Benefícios do figo já eram conhecidos desde tempos bíblicos.

Os benefícios do figo, – uma das frutas mais famosas no cardápio humano, e a primeira planta descrita na bíblia,-  superam seu sabor e trazem alto potencial nutritivo como referência na alimentação humana.

Como uma das frutas mais comercializadas pelo alto cultivo na Europa, o figo se popularizou pelo mundo e se tornou parte do cardápio de famílias por todo o mundo.

A história do fruto da figueira começou na Idade da Pedra.

A figueira foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem.

Espalhando-se pela Europa, foram comercializados para fora alguns séculos depois, tornando-se uma peça fundamental no cardápio de vários indivíduos pelo mundo.

Espécies do Figo

A Ficuscarica é a espécie mais conhecida, fruto da figueira-comum, considerando a ordem Rosales no gênero Ficus.

A família ao qual o figo pertence é a Moraceae, constituída por árvores que atingem em média oito metros de altura e carregam diversos espécies de figos.

O gênero da fruta é Ficus, classificando diversos frutos:

  • figueira-comum,
  • figueira-da-europa,
  • figueira-de-baco,
  • figueira-de-portugal,
  • figueira-do-reino e
  • figueira-mansa.

Estrutura do Fruto

O figo conta com a estrutura bem carnuda e suculenta, saborosa da primeira mordida até o final.

Com a coloração branco-amarelada até roxa, a fruta é comestível e altamente energética, considerando seu alto potencial de açúcar.

A figueira-comum conta com ramos muito sensíveis, que possuem folhas recortadas.

Suas flores se desenvolvem no interior da planta, quando ainda são inflorescências, influenciando na fertilização quando saem.

Países de origem do Figo

A figueira e consequentemente o figo são originários da região do Mediterrâneo, contando com províncias turcas em sua relação de origem.

Cultivos do Figo

Na Europa, o cultivo do fruto de figo leva caprifigos (figos da planta masculina, não-comercializados) à plantação de figueiras, para que as vespas presentes nele fertilizem os figos das plantas femininas.

Este processo de “reprodução” das plantas é designado como caprificação.

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Benefícios do Figo para Saúde

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Tabela nutritiva por 100 gramas do Fruto de Figo.

1. Baixa Caloria

Figo é baixo em calorias. 100 g de frutas frescas fornecem apenas 74 calorias.

No entanto, os figos contêm  benefícios através da fibra dietética solúvel, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes que contribuem imensamente para viver de uma forma saudável.

2. Fonte de Minerais

Figos secos são uma excelente fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes.

Na verdade, as frutas secas são fontes concentradas de energia. 100 g de figos secos fornecem 249 calorias.

Figo contém minerais de origem excelentes, como cálcio, cobre manganês, potássio, ferro, selênio e zinco.

100 g de figos contêm 640 mg de potássio, 162 mg de cálcio, 2,03 mg de ferro e 232 mg de potássio.

O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

O ferro é necessário para a formação de células vermelhas do sangue, bem como para a oxidação celular.

 

3. Fonte de vitaminas

Um dos benefícios do figo está em conter vitaminas do complexo B, tais como a niacina, piridoxina, folatos, e ácido pantoténico.

Essas vitaminas funcionam como co-fatores para o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

4. Antioxidante

Figos frescos, especialmente missão preto, são bons em poli-fenólicos flavonoides antioxidantes como carotenos, luteína, taninos, ácido clorogênico.

O seu valor antioxidante é comparável à de maçãs em 3200 g umol – 100.

Além disso, os frutos frescos contêm níveis adequados de algumas das vitaminas antioxidantes como a vitamina A, E, e K.

Em conjunto estes compostos químicos do figo ajudam a limpar o oxigênio prejudicial radicais livres derivados do corpo e, assim, proteger-nos de câncer, diabetes, doenças degenerativas e infecções.

5. Reduz açúcar no sangue

Além disso, estudos sugerem que o ácido clorogênico em estas bagas ajudar a reduzir níveis de açúcar no sangue e controle de glicose no sangue em níveis de diabetes mellitus tipo II – início adulto, condição.

 

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Figo para Saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Figo
Ficus carica

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 74 Kcal 4%
Carboidratos 19,18 g 15%
Proteínas 0,75 g 1,5%
Gorduras totais 0,30 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 2,9 g 7%
Vitaminas
Folatos 6 µg 1,5%
Niacina 0,400 mg 2,5%
Ácido pantotênico 0,300 mg 6%
Piridoxina 0,113 mg 9%
Riboflavina 0,050 mg 4%
Tiamina 0,060 5%
Vitamina A 142 IU 5%
Vitamina C 2 mg 3%
Vitamina E 0,11 mg 1%
Vitamina K 4,7 µg 4%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 232 mg 5%
Minerais
Cálcio 35 mg 3,5%
Ferro 0,070 mg 8%
Magnésio 0,37 mg 5%
Manganês 17 mg 4%
Fósforo 0,128 mg 5,5%
Selênio 0,2 µg <1%
Zinco 0,15 mg 1%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 85 µg
Cripto-xantina-β 9 µg
Luteína-zeaxantina 74 Kcal 4%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

 

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Groselha
19 de maio de 2014

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