15 Motivos para Comer Maçãs: conheça os benefícios dessa fruta

Motivos para comer maçãs é o que não falta! Além de saborosa, a maçã contém benefícios ótimos para a saúde. Por isso, esse artigo traz 15 motivos para você consumir diariamente.

Muitos de nós esquecemos que, às vezes, as respostas mais simples são as melhores.

Para obter uma saúde melhor, lembre-se dos motivos para comer maçãs diariamente.

Dentre 15 motivos para comer maçãs, está a fibra chamada Pectina.

Uma maçã de tamanho médio contém cerca de 4 gramas de fibra Pectina.

A pectina é classificada como uma fibra solúvel, fermentáveis e viscosos, uma combinação que lhe dá uma enorme lista de benefícios à saúde.

Veja abaixo 15 motivos para comer maçãs!

1. Dentes mais brancos, dentes saudáveis

Uma maçã não substituirá sua escova de dente, mas morder e mastigar uma maçã estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária, diminuindo os níveis de bactérias.

Isso já não é um ótimo motivo para para comer maçãs?

2. Evita a doença de Alzheimer

Um dos importantes motivos para comer maçãs é a prevenção contra o Alzheimer.

Um novo estudo realizado em ratos mostra que beber suco de maçã pode manter Alzheimer longe e prevenindo os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Estudos com camundongos que foram alimentados com uma dieta de maçã avançada apresentaram maiores níveis da neurotransmissora acetilcolina e fizeram os melhores resultados em testes de labirinto do que aqueles com uma dieta regular.

3. Protege contra o Parkinson

Uma pesquisa feita demonstrou que as pessoas que comem frutos e outros alimentos ricos em fibras obtiveram a quantidade de proteção contra Parkinson.

Essa é uma das doenças caracterizadas pela destruição das células do cérebro nervosas produtoras de dopamina.

Os cientistas têm ligado esta à potência radical-luta livre dos antioxidantes aqui contidos.

4. Previne e trata todos os tipos de câncer

Um ótimo motivo para comer maçãs é a prevenção e a ajuda no tratamento contra o câncer.

Os cientistas da Associação Americana para Pesquisa do Câncer concordam que o consumo de flavonoides ricos – maçãs podem ajudar a reduzir o seu risco de desenvolver câncer de pâncreas em até 23%.

Pesquisadores da Universidade de Cornell identificaram vários compostos-triterpenóides em casca de maçã.

Elas têm potentes anti- crescimento das células de câncer no fígado, cólon e mama.

A sua investigação anterior descobriu que os extratos a partir de maçãs inteiras podem reduzir o número e o tamanho dos tumores mamários em ratos.

Enquanto isso, o Instituto Nacional do Câncer em os EUA recomendou uma ingestão de fibras para reduzir o risco de câncer colorretal.

5. Diminui o risco de diabetes

Mulheres que comem pelo menos uma maçã por dia são 28 % menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não comem maçãs.

Maçãs são carregadas com fibra solúvel, à chave para o embotamento oscilações de açúcar no sangue.

6. Reduz o colesterol

A fibra solúvel encontrada em maçãs absorvem as gorduras no intestino, que se traduz em níveis mais baixos de colesterol e uma vida mais saudável para você.

7 . Mantém o Coração mais saudável

Um extenso corpo de pesquisa relacionou a ingestão de fibra solúvel de alta com um lento acúmulo de colesterol rico em placas nas artérias.

O composto fenólico encontrado na casca da maçã também impede que o colesterol que recebe em seu sistema de solidificação em paredes das artérias.

Quando a placa se acumula dentro de suas artérias, reduz o fluxo sanguíneo para o coração, levando a doença arterial coronariana.

8. Previne cálculos biliares

Os cálculos biliares se formam quando há muito colesterol na sua bile para que permaneça no estado líquido, de modo que se solidifica.

Eles são particularmente prevalentes nos obesos.

