Benefícios do orégano: da culinária ao tratamento de doenças

Os benefícios do orégano vão além de ser usada como erva medicinal, o tempero também tem sido reconhecido como um dos alimentos funcionais e seus nutrientes tem atividades antioxidantes e previne de doenças.

Orégano é uma erva saborosa e comumente utilizada em todos os lugares do mundo.

O nome significa “alegria das montanhas”, em grego, e é nativa da região mediterrânea.

Orégano é particularmente utilizado amplamente na culinária grega e italiana.

Suas folhas têm um sabor aromático, quente e ligeiramente amargo característico.

A intensidade do tempero varia; no entanto, orégano é normalmente tem boa qualidade, podendo ser tão forte que quase adormece a língua.

Origem do Orégano

Botanicamente, o orégano pertence à família da menta (Lamiaceae), do gênero;

Origanum e é conhecido cientificamente como Origanum vulgare.

A planta é um arbusto pequeno, crescendo até 75 cm de altura com multi-ramificada, coberto com folhas ovais verde-acinzentada pequenos e pequenas flores brancas ou rosa.

Tipos do Orégano

Existem muitas variedades de orégano cultivado em toda a Europa.

Mas a influência do clima, estação, e do solo na composição dos óleos essenciais é maior do que a diferença entre várias espécies.

Origanum heracleoticum é uma outra variedade grega que está a ter característica forte cheiro e sabor.

Manjerona (Origanum majorana) é uma das espécies de perto relacionados de orégano.

Orégano mexicano (Lippia graveolens) é uma espécie diferente de Origanum mas relacionado à família verbena de ervas.

Ele é utilizado em lugar de orégão, em muitas regiões da América Central.

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Ótimos benefícios do orégano para a nossa saúde

1. Promoção da saúde

Orégano contém uma impressionante lista de compostos químicos derivados de plantas que são conhecidos por ter a doença prevenção e propriedades promotoras de saúde.

2. Fonte de Fibras

O orégano não contém colesterol, no entanto, é uma rica fonte de fibra dietética, no qual ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

3. Óleos essenciais

Orégano contém óleos essenciais  benéficos para saúde tais como o carvacrol, timol, limoneno, pineno, ocimeno e cariofileno.

As folhas e florescimento caule da planta são fortemente anti-séptico, anti-espasmódica carminative, cholagogue (ajuda a secreção da vesícula biliar), diaphoretic (produção de suor), expectorante, estimulante, e as propriedades levemente tônica.

Sua decoção é tomada por via oral para o tratamento de resfriados, gripes, febres leves, indigestão, problemas de estômago e condições de menstruação dolorosa.

4. Antifúngico e Antibacteriano

Timol é substância encontrada no óleo de orégano, mais conhecida por ter atividades, antifúngicos e antibacterianos.

5. Antioxidante

A erva é rica em flavonóides antioxidantes fenólicos (poli-vitamina A, carotenos, luteína, zea-xantina e criptoxantina).

Um dos benefícios do orégano é que a planta foi classificada como uma das fontes vegetais com maiores atividades antioxidantes.

Estes compostos ajudam atuam como sequestrantes de proteção contra os radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doença.

 

6. Trato intestinal

Os princípios ativos no orégano pode melhorar a mobilidade do intestino, além de aumentar o poder de digestão por facilitar a secreção de enzimas gastrointestinais copiosas.

7. Fonte de minerais

Esta admirável erva é uma excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio.

O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajuda a freqüência cardíaca de controle e pressão arterial causada pela alta concentração de sódio.

O manganês e coberto são utilizados pelo corpo como co-fatores para a enzima antioxidante, superóxido dismutase.

O ferro ajuda a prevenir a anemia.

Magnésio e cálcio são minerais importantes para o metabolismo ósseo.

8. Anti-inflamatório

Outro destaque dos benefícios do orégano é ser uma excelente fonte de  vitamina-C.

A vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

9. Alimento funcional

Orégano é um “alimento funcional.” Super comprovada Esta erva é uma das bases fundamentais da dieta mediterrânica saudável, além de azeite de oliva, peixes e muitas verduras, ervam e legumes.

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Veja no vídeo a receita com de hambúrguer vegetariano com Orégano

Tabela Nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Orégano
Origanum vulgare

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 265 Kcal 13%
Carboidratos 68,92 g 53%
Proteínas 9 g 16%
Gorduras totais 4,28 g 21%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 42,5 g 112%
Vitaminas
Folatos 237 µg 59%
Niacina 4,640 mg 29%
Ácido pantotênico 0,921 mg 17%
Piridoxina 1,044 mg 80%
Riboflavina 0,528 mg 40%
Tiamina 0,177 mg 15%
Vitamina A 1701 IU 57%
Vitamina C 2,3 mg 4%
Vitamina E 18,26 mg 121%
Vitamina K 621,7 µg 518%
Eletrólitos
Sódio 25 mg 1,5%
Potássio 1260 mg 27%
Minerais
Cálcio 1597 mg 160%
Ferro 0,633 mg 70%
Magnésio 36,80 mg 460%
Fósforo 270 mg 67,5%
Zinco 4,990 mg 203%
Fito-nutrientes 2,69 mg 24%
Β-Caroteno
Cripto-xantina-β 1007 µg
Luteína-zeaxantina 7 µg

Fontes

Chá vermelho, sabor que acalma, previne contra o cancer e muito mais
Chá de camomila, umas das mais fortes e tradicionais infusões medicinais
Cravo da índia, uma especiaria que faz seu prato especial e mais saudável
Sálvia: presente na cozinha e na medicina desde a Roma Antiga
Alecrim é uma erva multifacetada reconhecida por sua notável atuação na nossa saúde
Gengibre, a especiaria que emagrece, tira dores e nutre.

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