Descubra os benefícios da Mandioca

Um dos grandes benefícios da Mandioca é justamente ser um tubérculo com sabor agradável, ela pertencente a família spurge – Euphorbiaceae, de origem sul-americana.

A origem da mandioca vem da América tropical é conhecido por vários nomes, como kayee mandioca, kasapean, tela pohong, tela Belada, madeira coxo, Pangala, e outros.

A raiz de mandioca é um alimento importante para nossa saúde e popular desde séculos em muitas partes da África, Ásia e os povos indígenas sul-americanos.

A mandioca assim como outras raízes tropicais e alimentos ricos em amido, como inhame, banana , batata, também é uma parte indispensável da dieta de carboidratos de milhões de habitantes que vivem nestas regiões.

No Brasil o tubérculo é chamado de  mandioca ou tapioca.

Nome científico: Manihot esculenta.

A planta e folhagem da mandioca é perene, cresce melhor sob tropicais úmidas, solos férteis e bem drenados. A planta do cultivo da mandioca chega cerca de 2 a 4 metros de altura.

De acordo com os campos de cultivo; as raízes são plantadas da mesma forma que as canas. Depois de cerca de 8 a 10 meses de plantio. As raízes ou tubérculos globulares longos,  irradiam a partir do tronco logo abaixo da superfície do solo até uma profundidade de 2 a 4 pés.

Cada tubérculo de mandioca pesa um a vários quilos, dependendo-se sobre o tipo de cultivar e apresentam cinza, marrom, arborizado pele áspera textura. Sua carne apresenta amido cor rica carne doce com sabor branco que devem ser consumidos apenas após o cozimento.

Entre muitos benefícios da mandioca, ela contém anti-oxidantes, prevenção de câncer, tratamento de tumores e aumentam o apetite.

As partes comuns consumidas nas mandiocas são as folhas e tubérculos.

Tubérculo de mandioca contêm calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B e C, e amido. Enquanto folha de mandioca, além de conter vitaminas A, B1 e C, também contém cálcio, calorias, fósforo, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e de ferro. Enquanto a pele haste contém taninos, enzima peroxidase, glikosa, cálcio e oxalato.

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6 Benefícios da Raiz de Mandioca para nossa Saúde!

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Tabela Nutricional da Mandioca

1. Poderoso Carboidrato

A mandioca tem quase o dobro das calorias da batata, praticamente mais calorias que todos os tubérculos ricos amidos. 100 g de raiz fornece 160 calorias.

Sua calorias vem principalmente de sacarose formando a maior parte dos açúcares em tubérculos, sendo responsável por mais de 69% dos açúcares totais. Amilose encontrada na mandioca é outra fonte de carboidratos, maior que 16-17%.

2. Baixa em gorduras

A mandioca é muito baixa em gorduras e proteínas do que nos cereais e leguminosas. No entanto, a raiz tem mais proteína do que o de outras fontes de alimentos tropicais, como inhame , batata , banana .

3. Sem glúten

Dentre os benefícios da mandioca como em outras raízes e tubérculos,  também é livre de glúten.

Amido sem glúten é usado em preparações alimentares especiais para pacientes com doença celíaca.

4. Fonte de proteínas dietéticas

Mandioca é uma boa fonte de proteínas dietéticas e vitamina K.

A vitamina K tem um papel potencial na construção de massa óssea, promovendo benefícios para os ossos.

Também foi estabelecido o papel no tratamento de doentes com doença de Alzheimer, limitando os danos neuronais no cérebro.

5. Vitaminas do Complexo B

A mandioca é uma fonte moderada de complexo B, que são vitaminas tais como folato, tiamina, piridoxina – vitamina B-6, riboflavina, e ácido pantoténico.

6. Fonte de Minerais

A raiz de mandioca é a principal fonte de alguns importantes minerais, como zinco, magnésio, cobre , ferro, manganês.

Além disso, ele tem quantidades adequadas de potássio – 271 mg por 100 g ou 6% de RDA.

O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Veja no vídeo mais sobre os Benefícios da Mandioca!

Aprenda a preparar um Nhoc de Mandioca no vídeo abaixo!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

Mandioca
Manihot esculenta (L.) Crantz

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Recomendação diária
Energia 160 Kcal 8%
Carboidratos 38.06 g 29%
Proteínas 1.36 g 2.5%
Gorduras totais 0.28 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra dietética 1.8 g 4%
Vitaminas
Folatos 27 µg 7%
Niacina 0.854 mg 5%
Ácido pantotênico 0.088 mg 7%
Piridoxina 0.048 mg 4%
Riboflavina 0.087 mg 7%
Tiamina 13 IU <1%
Vitamina A 20.6 mg 34%
Vitamina C 0.19 mg 1%
Vitamina E 1.9 µg 1.5%
Vitamina K 27 µg 7%
Eletrólitos
Sódio 14 mg 1%
Potássio 271 mg 6%
Minerais
Cálcio 16 mg 1.6%
Ferro 0.27 mg 3%
Magnésio 21 mg 5%
Manganês 0.383 mg 1.5%
Fósforo 27 µg 4%
Zinco 0.34 mg 3%

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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