Poderosos benefícios da endívia: prevenção contra câncer e mais

Endívia é um vegetal, que é comumente conhecido como escarola. Um vegetal rico e com o sabor levemente amargo. Conheça mais sobre os benefícios da endívia.

Endívia é nativa da região Ásia Menor.  O vegetal precisa de solos férteis bem drenados para florescer. Existem duas variedades principais existentes de cultivo da endívia: a crespa, que é “frisee, Cichorium endivia, var crispum’, com folhas estreitas, e a escarola lisa é “Cichorium endivia, var latifolia”, com folhas largas. Folhas da endívia tem a ponta das margens frisadas com hastes grossas, parecidas com o alface.

A endívia é um dos vegetais mais famosos no inverno Europeu. A parte que é utilizada na culinária tem a cor creme suave, com o formato de canoa medindo cerca de 10 a 12 centímetros.

Botanicamente o vegetal é uma planta folhosa,  herbácea e perene. Pertence da família: Asteraceae, do gênero Cichoriu. Sendo também relacionado com chicória, radicchio e endívia belga (endívias). Nome científico da Endívia: Cichorium endivia.

A endívia também muito conhecida pelos seus benefícios a saúde.  Contendo nutrientes ricos como a vitamina C, vitamina A dentre outros listados abaixo.

endivia-beneficios-vegetal

Confira os 4 principais benefícios da Endívia para a nossa saúde.

1. Baixa Caloria

A endívia é um vegetal folhoso com poucas calorias. 100 g de folhas frescas fornecem apenas 17 calorias, no entanto, que contribui com cerca de 8% da ingestão diária de “DRI” da fibra. Pesquisas atuais sugerem que o alto teor de fibra e inulina da endívia ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabetes e pacientes obesos.

2. Prevenção de Câncer

O vegetal é uma fonte rica em vitamina A e beta-caroteno. Ambos são conhecidos por conter propriedades anti-oxidantes. Os carotenos convertem a vitamina A no organismo. Além disso, a vitamina A é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Sendo também essencial para saúde dos olhos e uma boa visão. Portanto, o consumo de vegetais naturais e verduras ricas em vitamina A, ajudam a proteger o pulmão e ajuda na prevenção de câncer na cavidade oral.

3. Fonte de Vitaminas do Complexo B

Um dos benefícios da endívia está em sua quantidade de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3). Essas vitaminas são essências para nosso corpo, ajudam na absorção de fontes externas na reposição necessária de gordura, proteínas, e do metabolismo de carboidratos.

4. Fonte de Minerais

Além disso, o vegetal é também uma boa fonte de minerais como manganês, cobre, ferro, e potássio. O manganês é usado como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. potássio é um importante eletrólito intracelular, que ajudam a combater os efeitos hipertensores de sódio.

Veja abaixo como cortar uma Endívia!

Tabela nutricional

Veja a tabela abaixo para análise detalhada de nutrientes:

 

Endívia
Cichorium endivia

Valor nutricional por 100 g

Princípio Valor nutricional Porcentagem de RDA
Energia 17 kcal <1%
Carboidratos 3,35 g 2,5%
Proteína 1,25 g 2%
Gordura total 0,20 g 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra Alimentar 3,10 g 8%
Vitaminas
Folatos 142 µg 36%
Niacina 0,400 mg 2,5%
Ácido pantotênico 0,900 mg 18%
Piridoxina 0,020 mg 1,5%
Riboflavina 0,075 mg 6%
Tiamina 0,080 mg 7%
Vitamina A 2167 UI 72%
Vitamina C 6,5 mg 11%
Vitamina E 0,44 mg 3%
Vitamina K 231 µg 192%
Eletrólitos
Sódio 22 mg 1,5%
Potássio 314 mg 7%
Minerais
Cálcio 52 mg 5%
Cobre 0,099 mg 11%
Ferro 0,83 mg 10%
Magnésio 15 mg 4%
Manganês 0,420 mg 18%
Fósforo 28 mg 4%
Selênio 0,2 mcg <1%
Zinco 0,79 mg 7%
Fito-nutrientes
Caroteno-ß 1300 µg
Caroteno-α 0 µg
Criptoxantina-ß 0 µg
Luteína-zeaxantina 0 µg

Fonte: base de dados do USDA National Nutrient

Fontes

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