macadâmia é uma arma poderosa contra o colesterol

A macadâmia é um tipo de noz doce e bastante saborosa é uma das lindas nuts comestíveis com importantes nutrientes que beneficiam a saúde.

Ela é nativa das florestas tropicais ricas em minerais como o nordeste da Austrália, Ilhas Havaianas, Américas do Norte, Brasil e África do Sul.

A macadâmia atinge cerca de 15 metros de altura. Em geral, atinge maturidade e começa a produzir frutos ao redor do sétimo ano de plantação.

Cada fruta possui cerca de 2cm de diâmetro. Tem uma casca envolvente em torno do único grão. No interior, uma semente comestível branca apresenta uma superfície suave e manteiga e gosto doce.

macadâmia

Benefícios da macadâmia para a saúde

Macadâmia são uma rica fonte de energia: 100 g de nozes fornecem cerca de 718 caloria. Esse é um dos valores caloríficos mais altos para as sementes e grãos.

 

Ela guarda muitos nutrientes, minerais, antioxidantes e vitaminas que são benéficos para a saúde e essenciais para o bem-estar.

 

A macadâmia não tem colesteróis e fornece 23% dos níveis diários recomendados de fibra dietética . Além disso, ela é uma excelente fonte de fitosteróis, como o ß-sitosterol.

 

Não contém glúten

A macadâmia é livre de proteína de glúten, ela é um dos ingredientes populares preferidos nas preparações de fórmula de alimentos sem glúten.

Essas preparações de fórmula são uma alternativa saudável em pacientes com alergia ao glúten de trigo e doença celíaca. .

 

Reduz o colesterol

As nozes são uma fonte rica de gordurosos monoinsaturados (MUFA) como ácido oleico (18: 1) e ácidos palmitoleicos (16: 1).

Estudos sugerem que as gorduras de MUF na dieta ajudam a reduzir o colesterol total e LDL (ruim) e a aumentar os níveis de colesterol HDL (bom) no sangue.

A dieta mediterrânea, que é rica em fibras, gorduras MUF e antioxidantes, trabalha favoravelmente na manutenção de um perfil lipídico sanguíneo saudável e, portanto, oferece proteção contra a doença arterial coronariana e derrame cerebral.

 

Excelente fonte de minerais

As macadâmias são uma excelente fonte de minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. 100 g de porca fornecem 3,6 μg de selênio .

O selênio é um elemento traço cardio-protetor e um cofator antioxidante essencial para a enzima glutationa peroxidase .

 

Rica em vitaminas 

Além disso, as nozes também são ricas em muitas vitaminas do complexo B importantes que são vitais para as funções metabólicas. 100 g de nozes fornecem 15% de niacina, 21% de piridoxina (vitamina B-6), 100% de tiamina e 12% de riboflavina.

 

Elas contêm pequenas quantidades de vitamina A e vitamina E.

Estas vitaminas lipossolúveis são potentes antioxidantes e ajudam a proteger as membranas celulares e o dano do DNA causado por radicais prejudiciais ao oxigênio.

Em suma, as macadâmias doces e refrescantes fornecem minerais essenciais, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados amigáveis ​​para o coração.

Dicas de consumo

É possível encontrar macadâmia no mercado durante todo o ano.

O ideal é comprar a noz fresca, em vez de processada. Elas estão disponíveis em embalagens seladas a vácuo, bem como em recipientes de granel.

Procure os unidades que apresentam um tamanho saudável, compacto e uniforme e se sentem pesados. Elas devem estar sem rachaduras, cortes, mofo e manchas e livres de ranço.

Armazene nozes macadâmias em local fresco e seco, onde permanecerão frescas por vários meses.

Os grãos descascados, no entanto, devem ser colocados dentro de um recipiente hermético e mantidos na geladeira para evitar que eles fiquem ranciosos.

Exemplos de preparo

  • Consuma macadâmia por conta própria, colocando-os usando uma máquina de nozes. Eles também podem ser apreciadas assadas, salgadas ou adoçadas.
  • As nozes de macadâmia são crocantes, mas agradavelmente gostosas em sabor e apresentam aroma de noz.
  • A macadâmia combina facilmente com iguarias doces. As macadâmias assadas e esmagadas são muitas vezes espalhadas sobre saladas, sobremesas, doces etc.
  • Polvilhe chips e metades sobre sobremesas, particularmente sundaes e outras receitas baseadas em sorvete.
  • Elas são amplamente utilizados em produtos de confeitaria, como adição a biscoitos, doces e bolos.
  • A manteiga de macadâmia é sem glúten e rica em proteínas. Recomendada para pessoas sensíveis ao glúten no preparo de sanduíches, molhos para saladas etc.
  • O óleo de macadâmia possui certas semelhanças com o do azeite. Quando adicionado aos pratos, dá um sabor doce e delicioso a uma grande variedade de alimentos.
  • É amplamente aplicada para cozinhar e adicionar óleo nas preparações de muitas cozinhas.

Cuidados ao consumir

A alergia a macadâmia é uma ocorrência bastante rara e não tão comum como outras alergias de nozes como caju e pistache, mas, pode causar reações de hipersensibilidade em pessoas sensíveis a substâncias alimentares preparadas com elas.

O tipo ea gravidade dos sintomas podem variar de sintomas gastrointestinais como vômitos, diarréia, dor abdominal; e sintomas do tracto respiratório como inchaço dos lábios, dor na garganta, dificuldade respiratória e congestão no peito.

Portanto, precaução deve ser exercida naqueles com síndrome alérgica porca ao usar preparações alimentares que contenham produtos de nozes.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. USDA PDF (em inglês).
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