Você já conhece os Benefícios do Coco para a sua saúde?

São muitos os benefícios e curiosidades do coco. A começar pela sua história das origens variáveis e controversas.

Isso porque  alguns acreditam que se trata de uma planta oriunda de penínsulas do sudeste asiático, enquanto que outros acreditam que seja originário da América do Sul.

No entanto, o que se sabe é que a planta apresenta uma excelente capacidade de reprodução e adaptação ao solo.

O coco é um fruto que atende pelo nome cientifico de Cocos nucifera L.

Ele é originário do coqueiro, uma planta da família das palmeiras e é a única espécie conhecida no gênero Cocos.

O coqueiro é  muito bem aceito em locais de terras mais quentes e arenosas e que facilmente se espalhou por meio das linhas costeiras tropicais.

No Brasil, essas plantas foram introduzidas a partir de 1553.

Elas foram trazidas pelos portugueses que vinham de Cabo Verde, sendo logo muito desenvolvidas por aqui e utilizada na composição de muitos pratos.

Composição do Coqueiro

O coqueiro é uma planta bastante imponente e que pode chegar aos 6 metros de altura.

Seu tronco é formado por fibras bem fortes e por folhas bastante compridas que ficam presas na copa e são trocadas constantemente por novas.

Biologicamente, é preciso analisar que o fruto do coqueiro, o coco, não se trata de um fruto, mas de um fruto seco simples que se classifica como drupa fibrosa, que forma a polpa do fruto.

Espécies e estrutura do Coco

O coco é um fruto que pode ser encontrado durante todo o ano e chega a pesar 1,2kg cada.

Sobre sua textura, ao retirar a casca que recobre o fruto quando seco é possível encontrar uma casca lisa, com uma polpa que vai de gelatinosa a seca, dependendo do grau de maturação do fruto.

Possui um sabor bastante suave e pode ser consumido fresco (polpa), desidratado ou água.

coco-beneficios

Benefícios da Fruto de Coco para Saúde!

1. Alimento completo

O coco é um fruto indispensável para a maioria das pessoas que vivem em lugares com clima tropical.

O fruto do coco é um alimento completo, rico em calorias, vitaminas e minerais.

Um coco de tamanho médio contêm cerca de 400 gramas de carne e água, fornecendo quase todos os minerais essenciais que o corpo precisa diariamente.

2. Rico em gorduras e proteínas

100 g núcleo consiste de 354 calorias.

Muito disso vem das gorduras e proteínas.

Embora, sua carne é desproporcionalmente elevada em gorduras saturadas em comparação com outras frutas comuns comestíveis, coco tem muitos compostos bioativos que são essenciais para saúde.

3. Colesterol

A saturada de ácido graxo importante no coco é o ácido láurico (1:12 ácido graxo de carbono).

Ácido láurico aumenta os níveis de colesterol HDL no sangue.

HDL é uma lipoproteína de alta densidade, o que tem efeitos benéficos sobre as artérias coronárias, impedindo o bloqueio do vaso – aterosclerose.

Medicina recomenda HDL elevado a níveis de colesterol total no sangue, pela mesma razão.

4. Metabolismo

A água de coco é uma bebida muito refrescante para combater a sede no verão tropical.

O suco é embalado com açúcar simples, eletrólitos, minerais e compostos bioativos, tais como citocinina, e as enzimas tais como a fosfatase ácida, catalase, desidrogenase, peroxidase, polimerases, etc.

Em conjunto, estes enzimas ajuda na digestão e metabolismo.

5. Emoliente

O óleo de coco extraída do fruto seco é um excelente agente emoliente.

O óleo é usado na culinária, para ajudar a nutrição cabelo, em farmácia e em medicamentos.

Pesquisas sugerem que citocininas (por exemplo, cinetina e trans-zeatina) em água de coco mostrou significativas antienvelhecimento, anticancerígenos, antitrombótica efeitos.

6. Fonte de minerais

O núcleo do coco é uma excelente fonte de minerais, tais como: cobre, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

7. Fonte de Vitaminas

Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, tais como folatos, riboflavina, niacina, tiamina, e piridoxina.

Essas vitaminas são essenciais no sentido de que o corpo exige-los de fontes externas para reabastecer.

8. Fonte de Potássio

Carne de coco e água contêm uma quantidade muito boa de potássio.

100 g de carne fresca contém 356 mg% ou 7,5% dos diários níveis exigidos de potássio.

Veja no vídeo como emagrecer com os Benefícios Óleo de Coco!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Coco
Cocus nucifera

Valor nutricional por 100 g.

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 354 kcal 18%
Carboidratos 15,23 g 12%
Proteína 3,3 g 6%
Gordura total 33,49 g 167%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 9 g 24%
Vitaminas
Folatos 26 µg 6,5%
Niacina 0,540 mg 3%
Ácido pantotênico 0,300 mg 6%
Piridoxina 0,054 mg 4%
Riboflavina 0,020 mg 1,5%
Tiamina 0,066 mg 5,5%
Vitamina C 3,3 mg 5,5%
Vitamina A 0 UI 0%
Vitamina E 0,24 mg 2%
Vitamina K 0,2 µg <1%
Eletrólitos
Sódio 20 mg 1%
Potássio 356 mg 7,5%
Minerais
Cálcio 14 mg 1,4%
Cobre 0,435 mg 48%
Ferro 2,43 mg 30%
Magnésio 32 mg 8%
Manganês 1.500 mg 65%
Fósforo 113 mg 16%
Selênio 10,1 µg 18%
Zinco 1,10 mg 10%
Fito-nutrientes
Caroteno-β 0 µg
Fitoesteróis 47 mg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

USDA National Nutrient Database (em inglês);
Nutrition and You (em inglês);
Health Line (em inglês).

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