7 Benefícios do Maracujá para Saúde. Conheça os poderes dessa fruta.

São muitos os benefícios do maracujá, além de agradavelmente doce e azedo, o fruto de maracujá ou granadilha é rico em nutrientes benéficos a saúde.

Botanicamente esse fruto exótico pertence à família de Passiflorácea, Gênero: Passiflora e Nome científico: Passiflora edulis.

Maracujá é nativo das regiões subtropicais e selvagens da América do Sul, tendo o Paraguai como pais de origem.

Pronto para conhecer um pouco mais sobre os benefícios do maracujá?

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A planta do maracujá é um ávido alpinista – videira, que cresce em qualquer lugar que que possa ficar preso através de tentáculos.

A planta passiflora requer solos bem drenados, férteis e boa umidade para florescer.

Ela cresce rapidamente e atinge cerca de 15-20 metros por ano, uma vez estabelecidas. Sua média de vida é de cerca de 5-7 anos.

Existem aproximadamente 50o tipos de cultivos do maracujá, no entanto, duas principais tipo roxo e frutos de maracujá amarelo são amplamente cultivados.

Durante cada temporada, a videira tem-esverdeado flores brancas perfumadas.

O maracujá apresenta rodada de forma oval, de 4 a 8 centímetros de diâmetro, tem uma casca dura como mangostão casca.

O peso médio é cerca de 35-50 g. No interior, o fruto de maracujá é composto por sacos membranosos que contêm luz de cor laranja, suco de polpa com inúmeras pequenas, duras, marrom-escuro ou preto, sementes sem caroço.

Maracujá amarelo é geralmente maior do que as variedades de púrpura, mas a polpa do fruto púrpura é menos ácido, com aroma e sabor mais rico, possuí também uma proporção mais elevada em sua polpa.

maracuja-beneficios

7 Benefícios do Maracujá para Saúde!

1. Antioxidante

Os benefícios do maracujá vão além de ser uma fruta deliciosa, ele é uma rica fonte de antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras. 100 g de fruta contêm cerca de 100 calorias.

2. Fonte de Fibras

A fruta do maracujá é uma boa fonte de fibra alimentar. 100 g de polpa de fruta contêm 10,4 g ou 27% de fibra.

A fibra do fruto ajuda a remover o colesterol do corpo.

A fibra dietética insolúvel, também age como um laxante de volume, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon, diminuindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas no cólon, bem como a ligação a substâncias cancerígenas no cólon.

3. Fonte de Vitamina C

Maracujá é bom em vitamina C, fornecendo cerca de 30 mg por 100 g.

Vitamina C – ácido ascórbico é um potente antioxidante solúvel em água.

O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra a gripe-como agentes infecciosos e varrer prejudiciais, pró-inflamatórias radicais livres.

4. Fonte de Vitamina A

O fruto de maracujá contém muito bons níveis de vitamina A – 1274 fornece cerca de UI por 100 g, e antioxidantes, tais como flavonoides β-caroteno e criptoxantina-β.

Pesquisas atuais sugerem que estes compostos têm propriedades antioxidantes, e junto com a vitamina A são essenciais para o bom olho vista.

5. Proteção contra câncer

A vitamina A é também necessária a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Consumo de frutas naturais ricos em vitamina A, e os flavonoides ajuda a proteger contra cancros do pulmão e da cavidade oral.

6. Rico em Potássio

Maracujá fresco é muito rico em potássio. 100 g de polpa de fruta tem cerca de 350 mg de potássio. O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, e ajuda a regular a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

7. Fonte de Minerais

Além disso, maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro cobre magnésio e fósforo, estão presentes em quantidades suficientes no fruto.

Veja mais no vídeo sobre os Benefícios do Maracujá para Saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Maracujá
Passiflora edulis

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 97 Kcal 5%
Carboidratos 23.38 g 18%
Proteínas 2.20 g 4%
Gorduras totais 0.70 g 3%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 10.40 g 27%
Vitaminas
Folatos 14 μg 3%
Niacina 1.500 mg 9%
Ácido pantotênico 0.100 mg 8%
Riboflavina 0.130 mg 10%
Tiamina 0.00 mg 0%
Vitamina A 1274 IU 43%
Vitamina C 30 mg 50%
Vitamina E 0.02 μg <1%
Vitamina K 0.7 mg 0.5%
Eletrólitos
Sódio 0 mg 0%
Potássio 348 mg 7%
Minerais
Cálcio 12 mg 1.2%
Cobre 0.086 mg 9.5%
Ferro 1.60 mg 20%
Magnésio 29 mg 7%
Fósforo 68 mg 10%
Selênio 0.6 µg 1%
Zinco 0.10 mg 1%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 743 µg
Cripto-xantina-β 41 µg
Licopeno 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

USDA National Nutrient Database (em inglês);

Nutrition and You (em inglês);

Health Line (em inglês).

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