Para evitar cálculos biliares, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras para ajudar você a controlar seu peso e os níveis de colesterol.

9. Previne e trata da diarreia e constipação

Nada pior que ter fome e medo de piorar a diarreia ou ter o intestino preso. Ambos males são péssimos na mesma medida. Então, esses são belos motivos para comer maçãs.

Se você não pode ir ao banheiro ou você simplesmente não pode parar, fibra encontrada na maçã pode ajudar.

Fibra pode puxar a água para fora do seu cólon para manter as coisas se movendo, ou absorver o excesso de água a partir do seu banco para diminuir suas entranhas para baixo.

10. Neutraliza a síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável é caracterizada por constipação, diarreia, dor abdominal e inchaço.

Para controlar estes sintomas os médicos recomendam ficar longe de alimentos lácteos e gordurosos, enquanto incluindo uma alta ingestão de fibras em sua dieta.

11. Previne hemorroidas

Hemorroida é uma veia inchada no canal anal e, embora não uma ameaça à vida, essas veias podem ser muito dolorosas.

Elas são causadas por excesso de pressão nas áreas pélvica e retal.

Parte integrante de controlar a constipação, a fibra pode evitar que você esticar demais quando vai ao banheiro e, assim, ajudar a aliviar as hemorroidas.

12. Controle de peso

Muitos problemas de saúde estão associados com o excesso de peso, entre eles doenças cardíacas, derrame, pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono.

Para controlar seu peso e melhorar sua saúde geral, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras. Alimento rico em fibras vai encher-se sem lhe custar muitas calorias.

13. Desintoxica o fígado

Estamos constantemente consumindo toxinas, seja de bebidas ou alimentos, e seu fígado é responsável por limpar as toxinas para fora do seu corpo.

Muitos médicos são céticos das dietas de desintoxicação da moda, dizendo que eles têm o potencial de fazer mais mal do que bem.

Felizmente, um dos melhores e mais fáceis-, as coisas que você pode comer para ajudar a desintoxicar o fígado é frutas, como maçãs.

14. Impulsiona o seu sistema imunológico

Maçãs vermelhas contêm um antioxidante chamado quercetina.

Estudos recentes descobriram que a quercetina pode ajudar a impulsionar e fortalecer o seu sistema imunológico, especialmente quando você está estressado.

15. Previne a catarata

Embora estudos anteriores tenham sido divididos sobre a questão, os recentes estudos de longo prazo sugerem que as pessoas que têm uma dieta rica em frutas que contêm antioxidantes, como maçãs, tem de 10% a 15% menos probabilidade de desenvolver catarata.

Veja no vídeo mais sobre os benefícios da maçã para saúde!

Tabela Nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Maçã
Malus domestica

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 52 Kcal 2,5%
Carboidratos 13,81 g 11%
Proteínas 0,26 g 0,5%
Gorduras totais 0,17 g 0,5%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,40 g 6%
Vitaminas
Folatos 3 μg 1%
Niacina 0,091 mg 1%
Ácido pantotênico 0,061 mg 1%
Piridoxina 0,041 mg 3%
Riboflavina 0,026 mg 2%
Tiamina 0,017 mg 1%
Vitamina A 54 IU 2%
Vitamina C 4,6 mg 8%
Vitamina E 0,18 mg 1%
Vitamina K 2,2 µg 2%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 107 mg 2%
Minerais
Cálcio 6 mg 0,6%
Ferro 0,12 mg 1%
Magnésio 5 mg 1%
Fósforo 11 mg 2%
Zinco 0,04 mg 0%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 27 μg
Cripto-xantina-β 11 μg
Luteína-zeaxantina 29 μg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

  1. Health Line (em inglês);
  2. Live Science (em inglês);
  3. Medical News Today (em inglês);
  4. USDA National Nutrient (em inglês).
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Groselha
19 de maio de 2014

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