Conheça 7 Benefícios do Caqui para sua saúde! | Forma Saudável

Conheça os benefícios do Caqui, fruto cultivado em muitos locais do mundo sendo sua origem remonta tempos muito antigos, na China.

Também conhecido como dióspiro, o caqui é o fruto de uma planta denominada por caquizeiro.

Trata-se de uma árvore da família Ebenaceae com o nome científico de Diospyros Kaki L. f..

A história desse fruto é bastante interessante e remonta tempos muito antigos, sendo originária da China e muito popular no Japão.

O fruto do Caqui é bastante popular e se apresenta em uma variedade de espécies.

As primeiras variedades a serem trazidas para o Brasil datam de 1916, trazidas por japoneses.

Composição do Caquizeiro

O pé de caqui costuma ser uma árvore não muito alta e com muitas ramificações de galhos finos.

Mas com boa resistência para segurar os frutos que pesam aproximadamente 100g cada.

A planta é bastante folhosa, com folhas bem escuras e de textura lisa e brilhante.

Dentre os benefícios do caqui esta a sua boa adaptação, podendo ser cultivado em diferentes tipos de solos.

O local mais propício para o cultivo do caqui é aquele com temperaturas mais baixas e frias, como os climas subtropical ou temperado.

No Brasil, os frutos são bastante cultivados na região sul e sudeste e podem ser encontradas algumas variedades bastante interessantes do caqui.

Espécies e estrutura do Caqui

Existem diferentes espécies de caqui ao redor do mundo.

Mas, as mais comuns para nós são o caqui doce, que apresenta casca vermelha quando maduro e polpa bastante macia e doce, sendo um fruto muito sensível.

Por ouro lado, a versão mais adaptada ao Brasil é a do caqui-chocolate.

Essa variedade possui um sabor adstringente e cor alaranjada.

Além disso conta com presença de riscas marrom em seu interior e uma textura bastante firme.

caqui-beneficios

7 Benefícios do Caqui para Saúde!

1. Fonte de Fibras

O fruto é moderadamente ricos em calorias (fornece 70 calorias / 100g).

Mas muito pobre em gorduras.

Sua textura suave carne é uma boa fonte de fibra dietética.

100 g de frutas frescas detém 3,6 g ou 9,5% da ingestão diária recomendada de fibras.

2. Prevenção contra câncer

Um dos benefícios do caqui é ser fonte de  flavonóides poli-fenólico anti-oxidantes.

Alguns deles são as catequinas e as gallocatechins.

Além disso, o caqui tem um composto anti-tumoral importante, o ácido betulínico.

As catequinas são conhecidas por ser anti-infecciosas, anti-infamatórias e anti-hemorrágicas.

3. Antioxidante

Outro destaque entre os benefícios do caqui é o fato de conter outros compostos antioxidantes como a vitamina A, o beta-caroteno, licopeno, luteína, zea-xantina e criptoxantina.

Juntas, essas funções compostos como catadores de proteção contra os radicais livres derivados de oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ROS) que o jogo um papel no envelhecimento e vários processos de doença.

4. Proteção para os olhos

Zea-xantina, um importante carotenóides na dieta, seletivamente absorvido pela macula lutea da retina nos olhos, onde é pensado para proporcionar antioxidante e funções de filtragem de luz de proteção.

Assim, ajuda a prevenir a “macular relacionada com a doença macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.

5. Vitamina C

Caquis também são uma boa fonte de vitamina-C.

Ela é  outro poderoso antioxidante. O caqui fornece 80% do DRI.

O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres, pró-inflamatórias prejudiciais.

6. Complexo B

O fruto é bom em muitos valiosas vitaminas do complexo B.

O caqui contém ácido fólico, piridoxina (vitamina B-6), tiamina etc.

Estas vitaminas atuam como co-fatores para várias funções enzimáticas metabólicas no organismo.

7. Minerais

Frutos de caqui são benéficos ​​também por conter quantidades de minerais como potássio, manganês (15% de DRI), cobre (12% de DRI), e fósforo.

O manganês é um co-fator para a enzima, superóxido dismutase, que é um potente captador de radicais livres.

O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais, incluindo citocromo c oxidase e superóxido dismutase (função de outros minerais, como co-factores para esta enzima são o manganês e zinco).

O cobre também é necessário para a produção de células vermelhas do sangue.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios do Caqui para Saúde!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Caqui
Diospyros Kaki L. f.

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 70 Kcal 3,5%
Carboidratos 18,59 g 14%
Proteínas 0,58 g 1%
Gorduras totais 0,19g 1%
Colesterol 0 g 0%
Fibra dietética 3,6 g 9,5%
Vitaminas
Folatos 7,6 mg 1,5%
Niacina 8 µg 2%
Ácido pantotênico 0,100 mg 1%
Piridoxina 0,100 mg 7,5%
Riboflavina 0,020 mg 1,5%
Tiamina 0,030 mg 2,5%
Vitamina A 7,5 mg 12,5%
Vitamina C 81 IU 3%
Vitamina E 0,73 mg 5%
Vitamina K 2,6 µg 2%
Eletrólitos
Sódio 1 mg 0%
Potássio 161 mg 2,5%
Minerais
Cálcio 8 mg 0,8%
Ferro 0,113 mg 12,5%
Magnésio 0,15 mg 2%
Manganês 9 mg 2%
Fósforo 0,355 mg 15%
Selênio 17 mg 4,5%
Zinco 0,11 mg 1%
Fito-nutrientes
Β-Caroteno 0 µg
Cripto-xantina-β 253 µg
Luteína-zeaxantina 1447 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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