento rápido e colheita de estação fria. A rúcula prefere solos bem drenados, fértil e cheios de sol para florescer. Em geral, a rúcula cresce para cerca de 2-3 metros de altura com flores comestíveis de cor creme-branco. Suas folhas estão prontas para colher dentro de 40 dias da semeadura da semente.

4 benefícios da rúcula para a nossa saúde

Com o aumento da popularidade dessa planta na cozinha, cresceu também o interesse de especialistas e pesquisadores em destacar sua bondade e possíveis benefícios. Abaixo está uma lista dos mais importantes deles.

Redução do risco de câncer

Embora uma dieta saudável e rica em vegetais geralmente reduza o risco de câncer, estudos demonstraram que determinados grupos de vegetais podem ter benefícios específicos contra o câncer.

Uma meta análise associou o consumo de mais vegetais crucíferos a um risco geral de câncer menor do que a média, juntamente com uma redução na mortalidade por todas as causas.

Além disso, os vegetais crucíferos contêm glicosinolatos, substâncias contendo enxofre, que o corpo decompõe em uma variedade de compostos benéficos, como o sulforafano. Esse composto pode inibir o desenvolvimento de células cancerígenas em seus estágios iniciais.  

Prevenção da osteoporose

A rúcula é rica em vários nutrientes essenciais para a saúde óssea, incluindo cálcio, magnésio e vitamina K. Essa vitamina melhora a saúde óssea ao aumentar a densidade óssea. Essa vitamina melhora a saúde dos ossos por desempenhar um papel essencial na mineralização óssea.

Diabetes

Vários estudos descobriram que o consumo de vegetais reduz o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2. Um estudo relata que os vegetais de folhas verdes são especialmente benéficos.

Além disso, a rúcula e outros vegetais crucíferos são uma boa fonte de fibras, o que ajuda a regular a glicose no sangue e pode reduzir a resistência à insulina. Os alimentos ricos em fibras fazem com que as pessoas se sintam saciadas por mais tempo.

Saúde do coração

O consumo de vegetais, principalmente de vegetais crucíferos, têm efeitos protetores sobre o coração e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association relata que o consumo de uma dieta rica em vegetais crucíferos pode reduzir a aterosclerose em mulheres idosas. A aterosclerose é uma condição na qual a placa se acumula nas artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.

Processamento da rúcula

A rúcula é fácil de cultivar, mesmo em uma varanda ou peitoril de janela. Quando comprada no mercado ou colhida fresca, deve ficar armazenada na geladeira e consumida em até dois dias. Você pode adicionar rúcula a qualquer salada, não apenas as folhas, mas também as flores e as sementes.

Com tomates-cereja, grão-de-bico cozido, nozes, algumas folhas de rúcula, azeite de oliva e limão, você terá uma salada completa e deliciosa. Ela também combina perfeitamente com frutas cítricas e bagas.

Na Itália, é comum cobrir a pizza com rúcula depois de assada. Você também pode consumi-la com nachos, sanduíches e wraps. A rúcula pode ser usada como alternativa ao manjericão para fazer pesto. Quando você cozinha a rúcula, ela perde um pouco de seu sabor apimentado e fica mais suave.

Dicas de consumo

Portanto, a maneira mais comum de consumir esse vegetal é cru. Basta lavá-lo e ele estará pronto para ser consumido ou usado na preparação de diferentes pratos.

Em geral, a maneira mais comum de servir é sozinho ou acompanhado de outros ingredientes e temperado com azeite e sal. No entanto, há mais possibilidades de inovar e desfrutar de seus benefícios. Você pode adicioná-lo a:

  • Saladas de todos os tipos, pois combina bem com um grande número de alimentos: tofu, frango, grão-de-bico, tomate, burrata, nozes etc.
  • Sanduíches e torradas, com tomate, queijo fresco ou abacate.
  • Pizzas. Depois de sair do forno, elas dão um toque visual muito atraente e um contraste delicioso.
  • Alguns molhos, por exemplo, pesto (como substituto do manjericão).

Em sopas, frituras ou em um prato de macarrão. Você pode integrá-la a essas receitas e experimentar a rúcula cozida. Essas são boas opções para pessoas que acham seu sabor um pouco forte.

Ademais. deve-se ter em mente que a rúcula não se mantém fresca por muito tempo. Portanto, é recomendado não armazenar a judia por mais de um ou dois dias antes do consumo para que possa ser consumida em boas condições.

Veja mais sobre os benefícios do vegetal de rúcula para saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.