Nectarina, a deliciosa “irmã do pêssego”

A nectarina é uma fruta “irmã” do pêssego. Além de parecida visualmente, seu sabor doce e suculento também é bastante próximo.

Praticamente igual ao pêssego, a nectarinas se diferencia pela superfície lisa e tamanho um pouco menor.

Mas, suas semelhanças terminam aí, pois, nutricionalmente falando, essas frutas são bem distintas umas das outras.

Originária da China, a nectarina precisa de um inverno gelado seguido de um clima quente para o desenvolvimento adequado das flores e frutos.

Nectarina

Benefícios da nectarina para a saúde

  • As deliciosas e suculentas nectarinas são baixas em calorias (100 g fornecem 44 KCal) e não possuem gorduras saturadas.
  • A fruta é rica em antioxidantes promotores de saúde, nutrientes de plantas, minerais e vitaminas.
  • As nectarinas frescas tem pequenas quantidades de vitamina C. 100 g fornece 5,4 mg ou cerca de 9% dos níveis diários recomendados.
    A vitamina C tem efeitos antioxidantes e necessária para a formação de tecido conjuntivo dentro do corpo humano.
    O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e ajuda a eliminar os radicais livres nocivos.
  • As nectarinas têm concentrações pequenas, mas saudáveis, de outras vitaminas antioxidantes, como vitamina-A, vitamina E e antioxidantes polifenóticos de flavonóides luteína, zeaxantina e ß-criptoxantina .
    Esses compostos ajudam a atuar como eliminadores de proteção contra radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ROS) que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doenças.
    Além disso, a vitamina A também é necessária para manter mucosa saudável e pele. O
    consumo de frutas naturais ricas em vitamina A é conhecido por oferecer proteção contra câncer de pulmão e cavidade oral.
  • Essa fruta é uma fonte saudável de algumas vitaminas e minerais do complexo B, como niacina, ácido pantotênico, tiamina e piridoxina.
  • Além disso, contém uma proporção adequada de minerais e eletrólitos, como potássio, ferro, zinco, cobre e fósforo.
    O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.
    O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajudam a regular a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

Informações nutricionais

Veja a tabela abaixo para uma análise aprofundada dos nutrientes da Nectarina segundo a USDA (National Nutrient database)

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 44 Kcal 2%
Carboidratos 10,55 g 8%
Proteína 1,06 g 2%
Gordura total 0,32 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1,7 g 5%
Vitaminas    
Folatos 5 μg 1%
Niacin 1,125 mg 7%
Ácido pantotênico 0,185 mg 4%
Piridoxina 0,025 mg 2%
Riboflavina 0,027 mg 2%
Tiamina 0,034 mg 3%
Vitamina A 332 IU 11%
Vitamina C 5,4 mg 9%
Vitamina E 0,77 mg 5%
Vitamina K 2,2 μg 2%
Eletrólitos    
Sódio 0 mg 0%
Potássio 201 mg 4%
Minerais    
Cálcio 6 mg 0,6%
Cobre 0,086 mg 9%
Ferro 0,28 mg 3,5%
Magnésio 9 mg 2%
Manganês 0,54 mg 2,5%
Fósforo 26 mg 4%
Zinco 0,17 mg 1,5%
Phyto-nutrientes    
Caroteno-ß 150 μg
Crypto-xantina-ß 98 μg
Luteína-zeaxantina 130 μg

Seleção e armazenamento

A escolha da fruta fresca ideal é feita selecionando das nectarinas mais macias com a superfície lisa.

Evite frutas duras ou verdes, pois quando são colhidas prematuramente tem pouco sabor.

Caso selecione verdes, mantenha à temperatura ambiente até amadurecerem.

Procure não selecionar frutas com sinais de defeitos na superfície, enrugados, fissuras e punções.

Não se preocupe com manchas. Pequenas manchas salpicadas marrom na superfície são uma característica natural e aceitável para pêssegos e nectarinas.

Mas, não se esqueça: a nectarina madura perece cedo e deve ser colocada na geladeira, mas deve ser levada à temperatura ambiente antes de comer para desfrutar do seu rico sabor natural.

Dicas de consumo

As nectarinas suculentas têm um sabor delicioso e textura doce e cremosa.

A fruta pode ser consumida in natura, juntamente com a sua pele. Para facilitar, você pode cortar a fruta em duas metades e separar a semente com o auxílio de uma faca.

Para preparar, lave-os suavemente em água fria, esfregue com um pano macio.

Para descascar, use a mesma técnica que nos pêssegos. Marque uma pequena cruz na base. Mergulhe na água fervente apenas por um minuto e imediatamente mergulhe em água fria para esfriar rapidamente. Em seguida, remova a pele da cruz.

Outras formas de consumo:

  • A nectarina pode ser fatiada e adicionada a saladas de frutas e sobremesas.
  • O fruto pode ser usado para fazer geleias e gelatina.
  • Também pode ser usada na preparação de torta, crumble, sopa, torta, cheesecake etc.

Fontes:

  1. Pêssegos e nectarina: Virginia Cooperative Extension (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information – Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. USDA National Nutrient Database (em inglês).
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