Espinafre de videira – descubra 10 motivos para não faltar na sua mesa

Espinafre de videira ou basella é um dos vegetais de folha verde bastante popular e cultivado nos quintais e jardins.

A videira é nativa do sul da Ásia, provavelmente se originou nas regiões tropicais alimentadas com monções da costa de Malabar, Índia e Sri Lanka.

Espinafre de videira

O espinafre de videira é exuberante e muito nutritivo.

Por isso, selecionamos 10 motivos para você nunca mais deixar faltar na sua mesa:

  1. Fitonutrientes saudáveis

    Basella é um dos vegetais verdes de folhas versáteis e reverenciado em algumas culturas do Leste Asiático por seu perfil de fitonutrientes saudáveis.

  2. Vegetal de baixa caloria

    Além de nutritivas, 100 gramas de folhas cruas fornecem apenas 19 KCal.

  3. Contém pouca gordura

    O espinafre de videira tem pouca gordura, o que não impede de ser rico em nutrientes e ter a capacidade de saciar a fome.

  4. Retarda o envelhecimento

    As folhas frescas, particularmente de rubella de basella, são fontes ricas de vários anti oxidantes vitais de carotenóides, tais como ß-caroteno, luteína, zeaxantina.

    Juntos, esses compostos ajudam a atuar como eliminadores de proteção contra radicais livres derivados do oxigênio e as espécies reativas de oxigênio (ROS) que desempenham um papel de cura no envelhecimento e vários processos de doenças.

    Além disso, Basella contém 102 mg ou 102% dos níveis diários recomendados de vitamina C.

    A vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e eliminar radicais prejudiciais ao oxigênio.

  5. Reduz colesterol e previne problemas intestinais

    Suas folhas espessas e carnudas são uma excelente fonte de polissacarídeos não amiláceos, mucilagem.

    Além da fibra natural (forragem) que se encontra no caule e nas folhas, suas folhas mucilaginosas facilitam a digestão suave.

    A dieta de fibras traz uma redução na absorção de colesterol e ajuda a prevenir problemas intestinais.

  6. Previne contra câncer

    As folhas de espinafre da videira e o caule são fontes incrivelmente ricas de vitamina A.

    100 g de folhas frescas fornecem 8000 UI ou 267% da dose diária recomendada (RDA) desta vitamina.

    Vitamina-A necessária para manter membranas mucosas saudáveis ​​e pele e essencial para uma boa visão.

    O consumo de legumes naturais e frutas ricas em vitamina A e flavonóides foi pensado para oferecer proteção contra câncer de pulmão e cavidade oral.

  7. Reforça os glóbulos vermelhos

    O espinafre de videira é uma excelente fonte de ferro.

    100 g de folhas frescas contêm cerca de 1,20 mg ou 15% da ingestão diária de ferro.

    O ferro é um elemento traço essencial requerido pelo corpo humano para a produção de glóbulos vermelhos (RBC’s).

    Além disso, este elemento atua como um co-fator para a enzima oxidação-redução, citocromo oxidase, durante o metabolismo celular.

  8. Enriquece a produção e o crescimento de DNA

    Também contém boas quantidades de muitas vitaminas do complexo B, tais como folato, vitamina-B6 (piridoxina) e riboflavina.

    100 g de folhas frescas fornecem 140 μg ou 35% de folatos.

    Esta vitamina é um dos compostos essenciais para produção e crescimento de DNA.

    A deficiência de folato durante os estágios muito iniciais da gravidez pode resultar em defeitos do tubo neural no recém nascido.

    As mulheres no geral e especialmente as grávidas são, portanto, aconselhadas a incluir muitos vegetais frescos em sua dieta para ajudar a prevenir defeitos do tubo neural na prole.

  9. Ajuda no controle da frequências cardíaca e pressão arterial

    Além disso, as folhas de basella são boas fontes de minerais como o potássio (11% de RDA / 100 g), manganês (32% de RDA / 100 g), cálcio, magnésio e cobre.

    O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

    Manganês e cobre utilizados pelo corpo humano como cofator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

  10. Previne a osteoporose

    Semelhante aos espinafres, o consumo regular do espinafre de videira ajuda a prevenir a osteoporose (fraqueza dos ossos), a anemia ferropriva.

    Além disso, acredita-se que proteja o corpo de doenças cardiovasculares e cânceres do cólon.

Consumo do espinafre de videira

Agora que você sabe porque o espinafre não pode faltar na sua mesa, listamos algumas dicas de consumo:

 

  • Os verdes são misturados com outros vegetais populares para preparar “saag” na Índia e Bangladesh ( pui shaak ), com lentilhas ou frutos do mar adicionados.
  • Suas cabeças de flor e semente ( sementes de pui ) também são comestíveis e são usadas para preparar receitas com frutos do mar sazonais.
  • Nas partes da Índia, Malásia, Indonésia, China e Sri Lanka, suas folhas e caule são utilizados em diversas variações para preparar curry, ensopados, sopas etc. e comido com arroz, pão e macarrão.
  • Nas Filipinas, onde os verdes conhecidos como alugbati, estão sendo usados ​​para preparar batatas fritas deliciosas, com carne e vegetais.

Fontes

  1. Malabar spinach (em inglês).
  2. U.S. Department of Agriculture. (em inglês).

 

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