Saiba os benefícios do Morango em sua alimentação

Os benefícios do morango são diretamente proporcionais ao gosto do brasileiro por essa fruta.

O Morango está presente em sobremesas e até mesmo em pratos salgados.

Vamos conhecer mais sobre ele? Continue lendo esse artigo.

Como uma das frutas mais conhecidas e aplicadas em receitas de doces, o morango é uma das opções favoritas do cardápio brasileiro, muito influente nas refeições de muitas pessoas em vários lugares do mundo, além de trazer muitos benefícios para a saúde.

Seu doce sabor e sua essência deliciosa são a combinação perfeita para diferentes pratos e receitas.

O morango jardim, seu tipo mais conhecido, foi criado pela primeira vez na Bretanha, ao noroeste da França, em torno de 1750.

O fruto surgiu a partir do cruzamento de espécies variadas, a Fragaria virginiana e a Fragaria chiloensis, a primeira trazida da América do Norte e a segunda oriunda do Chile.

Sendo a sua diversidade também um dos benefícios do morango.

Existem doze principais espécies de morangos popularizadas pelo comércio mundial.

Entre as mais conhecidas, podemos apontar a Fragaria chiloensis, Fragaria daltoniana, Fragaria moschata, Fragaria vesca, Fragaria virginiana e Fragaria viridis.

Com alto potencial comercial, o morango tem plantações diversas e é amplamente vendida pelo mundo. Todas as espécies do morango giram em torno do gênero Fragaria.

O morango pertence à família Rosaceae, junto com outros frutos e legumes como a maçã, fazendo parte da subfamília Maloideae.

Cultivos do Morango

Cultivado em várias partes do mundo, o principal espaço de cultivo do morango atualmente é no continente europeu.

O cultivo morangueiro no Brasil se concentra em regiões frias e de média temperatura, como no Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e interior de Minas Gerais, além de Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.

Estrutura do Fruto de Morango

O fruto vermelho é constituído pelo receptáculo da flor original, contando com várias sementes visíveis no seu exterior, compondo o morango em toda sua dimensão.

Tecnicamente, a parte carnuda do fruto deriva do receptáculo que sustenta os ovários da flor.

Países de origem do Morango

O morango surgiu na França, se espalhando por vários países do continente europeu em sua produção inicial.

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7 Benefícios do Morango para saúde!

1. Baixas Calorias

Morango é pobre em calorias (32 kcal/100g) e gorduras, mas são ricos em  fontes de promoção da saúde fito-nutrientes minerais e vitaminas que são essenciais para uma ótima saúde.

2. Prevenção contra o câncer e envelhecimento

O fruto do morango têm quantidades significativamente elevadas de flavonoides fenólicas fito-químicos chamadas antocianinas e ácidos elágico.

Estudos científicos mostram que o consumo de bagas de palha pode ter benefícios de saúde potenciais contra o câncer, envelhecimento, inflamação e doenças neurológicas.

3. Antioxidante

Morango tem um valor ORAC (capacidade de absorção de oxigênio radical, uma medida de antioxidante força) de cerca de 3577μmol TE por 100 gramas.

4. Fonte de Vitamina C

Outro benefício do morango está na sua quantidade de vitamina C – 100 g proporcionar 58,8 mg ou cerca de 98% de RDI, que também é um poderoso antioxidante natural.

O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, inflamação balcão e varrer os radicais livres nocivos.

5. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Morango é rico em complexo B grupo de vitaminas.

Morango contém quantidades muito boas de vitamina B-6, niacina, riboflavina, ácido pantotênico e ácido fólico.

Essas vitaminas estão atuando como co-fatores ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.

6. Fonte de Vitaminas

Um dos benefícios do morango é conter vitamina A, vitamina E e promover a saúde. Ele também contém flavonoide poli antioxidantes fenólicos tais como a luteína, zea-xanthin, e betacaroteno em pequenas quantidades.

Estes compostos atuam como ajudar scavengers de proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio (ROS) que desempenham um papel em processos de envelhecimento e de várias doenças.

7. Fonte de Minerais

Além disso, morango contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, flúor manganês, ferro, cobre e iodo.

O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

O manganês é usado pelo corpo como um cofator para a enzima antioxidante superóxido dismutase.

O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos.

O flúor é um componente dos ossos e dentes e é importante para a prevenção de cáries dentárias.

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Veja mais no vídeo sobre os benefícios do morango para saúde!

Veja no vídeo mais sobre o cultivo do Morango orgânico!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Morango
(Fragaria X ananassa)

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 32 Kcal 1.5%
Carboidratos 7.7 g 6%
Proteínas 0.67 g 0.1%
Gorduras totais 0.30 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2.0 g 5%
Vitaminas
Folatos 32 Kcal 1.5%
Niacina 7.7 g 6%
Ácido pantotênico 0.67 g 0.1%
Riboflavina 0.30 g 1%
Tiamina 0 mg 0%
Vitamina A 2.0 g 5%
Vitamina C 32 Kcal 1.5%
Vitamina E 7.7 g 6%
Vitamina K 0.67 g 0.1%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 153 mg 3%
Minerais
Cálcio 16 mg 1.6%
Ferro 0.41 mg 5%
Magnésio 13 mg 3%
Manganês 0.386 mg 17%
Zinco 0.14 mg 1%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 16 mg 1.6%
Luteína-zeaxantina 0.41 mg 5%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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