Durião: quais os benefícios de comer a fruta mais fedorenta do mundo?

23 de dezembro de 2017 5 minutos de leitura
Polpa de durião

O durião (às vezes também chamado de durian) é uma fruta nativa da Indonésia, Malásia e Brunei, encontrada em todo o Sudeste Asiático, sendo muito popular em Cingapura, Tailândia e Malásia. Seu nome deriva da palavra “duri”, que em malaio significa “espinhos” e se refere à sua casca pontiaguda.

Muitas pessoas relutam em comer durião por causa do mau cheiro que exala. Entretanto, é uma fruta de sabor doce com propriedades nutricionais benéficas. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa fruta.

Conheça mais o durião

Primeiramente, o durião é uma fruta tropical saborosa e macia, muito popular no sudeste asiático e conhecida por sua única fragrância forte. Seu forte odor é a razão por ser amplamente reconhecido como o “Rei das Frutas” em muitos países.

O durião exótico é nativo do Brunei, da Indonésia e das florestas tropicais da Malásia. Existem mais de 30 espécies conhecidas de durião, apenas 9 delas foram identificadas para a produção de frutas comestíveis e apenas 1 está disponível no mercado internacional.

A árvore de durião pode crescer até 50 metros de altura e começa a ter frutos após quatro ou cinco anos após a plantação. O durião é facilmente identificado por ter um tamanho grande (próximo ao de uma jaca, ou seja, uns 30cm de altura e uns 15cm de diâmetro) e a casca coberta de espinhos.

Pesa cerca de 4Kg, a cor da casca é verde com castanho, e sua polpa apresenta lâmpadas de cor creme de amarelo a açafrão dependendo da espécie. A polpa do durião pode ser consumida em vários estágios de amadurecimento e é utilizada como agente aromatizante em uma grande variedade de preparações culinárias e doces nas cozinhas do sudeste asiático.

Benefícios do durião para a sua saúde

A seguir, discutiremos os principais benefícios do durião para a saúde e a opinião científica sobre o assunto.

Ajudaria a controlar a pressão arterial

O durião tem uma concentração significativa de potássio. Esse mineral é capaz de modular a pressão arterial, exercendo um efeito oposto ao do sódio.

Fato comprovado por um estudo publicado no International Journal of Cardiology. Portanto, o consumo regular da fruta pode ter um efeito positivo na saúde cardiovascular. Deve-se lembrar que a hipertensão é um fator de risco para eventos graves, como infarto do miocárdio e derrame.

Controla a inflamação

Entre os lipídios contidos no durian está a presença de ácidos graxos ômega-3. Foi demonstrado que esse tipo de gordura saturada modula os níveis de inflamação no corpo, o que tem um efeito positivo na saúde geral.

Deve-se ter em mente que a inflamação é um mecanismo subjacente a muitas patologias complexas. Portanto, equilibrá-la e cortar as cascatas que se retroalimentam entre as células é uma vantagem quando se trata de reduzir a incidência de doenças crônicas e degenerativas.

Pode reduzir os níveis de estresse

Embora o durião não seja conhecido por seu conteúdo proteico, ele contém um aminoácido importante: o triptofano. Há evidências de que a ingestão adequada desse nutriente ajuda a modular os níveis de estresse, promovendo assim uma melhor noite de descanso e sono.

Sendo assim, combine o aminoácido com a melatonina em suplementos para ajudar a corrigir distúrbios do sono. Esses suplementos estão disponíveis comercialmente e, em alguns países, estão disponíveis em comprimidos de venda livre.

Processamento do durião

Antes de mais nada, a parte comestível do durião é a polpa. Consumido fresco, pois é um alimento muito perecível que estraga facilmente. De fato, recomenda-se que seja consumida durante a semana após a queda da árvore.

Também é possível encontrar receitas orientais que usam o durião como ingrediente principal. Costumam ferver a polpa da fruta junto com uma dose de açúcar ou coco para fazer um doce típico. Dessa forma, pode ser possível conservar o alimento em calda.

Escolha e armazenamento

O durião é uma fruta nativa do Sudeste Asiático vendida em mercados em todo o mundo. As pessoas têm diferenças nas preferências em relação ao amadurecimento, enquanto alguns gostam de durião ligeiramente amadurecidos e azuis, outros podem preferir apreciar macio e amadurecer.

Geralmente, frutas maduras que caem da árvore são recolhidas e vendidas nos mercados. Para escolher a melhor fruta, opte por um durião com haste firme. Fora do seu habitat natural, o durião é uma das frutas caras. Algumas de suas variedades, como D24 (Sultan), estão em alta demanda e, portanto, podem exigir um preço maior. A fruta também pode estar armazenada dentro da geladeira por alguns dias. 

Dicas para consumo

No seu exterior, o durião tem espigões afiados capazes de infligir cortes; portanto, deve-se ter cuidado ao lidar com isso. Corte o fruto longitudinalmente da mesma forma que você faz com jacas para expor a polpa amarela cremosa subjacente. Corte a polpa para remover as sementes.

O durião (amarelo e vermelho-aromatizado) é tradicionalmente usado para preparar um condimento de pasta fermentada (tempoyak) na Malásia e na Indonésia. O durião fermentado também serve para preparar o curry tempoyak de peixe feito de bagre de água doce e pasta de durian fermentada (gulai tempoyak ikan patin).

Aviso de segurança

Ademais, deve-se observar que o durião é uma fruta que pode interagir com o álcool, com alguns antibióticos ou com outros tipos de medicamentos. Não use se você estiver em tratamento com medicamentos que regulam a pressão arterial. No caso de estar em um regime farmacológico, é essencial consultar um especialista antes de introduzir o produto na dieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.