Folha de louro, da árvore do deus Sol, é especiaria valorosa desde os gregos e romanos

21 de outubro de 2018 6 minutos de leitura
folha de louro

Primeiramente, a folha de louro é uma poderosa erva originária da árvore de nome científico Laurus nobilis que vem da região da Ásia Menor, de onde se espalhou pelo Mediterrâneo e pelo resto do mundo. Nas lendas, Louro, descrita como a árvore do deus Sol. Para os Gregos e Romanos, ela simboliza sabedoria, paz e proteção.

Embora sejam essenciais na despensa da cozinha, muitas pessoas desconhecem as propriedades e os benefícios das folhas de louro. Vamos ver o que são e o que considerar.

Conheça mais a folha de louro

Antes de tudo, com o nome científico Laureus nobilis, o louro ou loureiro é um arbusto da família Lauraceae. Sua origem está na região do Mediterrâneo e, como já sabemos, as pessoas usavam tanto na culinária quanto como remédio tradicional.

Entre todas as variedades existentes, as mais comuns são a turca (com folhas de formato oval) e a californiana (com folhas mais longas e estreitas). Apesar disso, o gênero inclui mais de 25.000 espécies distribuídas em todo o mundo.

Seu uso como condimento na culinária é comum nos países da bacia do Mediterrâneo e na América. Ele é frequentemente adicionado a sopas, ensopados e caçarolas, seja de carne, peixe, legumes ou verduras.

A maneira mais comum de usar as folhas de louro é com as folhas secas. Entretanto, ele também pode ser encontrado em outras formas, como óleo essencial ou comprimidos. Graças à presença de ingredientes ativos como o eugenol e o cineol, suas propriedades mais conhecidas são as digestivas. Mas o interesse por essa planta se estendeu a outros usos e benefícios potenciais.

Benefícios da folha de louro para a saúde

A especiaria contém muitos compostos químicos importantes derivados de plantas, minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde.

Pode ter um impacto nos processos inflamatórios

As folhas de louro contêm eugenol. Esse composto tem efeitos anti-inflamatórios comprovados em animais, razão pela qual seu óleo essencial é frequentemente comercializado para essa finalidade, tradicionalmente usado para aliviar a inflamação local das articulações. 

Eles têm um efeito positivo sobre o sistema imunológico.

Estudos em animais comprovaram seu efeito sobre as respostas imunológicas em atividades fagocíticas. O caminho exato não é conhecido, mas a quantidade de compostos e nutrientes que eles contêm pode desempenhar um papel com a ingestão regular. 

Muito bom para combater as diabetes

Experimentos in vitro indicaram que os compostos da folha de louro têm atividade de aumento da insulina. Sendo assim, conforme relatado nos Annals of Medicine and Surgery, seu efeito sobre o metabolismo da glicose não se dá apenas por meio de seus efeitos hipoglicêmicos, mas também por seu papel no metabolismo lipídico, no status antioxidante e na função capilar. Entretanto, antes de tomar qualquer suplemento ou fonte mais concentrada de folha de louro, é aconselhável consultar um especialista.

Pode combater os radicais livres

Um artigo publicado na Molecules endossou as propriedades de eliminação de radicais livres das folhas de louro. Os radicais livres são um subproduto do metabolismo e têm sido associados ao envelhecimento e a vários problemas de saúde. Embora sua vida útil seja muito curta, eles podem danificar o DNA, causar mutações e outras complicações.

Contudo, doenças como asma, diabetes, aterosclerose, câncer, demência senil, doenças degenerativas dos olhos e outras têm sido diretamente associadas a elas. Portanto, a inclusão de folhas de louro em sua dieta ou o aproveitamento de seu óleo essencial pode ser muito benéfico para sua saúde.

Elas podem inibir ou neutralizar o crescimento de microrganismos.

Tradicionalmente, as propriedades das folhas de louro, bastante associadas a benefícios antifúngicos e antimicrobianos, tem efeito contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli, de acordo com um artigo publicado no Journal of Pathogen Research.

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Folha de louro (Laurus nobilis). 

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 313 Kcal 15.5%
Carboidratos 4.97 g 57%
Proteínas 7.61 g 13%
Gorduras totais 8.36 g 29%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 26.3 g 69%
Vitaminas Valor nutricional Recomendação diária
Folatos 180 mcg 45%
Niacina 2.005 mg 12.5%
Piridoxina 1.740 mg 133%
Riboflavina 0.421 mg 32%
Vitamina A 6185 IU 206%
Vitamina C 46.5 mg 77.5%
Electrolitos Valor nutricional Recomendação diária
Sódio 23 mg 1.5%
Potássio 529 mg 11%
Minerais Valor nutricional Recomendação diária 
Cálcio 834 mg 83%
Cobre 0.416 mg 46%
Ferro 43 mg 537%
Magnésio 120 mg 30%
Manganês 8.167 mg 355%
Fósforo 113 mg 16%
Selênio 2.8 mcg 5%
Zinco 3.70 mg 33%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Processamento da folha de louro

Antes de mais nada, o processamento e seleção das folhas de louro e essencial para comprar as melhores e mais saudáveis, confira como fazer:

Seleção e armazenamento

A colheita das folhas de louro acontecem lentamente longe da luz direta e secas da mesma forma para reter os óleos essenciais voláteis. Encontre elas em supermercados e mercearias. Armazene a folha de louro em um frasco ou recipiente hermético e mantenha-o longe da luz direta. As folhas não devem ser armazenadas por mais de um ano para não perder o sabor e suas propriedades.

Usos culinários

As folhas de louro verde-escuras brilhantes podem ser usadas frescas ou secas. Se você se deparar com folhas de louro na comida cozida, mantenha-as de lado antes de comer. Além de ser muito fortemente aromatizado, as folhas de louro são de textura semelhante ao couro e difíceis de mastigar e engolir.

Confira algumas formas de uso culinário: Folha de louro é um dos ingredientes no bouquet garni juntamente com tomilho, sálvia, aipo e manjericão. O tempero também é usado na preparação de caldo de corte. Lingote de corte é readymade preparação feita de água, sal, vinho branco, aromáticos vegetais (cebola e aipo) e aromatizado com bouquet garni e pimenta preta.

Você pode usar suas folhas para preparar um chá de ervas. Popular como tej patta, folha de louro seco sempre encontrou um lugar na caixa de especiarias da cozinha na Índia. Adicione elas para dar mais sabor ao arroz frito, biriyani, chutneys etc.

Além disso, também é um ingrediente essencial em muitos molhos clássicos, como molho de pão, molho de tomate e béchamel. Além disso, utilizados também para temperar pratos como frutos do mar, aves, carne e pratos vegetais. Sendo assim, uma opção para aromatizar pratos doces como sweetbreads e cremes. 

Cuidados ao consumir e para gestantes

Você deve retirar as folhas de louro da comida antes de servir, pois pode causar asfixia. Além disso, ela pode cortar a língua e ferir o trato digestivo. As mulheres grávidas e um grupo contraindicado para comê-las em excesso, pois os compostos químicos fazem mau ao feto.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês);
  2. Gernot-Katzer’s spice pages (em inglês).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.