Coco: todas as suas propriedades e benefícios para a saúde
Antes de mais nada, essa fruta exótica e aromática tem muitos fãs que não hesitam em incluí-la regularmente em sua dieta. Para eles, e para aqueles que não são tão fãs, vamos descobrir mais sobre os possíveis benefícios do coco.
Seus principais pontos fortes incluem o fornecimento de determinados nutrientes, como selênio, ferro, fibras e ácidos graxos de cadeia média, o que o torna uma opção saudável para qualquer hora do dia.
Sua inclusão moderada em uma dieta saudável não mostrou nenhum efeito negativo até o momento e, por outro lado, pode reforçar alguns aspectos de uma dieta saudável. Saiba mais abaixo.
Conheça mais o coco
O coco é um fruto que atende pelo nome cientifico de Cocos nucifera L. é originário do coqueiro que se trata de uma planta da família das palmeiras e que é a única espécie conhecida no gênero Cocos.
Sobre a história das origens dessa planta são muito variáveis e passíveis de controvérsia, uma vez que alguns acreditam que se trata de uma planta oriunda de penínsulas do sudeste asiático, enquanto que outros acreditam que seja originário da América do Sul.
No entanto, o que se sabe é que a planta apresenta uma excelente capacidade de reprodução e adaptação ao solo, sendo muito bem aceita em locais de terras mais quentes e arenosas e que facilmente se espalhou por meio das linhas costeiras tropicais.
No Brasil, essas plantas foram introduzidas a partir de 1553, sendo trazidas pelos portugueses que vinham de Cabo Verde, sendo logo muito desenvolvida por aqui e utilizada na composição de muitos pratos.
Benefícios do fruto de coco para saúde!
A polpa e a água do coco, que têm propriedades hidratantes, podem ser consumidas a partir do coco. Há uma variedade de produtos farmacêuticos à base dessa fruta.
Auxílio digestivo
Primeiramente, incluir o coco na dieta é uma das maneiras de aumentar a ingestão de fibras e melhorar alguns aspectos relacionados à saúde digestiva. Conforme indicado pela Mayo Clinic, a ingestão suficiente deste composto tem os seguintes efeitos no organismo.
Aumenta o tamanho das fezes e suaviza sua consistência. Como resultado, elas passam mais facilmente pelo trato intestinal e podem prevenir e melhorar a constipação. Melhora a saúde do intestino e do cólon e também ajuda a reduzir o risco de divertículos e hemorróidas.
Contribuição energética
Apesar de ser uma fruta e conter uma grande quantidade de água, o coco é um alimento que pode ser considerado uma boa fonte de energia devido à sua ingestão calórica média.
Nesse sentido, essa sopa pode ser de especial ajuda para crianças e adolescentes em idade de crescimento, esportistas ou pessoas com notável atividade física e intelectual. Para isso, ela pode ser consumida logo pela manhã, como lanche ou após a atividade.
Ele também contém um tipo de ácidos graxos chamado ácidos graxos de cadeia média. Esses ácidos graxos podem servir como fonte de energia para atletas profissionais quando eles estão sob cargas pesadas de exercício. Essa é a conclusão a que chegaram os autores de um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition.
Capacidade antioxidante
De acordo com uma publicação no International Journal of Food Properties, o coco contém certos compostos fenólicos, bem como os minerais zinco e selênio, que exercem atividade antioxidante no organismo, trazendo saúde ao corpo humano.
De acordo com dados do National Center for Complementary and Integrative Health (Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa), dietas que incluem uma ampla variedade de frutas e vegetais fontes de antioxidantes. Consideradas saudáveis e associadas a uma menor incidência de determinadas doenças.
É importante observar que os possíveis efeitos protetores estão associados à ingestão de frutas e vegetais. Entretanto, no momento, o mesmo não pode ser dito sobre o uso de suplementos antioxidantes. Uma das possíveis razões sugeridas pelos autores é o fato de os alimentos conterem outros nutrientes positivos para a saúde.
Controle da pressão arterial
Outro dos benefícios que o coco pode proporcionar está relacionado à presença de potássio em sua composição. Conforme indicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas podem reduzir a pressão alta com a ingestão adequada desse mineral.
Ao melhorar esse marcador, reduz-se também o risco de doenças cardíacas e derrames, já que a hipertensão é considerada um fator intimamente relacionado a essas condições. Sendo assim, quem tem pressão alta deve acompanhar a presença de potássio na dieta reduzindo o consumo de alimentos que contenham sódio.
Efeito hidratante
Assim como, quando a fruta não está totalmente madura, é possível extrair a água de coco de seu interior. Com base nos dados de composição nutricional do Departamento de Agricultura dos EUA, é um líquido de baixa caloria que também contém potássio, sódio e manganês.
Nos últimos anos, houve um boom em seu consumo e a oferta nos supermercados aumentou. Muitos benefícios à saúde foram mencionados, mas até agora poucos foram comprovados.
Conforme aponta o Dr. Zeratsky da Mayo Clinic, é possível introduzir a água de coco com moderação como substituta dos refrigerantes mais comuns, desde que não contenha açúcares adicionados. Entretanto, embora tenha propriedades hidratantes, não é uma alternativa melhor do que a água.
Processamento do coco
Ademais, para saber se um coco está em boas condições, basta sacudi-lo. Se for possível ouvir a água ao sacudi-lo, ele está fresco. Ao abrir o coco, é melhor retirar a água ao fazer um furo em um dos três olhos com uma faca afiada.
Para extrair a polpa, quebre o coco com um martelo ou envolva-o em um pano e jogue-o no chão. Para conservar a polpa, coloque-a em um recipiente com água e guarde-a na geladeira. A conservação da água de coco pode durar até três dias se você trocar a água diariamente.
Ao comprar água de coco pronta para beber, tome algumas precauções. Nem todas as águas de coco disponíveis no mercado são igualmente puras. De fato, a água de coco pura, à qual se pode atribuir benefícios à saúde, é aquela que é recém-extraída da fruta ou adequadamente embalada, sem aditivos.
Muitos produtos comercializados como tal geralmente têm ácido ascórbico (vitamina C) adicionado como conservante e até mesmo adoçantes e outros aditivos. A água de coco de concentrados também não é água de coco genuína.
Você pode usar a polpa para preparar receitas originais. Incluindo a polpa como ingrediente principal em um primeiro prato, incorporá-la a smoothies nutritivos e saudáveis e, é claro, usá-la para dar um toque exótico a sobremesas de todos os tipos.
Dicas de consumo
Óleo: adequado para frituras devido à sua estabilidade. Seu alto preço faz com que seja aconselhável usá-lo em preparações que exigem uma pequena quantidade. Geralmente está em um estado sólido, derretendo quando aquecido.
Farinha: além de ser usada em panificação, pode ser misturada a mueslis, iogurtes ou milkshakes. Proporciona um delicado aroma de coco, além de uma dose extra de fibras, ácidos graxos valiosos e proteínas.
Manteiga: um excelente substituto para a manteiga, especialmente quando usada com ingredientes doces. Ela também pode enriquecer smoothies e mueslis, ou dar sabor a uma grande variedade de receitas. Não recomendamos usar a polpa para fritar, pois a fibra dela queima.
Leite: perfeito para fazer smoothies de frutas e dar um toque exótico a molhos, doces e sopas.
amigos eu como um coco em tres dias e me sinto otimo, e faço caminhada de 2km e corrida 6km tres vezes por semana.
amigos eu como um coco em tres dias e me sinto otimo, e faço caminhada de 2km e corrida 6km tres vezes por semana.