castânea é deliciosa, nutritiva, sem glúten e tudo de bom. Saiba mais.

A castânea é um tipo de noz comestível doce, rica em sabor e nutrientes. Ela é muito popular no hemisfério norte.

No interior, a amêndoa doce e amilácea caracteriza a pele branca cremosa, marrom.

As castâneas são nativas das florestas montanhosas da China, Japão, Europa e América do Norte.

castânea

 

Benefícios da castânea para a saúde

Baixa caloria

As castâneas, ao contrário de outras nozes e sementes, são relativamente baixas em calorias e gorduras.

No entanto, são fontes ricas de minerais, vitaminas e fitonutrientes que beneficiam imensamente a saúde.

 

Rica em amido

Outra característica única das castâneas é que elas compõem principalmente o amido (carboidratos) em contraste com outros tipos de sementes e nozes que são bastante altas em calorias, proteínas e gorduras.

A composição nutricional das castâneas é, portanto, comparável à de outros alimentos agrotóxicos, como batata doce, milho doce, batata e banana.

No entanto, eles ainda são boas fontes de minerais, vitaminas e algumas proteínas de boa qualidade que cereais e tubérculos.

 

Fonte de fibra dietética

São uma excelente fonte de fibra dietética: fornecem 8,1 g (cerca de 21% de RDI) por 100 g.

A dieta de fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, limitando a absorção excessiva de colesterol nos intestinos.

 

Fonte de vitamina C

A castânea se destacam de outras nozes comestíveis para o seu perfil nutricional distintivo.

Ela é excepcionalmente rica em vitamina C: 100 g de nozes fornecem 43 mg de vitamina C (72% de DRI).

Vitamina C é necessária para a formação da matriz nos dentes, ossos e vasos sanguíneos. Sendo um forte antioxidante, oferece proteção contra radicais livres nocivos.

 

Rica em folatos

Mais uma vez, as castâneas são ricas em folatos semelhantes aos vegetais de folhas verdes, que é uma característica bastante rara, mas única, para nozes e sementes. 100 g de porca fornecem 62 μg de folatos (ou 15,5%).

O ácido fólico é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e síntese de DNA. O consumo adequado de alimentos ricos em folatos durante o período de peri-concepção ajuda a prevenir defeitos do tubo neural no recém-nascido.

 

Ótima fonte de ácidos graxos

Como nozes verdadeiras, as castâneas também são uma fonte rica de ácidos graxos mono-insaturados como ácido oleico (18: 1) e ácidos palmitoleicos (16: 1).

Estudos sugerem que as gorduras monoinsaturadas (MUFs) na dieta ajudam a diminuir o total, bem como o LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue.

A dieta mediterrânea, rica em fibras alimentares, MUFs, ácidos graxos ômega e antioxidantes, ajuda a prevenir a doença arterial coronariana e derrames cardíacos, favorecendo o perfil lipídico sanguíneo saudável.

Fonte de minerais

 

As nozes são uma excelente fonte de minerais, como ferro, cálcio, magnésio, manganês, fósforo e zinco, além de fornecer uma quantidade muito boa de potássio (518 mg / 100 g).

O potássio contesta a ação hipertensiva do sódio, reduz a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

O ferro ajuda a prevenir a anemia microcítica .

O magnésio eo fósforo são componentes essenciais do metabolismo ósseo.

 

Fonte de vitaminas do complexo B

Além disso, as castâneas também são ricas em muitos grupos importantes de complexos B de vitaminas. 100 g de nozes fornecem 11% de niacina, 29% de piridoxina (vitamina B-6), 100% de tiamina e 12% de riboflavina.

 

Não contém glúten

A castânea, assim como avelãs e amêndoas etc. é um alimento sem glúten.

Além disso, pelo mesmo motivo, eles são um dos ingredientes populares na preparação de fórmulas alimentares sem glúten destinadas a serem utilizadas em pacientes com alergia ao trigo, alergia ao trigo e celíaca.

 

Dicas de consumo

Escolha castânea de tamanho grande e fresco. Uma vez que ela é rica em amido e menos gorduras do que a maioria das nozes, ela tende a estragar bastante rápido se exposta ao ar e condições excessivas de umidade.

As castâneas devem ser tratadas mais como vegetais e frutas do que nozes quando se trata de armazenamento.

Exemplos de preparo

  • Desfrute-os crus, cozidos ou assados. Para assar, faça poucas e pequenas incisões sobre o lado da cúpula para evitar que se abaixem.
  • No Japão, o arroz de castanha cozinhado ( Kuri Gohan ) é um popular prato de outono.
  • Na Coréia, uma espécie de doce sobremesa conhecida como yaksik é preparada usando castânea, jujuba e pinhão misturados com arroz glutinoso para as celebrações do Ano Novo.
  • As castâneas são usadas como um dos ingredientes principais no enchimento de aves de capoeira, especialmente na Turquia de Ação de Graças.
  • A farinha de castânea também é procurada em muitas receitas da Toscana , como polenta, pão doce, biscoitos, bolos, sopas e sorvete.
  • A castânea também é usada ​​para fazer a manteiga de castanha.

Fontes

  1. USDA National Nutrient Database (em inglês).
  2. Stanford School of Medicine Cancer information Page- Nutrition to Reduce Cancer Risk (em inglês).
  3. University of Kentucky-college of agriculture (em inglês).
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